') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°161 - Abril de 2013 - Ano XIV

Anuncie aqui

Resumo das discussões do V ELAN

por Infoapanna

 

Img: Carlos Gil

Florencia Brenner, autora desse artigo, em discurso no V ELAN,

 Entre 27 e 30 de março de 2014, se levou a cabo o Quinto Encontro Latinoamericano de Naturismo na Playa Chihuahua - Punta del Este – Uruguay organizado pela Associação Uruguaya de Naturismo (AUNNA) com a participação de representantes da Federação Naturista do Brasil (FBrN), e as Associações Nudistas Naturistas do México, Argentina, Chile, Equador, Uruguai, a Diretoria da Federação Naturista Internacional INF-FNI para assuntos da América Latina, e naturistas da Espanha, Itália e Canadá. As deliberações ocorreram na Pousada El Refugio, sede do Encontro.

 

Durante os três dias representantes das organizações presentes trataram diversos temas de interesse geral:

 

Img: Carlos Gil

As assembleias foram realizadas no lobby da pousada naturista

1) A nudez obrigatória em lugares nudistas, concluindo que se não se deve ser compulsivo em tal exigência, e que a gente nova requer um tempo de adaptação.

2) A necessidade de integração da Juventude ao naturismo promovendo atividades que possam atrair os jovens aos centros naturistas e que tenham sua participação ativa.

3) A possibilidade de presença de homens sós em lugares públicos sempre que os mesmos cumpram com a ética naturista .

4) A importância de formar novos líderes naturistas que assumam o controle do movimento, já que muitas das organizações dependem de uma só ou de poucas pessoas ...

5) A necessidade de lograr um maior compromisso de nudistas com as organizações, associações e grupos.

6) A escassez de mulheres no naturismo e a importância da participação da mulher tanto na liderança, como em seu rol de mãe e esposa de nudistas.

7) Se reiterou a proposta que se fará o próximo Congresso Internacional da INF/FNI para a adoção do espanhol como quarto idioma de INF- FNI.

 

Img: Pedro Ribeiro

Momento da assinatura do Protocolo de Intenções entre a AUNNA e a FBrN

Durante o encontro se concretizou a assinatura do Protocolo de Intenções entre FBrN e AUNNA, como igual a anos anteriores com Argentina e Chile, para uma colaboração de esforços entre as partes tendendo à viabilidade e execução de projetos orientados ao desenvolvimento do Naturismo na América Latina, o intercâmbio de conhecimentos e experiências; a intensificação do turismo entre as entidades signatárias; a defesa com a adoção INF-FNI do espanhol como quarto idioma oficial e o fornecimento por parte da FBrN do passaporte naturista da INF/FNI e seu selo anual.

 

A criação da Organização dos Estados Americanos Naturista

 

Img: Pedro Ribeiro

Reunião que decidiu pela criação da ONEA

Mas o momento mais importante deste encontro foi a decisão unânime de sentar as bases para a criação de um Organização Naturista dos Estados Americanos (ONEA) com o objetivo de promover, difundir e colaborar com todos os grupos e associações nudistas naturistas dos países americanos que desejem integrar-se, cujos estatutos, sede e logotipo se elaborará nos próximos meses - Esta organização trabalhará com a INF-FNI e seu Conselho para Assuntos da América Latina , para lograr estes objetivos ...

 

Img: Pedro Ribeiro

Gerardo Cisneiros exibe a bandeira de seu país, o México, provavelmente a sede da sexta edição do ELAN

Finalmente se resolveu que o próximo Encontro (VI ELAN ) será nos primeiros meses do ano com sede provável em Zipolite , Oaxaca, México.

 

Cabe destacar que durante os três dias do encontro os participantes e seus familiares, desfrutaram de reuniões sociais, eventos gastronômicos e passeios turísticos, e, na medida que o clima permitiu, da maravilhosa playa Chihuahua, distante a duas quadras da Posada El Refugio, sede do Congresso.

 

Cordiais saudações
Apanna Asociación Civil
www.apanna.org.ar
 

(enviado em 21/04/2014 por Secretaria da FBrN)

 

Leia também

V ELAN com recorde de participação

Como queremos o Naturismo na América Latina?


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.