') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°112 - março de 2010 - Ano X

Anuncie aqui

Os trabalhos e eventos oficiais

texto e imagens: Pedro Ribeiro*

A Abertura oficial do III ELAN contou com presença de autoridades constituídas e naturistas. Prestigiaram o evento Paulo Silva (de pé) representante do prefeito de Taquara e o deputado estadual Paulo Zühke (sentado)

A abertura oficial do III Encontro Latino-Americano de Naturismo ocorreu no dia 6 de março a partir das 9h 30 da manhã e teve a presença de várias autoridades do estado e do município: Paulo Silva, representante do Prefeito de Taquara. Paulo é frequentador da Colina e possui o título de sócio honorário. O deputado estadual Eduardo Zühke, representou o estado do Rio Grande do Sul, declarou que não se sente á vontade na prática do naturismo, mas elogiou a organização do grupo comparando-a à uma sociedade socialista. Também esteve presente o vereador Lauri Fillmann.

 

O Hino Nacional Brasileiro abriu oficialmente o evento e colocou todos os naturistas de pé e cantando.

Pelo Naturismo, discursaram o presidente da Colina do Sol, anfitriã do Encontro, Etacir Manske, que abriu a série mencionando a garra de René Rojas, por ter superado grandes infortúnios causados pelo recente terremoto no Chile e veio participar do evento. Elias Pereira, representante da INF para o desenvolvimento do Naturismo na América Latina. José Tannús, presidente da Federação Brasileira de Naturismo, em seu discurso enalteceu os valores familiares do naturismo. Néstor Omar Sanches, representante do naturismo argentino, apresentou rápidas incursões sobre a situação do movimento na Argentina, destacando a inauguração de nova praia, mas lamentando o fim de uma outra, La Escondida. Néstor é frequentador da Colina e já possui título de sócio há 11 anos. O último a discursar, René Rojas, representante do naturismo no Chile, destacou que conheceu o naturismo quando foi pela primeira vez à praia da Galheta em Florianópolis. E conheceu a Colina do Sol há 12 anos. Comentou que Playa Luna, a única naturista no Chile, organizada por ele, completou 10 anos de fundação.

 

Maria Luzia fez homenagem à mulher naturista pela passagem do Dia Internacional da Mulher

Após os discursos que se iniciaram depois da execução do hino nacional brasileiro, a mestre de cerimônias Glacy Machado convidou Maria Luzia de Almeida para fazer uma breve representação pela passagem do Dia Internacional da Mulher.

 

Finalmente os naturistas foram convidados por João Olavo para os fóruns de debates que ocorreram naquela mesma tarde a partir das 14 h 30, divididos em quatro grupos.

 

Durante a manhã, em meio aos discursos, ainda foi executado o Hino do Estado do Rio Grande do Sul e após o encerramento da abertura oficial todos foram convidados para degustar alguns vinhos da região.

O Objetivo do III ELAN foi o de trocar informações e experiências, bem como construir consensos quanto ao desenvolvimento do naturismo na América Latina. divulgar o Naturismo, conquistar novos adeptos e aprimorar as atuais relações e posturas naturistas.

Carlos Leite, que acaba de filiar sua empresa de turismo à FBrN, foi o relator de um dos quatro grupos de trabalho

Então a primeira tarde oficial do III Encontro Latino-Americano de Naturismo foi de trabalho para os participantes. O tema foi "Desenvolvimento do Naturismo na América Latina". Para desenvolver este tema e alcançar os objetivos propostos o grupo de naturistas foi dividido em quatro subgrupos, que ficaram responsáveis por um dos sub-temas: "Traço de união entre a civilização moderna e a natureza"; "Troca de experiências e informações"; "Aprimoramento cultural, educacional, emocional e espiritual dos naturistas" e "Sustentabilidade financeira dos locais naturistas". Após as discussões nos pequenos grupos, e após um coffee break onde forma servidos doces característicos da região, chimarrão e café, novamente o grande grupo foi reunido para elaborar o documento do evento que recebeu o nome de Carta da Colina do Sol.

Grupo de dança tradicional gaúcha se apresenta para os naturistas

Enquanto a reunião da tarde ocorria os jovens presentes ao encontro organizaram uma partida de vôlei e outra de futebol.

 

À noite, após o jantar um grupo de dança tradicional gaúcho fez apresentação no restaurante onde todos puderam dançar ao ritmo farroupilha. Mais tarde outro baile de congraçamento.

 

Pela manhã de domingo, a Federação Brasileira de Naturismo realizou mais uma assembleia geral ordinária, onde foi aprovada a Carta da Colina do Sol, com novas e reforçadas diretrizes para o naturismo brasileiro e da América Latina. Logo em seguida, o presidente José Tannus, convocou o grupo e abriu a Assembleia Geral Extraordinária que aprovou o novo Estatuto da Federação que se adequou ao novo Código Civil Brasileiro.

 

Pedro Ribeiro, ao centro, recebe homenagem da Colina do Sol.

A chuva que começou por volta do meio-dia não atrapalhou a confraternização ou amenizou os ânimos do participantes que forma desfrutar de um lauto churrasco preparado à moda gaúcha. No mesmo restaurante foram prestadas homenagens aos dirigentes presentes

 

A tarde, após o churrasco, foi de despedidas e muitos abraços com cada participante tomando novos rumos, saindo do local paradisíaco, ou voltando aos seus lugares de origem. Todos dizendo "até o próximo encontro".

 

Leia os outros tópicos, clicando sobre os títulos:

Colina do Sol recebe naturistas latino-americanos

A Colina do Sol

O III ELAN em fotos e fatos

O III ELAN no dia a dia

 

Leia também a matéria do jornal Paranhana on-line, da região de Taquara:

Os rumos do Naturismo discutidos na Colina do Sol

 

*pedroribeiro@jornalolhonu.com

 

(enviado em 8/03/10)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2010
Todos os direitos reservados.