ELANs: Descobrindo a América Latina

Por Pedro Ribeiro

Img: Pedro Ribeiro

Representantes de várias entidades naturistas nacionais e internacionais estiveram presentes ao I Encontro Latino-Americano de Naturismo

A partir de 2007 a Federação Brasileira de Naturismo liderou um movimento internacional para implantar e desenvolver a filosofia e a prática do Naturismo nos outros países da América Latina, que tinham uma realidade prática muito incipiente ou até inexistente. A ideia surgiu durante a gestão de Elias Pereira, à frente da presidência da FBrN, durante o 30º Congresso Internacional de Naturismo, em Cartagena, na Esapnha, em 2006, mas foi colocada em prática na gestão seguinte, de André Herdy, na praia do pinho, em Santa Catarina. A partir de então diversos países foram convidados a sediar os eventos, para onde os naturistas latino-americanos, especialmente os brasileiros, se deslocavam tentando chegar a uma ideia comum e aplicável a todos naturistas dessa imensa região do planeta, com suas características e culturas peculiares e ricas.  Foram sete edições  até consolidar a ideia e realmente haver um documento assinado e dar "o pontapé inicial" para de fato termos uma instituição que agregasse todos os países: era criada a CLANUD. Historicamente em 2020 foi realizada a primeira edição do ELAN sob responsabilidade e organização da Confederação Latino-Americana de Nudismo.E, como não podia deixar de ser, foram momentos mágicos de confraternização, novos conhecimentos e descobertas de culturas e locais impares.

Acompanhe todos esses momentos mágicos recordando-se deles ou os lendo-os pela primeira vez, a partir desse momento no jornal OLHO NU. Mais um documento emocionante e muito aprazível, que comemora os vinte anos do jornal OLHO NU.  

1) Embora não tenha reunido muitos representantes oficiais de áreas naturistas de outros países latino-americanos, que era seu objetivo principal, o I Encontro Latino Americano de Naturismo, assim mesmo, contou com presenças de naturistas de várias partes do mundo, como Estados Unidos, Áustria, Espanha e França, além de Chile, México,Argentina e Uruguai e foi considerado um sucesso por seus idealizadores e organizadores.

A partir do dia 30 de março de 2007, foram 3 dias de muita paz e harmonia, com muito sol e estrelas (regra quebrada apenas no sábado para domingo, quando uma ventania trouxe muitas nuvens para o amanhecer, mas ainda com muito calor). E isso foi muito bom, pois além das roupas terem se tornado peças totalmente supérfluas em nossas magras malas, serviu para que a praia estivesse sempre cheia em todos os dias.

foto: La Manãna de Córdoba

A corrida nudista foi atração do 2º ELAN

I Encontro Latino-Americano de Naturismo: Foi plantada a semente 

Não deixe de ler as outras matérias relacionadas a este evento:

A praia do Pinho atual

NATEntrevistas

Discurso de abertura

Discurso do presidente do GoiasNAT

Personalidades e personagens

Img: Pedro Ribeiro

Famílias e crianças estiverem presentes no III ELAN na Colina do Sol

2) Foi na Argentina, mais precisamente em Córdoba, a realização do II Encontro Latino Americano de Naturismo, no mesmo ano de 2007, entre 30 de novembro e 2 de dezembro. Talvez por ter sido produzido com tão pouco espaçamento de tempo do primeiro, este acabou contando com ainda menos representantes de áreas naturistas do continente. No entanto, uma programação diversificada e de alto nível marcaram os que puderam comparecer. Florencia Brenner fez o relato do que ocorreu para o jornal OLHO NU, em seu idioma pátrio, que é o que está transcrito na íntegra em nosso site.

A cobertura deste evento foi feita por correspondente do jornal OLHO NU Tudo sobre o segundo Encontro Latino Americano de Naturismo

3) A belíssima Colina do Sol sediou a terceira edição do Encontro Latino Americano de Naturismo, em março de 2010. Centenas de pessoas oriundas dos mais diversos pontos do país, da América Latina e até da Europa, participaram do inesquecível evento. A abertura oficial ocorreu no dia 6 de março, tendo a presença prestigiosa de várias autoridades do estado do Rio Grande do Sul e do município de Taquara. O Objetivo do III ELAN foi o de trocar informações e experiências, bem como construir consensos quanto ao desenvolvimento do naturismo na América Latina, divulgar o Naturismo, conquistar novos adeptos e aprimorar as atuais relações e posturas naturistas.

Colina do Sol recebe naturistas latino-americanos - Página introdutória do evento.

