1º ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE NATURISMO
PRAIA DO PINHO - SANTA CATARINA
 



Discurso oficial do presidente da FBrN no 1º ELAN

Bal. Camboriú, 30 de Março de 2007.

foto: Marcelo Pacheco

Amigos Naturistas Latino-Americanos,

É com muita alegria que a Federação Brasileira de Naturismo recebe hoje, aqui na Praia do Pinho, os representantes do naturismo de todo o continente Latino-Americano.

Há 25 anos esta mesma praia serviu de berço para a reorganização do naturismo no Brasil e hoje está entrando novamente para a história de todo o naturismo latino-americano como berço da organização latino-americana para o Naturismo.

Pretendemos através deste encontro, e de futuros encontros que marcaremos em todo o continente, fortalecer a organização de nosso estilo de vida dentre nossos países. Sabemos das diferenças dentre os países, no entanto, experiências de uns poderão ajudar muito no desenvolvimento dos demais países. Portanto, reuniões deste tipo sempre serão bem-vindas para nós e creio que para todos vocês.

O Naturismo latino-americano é datado de antes de Cristóvão Colombo e Pedro Álvares de Cabral aportarem em nosso continente. Nossos antepassados índios sempre tiveram a nudez social, o respeito ao próximo e o respeito à natureza como base de suas vidas, no entanto, através do processo de colonização, perdemos estas raízes de mais de 500 anos atrás que hora buscamos retomar.

No Brasil, esta retomada se deu há 58 anos quando Luz del Fuego fundou o Partido Naturista Brasileiro, mostrando assim a vertente política da defesa de nossos interesses junto aos governantes. Infelizmente, devido ao processo político que se instalou no Brasil após 1964, este partido deixou de existir.

Não se pode negar que hoje em dia a Europa está bem mais estruturada em relação ao naturismo, exatamente por ter uma estrutura político-administrativa que trabalha por isto há anos. Nós, latino-americanos, devemos buscar formas de também nos organizarmos exatamente para isto. Não é cabível que ainda existam leis em nossos países que considerem a nudez naturista como pornográfica, como exibicionista, como pedófila ou como ilegal. Temos que batalhar para mostrar que nosso estilo de vida é saudável, honrado e que na verdade somos pessoas de bem como quaisquer outros cidadãos de nossos países e devemos ter nossos direitos à livre expressão de nossa filosofia de vida garantidos onde vivermos.

Para vencermos esta batalha, necessitamos nos organizar em Federações Nacionais que representem dentro de seus países e internacionalmente os desejos dos Verdadeiros Naturistas de cada um dos países aqui representados. Todo movimento carece de direção e se não a temos, corremos o risco de termos outras pessoas com interesses escusos se aproveitando da nomenclatura Naturista.

foto: Marcelo Pacheco

Conseguimos uma grande vitória que é a realização do 31º Congresso Internacional de Naturismo da INF-FNI em nosso continente. É a primeira vez que um evento deste porte ocorre em toda a América Latina e também a primeira vez que ocorre no hemisfério sul. Isto retrata o interesse que a Federação Internacional de Naturismo tem no desenvolvimento de nosso estilo de vida em nosso continente. Devemos agradecer a todos os Naturistas do Mundo por terem dado esta oportunidade e fazermos um Congresso memorável em Tambaba, em 2008. Seria muito interessante que neste Congresso de 2008 pudéssemos ter outros países latino-americanos lado-a-lado, conosco nas mesas de reuniões. Isto só será possível com Federações Nacionais organizadas e corretamente filiadas à INF-FNI.

A INF-FNI também mostra seu interesse na América Latina ao enviar o seu Diretor do Fundo do Desenvolvimento do Naturismo, Carlos Gil, que terá muitas informações a nos passar nestes dias, e por sorte nossa, ele é Espanhol e também fala português.

Com maior representatividade na INF-FNI, teremos também maior peso nas decisões o que poderá beneficiar muito todos os naturistas latino-americanos.

Esperamos que estes dias aqui na Praia do Pinho tragam a todos vocês a força necessária para lutarem por suas Federações Nacionais e que lhes instruam em como conseguir isto. Vocês já são vitoriosos, afinal, já fizeram esta grande viagem para alcançarem este objetivo. Estão aqui! Já venceram! Basta agora trabalharem as informações que aqui colherão! O Naturismo foi construído por pessoas batalhadoras que acreditaram nesta filosofia de vida! Seja um entusiasta do nosso estilo de vida! O Naturismo pode ser muito maior em nossos países! Seja a lâmpada que ilumina esta sociedade têxtil mostrando uma nova direção!

O Naturismo é um estilo de vida que melhora o relacionamento entre as pessoas, pois através dele passamos a respeitar o próximo pelo que ele é em sua natureza. Através do Naturismo podemos construir uma sociedade melhor para as gerações futuras. Numa sociedade verdadeiramente conhecedora e praticante da filosofia de vida Naturista, temos mais cuidado com relação ao lixo, com relação ao respeito pela natureza e com relação à ajuda ao próximo.

Devemos seguir o que o amigo Ismael Rodrigo, Presidente da Federação Espanhola de Naturismo, falou durante a abertura do 30º Congresso Internacional de Naturismo que ocorreu na cidade de Cartagena, na Espanha, em Setembro passado:

“Devemos lutar pela remoção dos pontos incongruentes com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (art. 2, 18, 19, 20 e 26 da Declaração) das constituições de cada país. Nós, Naturistas, temos muito que acrescentar a nossa sociedade e nossa cultura. A repressão da nudez é uma peça básica na repressão das liberdades sociais e no controle do ser humano. Nosso movimento também deve voltar-se mais para sua base ecológica e explorar mais o aspecto da saúde mental e da educação que certamente são pontos que farão como conseqüência mais imediata, a liberação das repressões que são impostas nas nossas sociedades.”

Sigamos em frente!

Sejam bem-vindos ao Brasil!

André Herdy

Presidente da FBrN

 

Leia as outras matérias relativas ao I Encontro Latino Americano de Naturismo

Foi plantada a semente

A praia do Pinho atual

NATEntrevistas

Discurso do presidente do GoiasNAT

 

Clique aqui e saiba como adquirir a nova edição do livro de Paulo Pereira: "Corpos Nus - Verdade Natural"

Jornal Olho nu - edição N°78 - abril de 2007 - Ano VII


Olho nu - Copyright© 2000 / 2007
Todos os direitos reservados.