Conheça a Colina do Sol

Os trabalhos e eventos oficiais

O III ELAN em fotos e fatos

O III ELAN no dia a dia

Img: Pedro Ribeiro

Marcelo Pacheco, Elias Pereira, José Tannús, João Rosés e René Rojas abriram oficialmente o IV ELAN

4) O Quarto Encontro Latino Americano de Naturismo, no Chile, em 2012, foi mais um encontro social do que de trabalho. Mas se o objetivo era o primeiro, foi sucesso total. A receptividade dos hermanos chilenos foi extraordinária. Mesmo com toda a precariedade, resultante da falta de apoio oficial em um país com grande influência católica, que tem grandes poderes na opinião pública, o presidente da associação chilena de naturismo René Rojas e sua equipe superaram as dificuldades com sua abnegação e simpatia. Foram três dias de um evento absolutamente fraternal, com seus problemas estruturais, mas que atraiu um grande número de participantes, principalmente brasileiros, que foram os principais protagonistas, por causa principalmente da expectativa que causou em todos pelo grande atraso por suas chegadas.

IV ELAN: O Encontro da fraternidade

IV ELAN: Os fatos em fotos

VI ELAN: resumo do dia a dia

Img: Carlos Gil

Dupla de cantoras alegrou ainda mais aúltima noite do V ELAN no Chile

5) Nos últimos dias do mês de março de 2014 o Uruguai recebeu os naturistas da América Latina para o V Encontro Latino Americano de Naturismo. A famosa praia naturista de Chihuahua, em Punta Del Este, foi a sede do evento. A hospedagem principal foi na pousada naturista"El Refugio" totalmente reservada para o encontro. O objetivo foi despertar também nos outros países americanos uma organização institucional que congregue os naturistas de cada região, desta forma fortalecendo nossa filosofia em todo o continente e tornando-a capaz de ter voz nos congressos internacionais da INF

V ELAN com recorde de participação

Resumo das discussões do V ELAN

Como queremos o Naturismo na América Latina?

Img: Pedro Ribeiro

Houve aula de ginástica coletiva durante o VI ELAN no México

6) Nos últimos dias de janeiro de 2016 o México sediou o Sexto Encontro Latino Americano em Zipolite, um povoado no litoral sudoeste do país. Embora seja inverno nesta época por lá, as temperaturas estiveram sempre acima dos 30 graus e com muito sol. Apesar de apenas estarem representados oficialmente dois países (Brasil e México) - culpa da crise econômica mundial- mais de 50 pessoas participaram dos eventos oficiais e centenas dos eventos abertos que ocorreram na praia. O Jornal Olho Nu esteve presente e, como sempre, fez uma cobertura impecável. Então tudo o que ocorreu por lá você vai ver nesta edição.

Encontro Latino Americano - a sexta edição

Festa folclórica finaliza o primeiro dia do 6º ELAN

O Sexto Encontro Latino Americano em fatos e fotos

Img: Pedro Ribeiro

Encenação teatral foi atração do VII ELAN, no Brasil

7) De 29 de março a 1 de abril de 2018, o Paraíso das Cascatas, em Santo Antonio do Descoberto, município próximo a Brasília foi a sede do VII Encontro Latino Americano de Naturismo que reuniu naturistas de todo território americano, de Norte a Sul, que teve objetivo de fortalecer as associações e as federações de todos esses países irmãos, através de reuniões, fórum de debates e tomadas de decisões. Foram 3 dias e 3 noites de muita confraternização e trabalho. Chance de ouvir e ser ouvido sobre como desenvolver o Naturismo nesta região do globo e no Brasil. Foi considerado por todos os participantes como impecável e muito proveitoso. Veja o resumo de tudo o que aconteceu e curta os vídeos feitos sobre os eventos.

VII ELAN e XII EBN começam com muitas homenagens

Ecos do VII ELAN e XII EBN

Img: JON

O ELAN em Quito, no Equador, foi o último até o momento. O próximo será na Colômbia

8) No primeiro final de semana de março de 2020 foi realizado na cidade de Quito, no Equador, o Oitavo Encontro Latino Americano de Naturismo, o primeiro produzido pela recém formada CLANUD - Confederação Latino-Americana de Nudismo. O VIII ELAN conseguiu reunir as principais lideranças do movimento naturista de toda América Latina. A importância deste evento se traduz pela possibilidade de despertar o Naturismo ainda incipiente na quase totalidade dos países dessa região do planeta. Foi apenas um final de semana, mas intenso e produtivo. Além disso, após o evento, o grupo naturista participou de eventos sociais naturistas e de passeios ao litoral do país para inaugurar simbolicamente uma praia naturista. O Jornal OLHO NU esteve lá fazendo a cobertura completa, no dia a dia.

O despertar do nudismo na América Latina

Equador: Naturismo e muito mais

(enviado em 01/02/21)


Você está acessando
Jornal OLHO NU - edição 242 - janeiro de 2021


Olho nu - Copyright© 2000 / 2021
Todos os direitos reservados.