De 30 de março a 1 de abril de 2007 realizou-se na praia do Pinho, no Balneário de Camboriú, em Santa Catarina, o Primeiro Encontro Latino-Americano de Naturismo. O evento foi determinado pela Federação Internacional de Naturismo, INF, durante o Trigésimo Congresso Mundial de Naturismo, que se realizou em setembro passado na cidade espanhola de Cartagena. O objetivo foi começar, sob a liderança do Brasil, a desenvolver o naturismo nos países da América do Sul e Central, mais México, que possuem a difusão da Filosofia muito incipiente. O Jornal OLHO NU esteve presente ao Encontro e apresenta nas próximas páginas entrevistas, impressões, opiniões e discursos colhidos na ocasião.

 

Foi plantada a semente

 

por Pedro Ribeiro*

foto: Pedro Ribeiro

Representantes de várias entidades naturistas nacionais e internacionais estiveram presentes ao I Encontro Latino-Americano de Naturismo

Embora não tenha reunido muitos representantes oficiais de áreas naturistas de outros países latino-americanos, que era seu objetivo principal, o I Encontro Latino Americano de Naturismo assim mesmo contou com presenças de naturistas de várias partes do mundo, como Estados Unidos, Áustria, Espanha e França, além de Chile, México, Argentina e Uruguai e foi considerado um sucesso por seus idealizadores e organizadores.

Foram 3 dias de muita paz e harmonia, com muito sol e estrelas (regra quebrada apenas no sábado para domingo, quando uma ventania trouxe muitas nuvens para o amanhecer, mas ainda com muito calor). E isso foi muito bom, pois além das roupas terem se tornado peças totalmente supérfluas em nossas magras malas, serviu para que a praia estivesse sempre cheia em todos os dias.

A abertura do Encontro ocorreu na sexta-feira, 30 de março, às 15 horas, contando com a participação de André Herdy, presidente da FBrN, Carlos Gil, representando a INF-FNI e Valdir Melo, presidente da ONG Praia do Pinho na mesa de debates, colocada sob uma imensa tenda montada especialmente para a ocasião na areia da praia, que serviu de palco e auditório para todas as reuniões do evento. Em outras ocasiões serviu também como abrigo do Sol para muitos frequentadores, que estendiam sua toalha ou canga embaixo da enorme sombra.

foto: Marcelo Pacheco

Na abertura, o presidente da Federação Brasileira de Naturismo fez um discurso de boas vindas e exaltou as benesses do Naturismo na vida das pessoas. Também revelou que este Encontro é o primeiro de uma série que deverá acontecer nos próximos anos, sempre com o objetivo de desenvolver a filosofia em todos os países da América Latina. Leia o discurso completo, clicando aqui.

Também teve destaque o texto lido por Laércio Júlio da Silva, diretor do GoiasNAT, cujo conteúdo está disponível clicando aqui. Nele exalta a harmonia e fraternidade do Naturismo e o comprometimento de nossa filosofia com os destinos do planeta.

À noite, todos foram convidados para participar de um churrasco de costela feito no forno, que foi encerrado com muita música e dança.

O dia seguinte, sábado, foi reservado para duas palestras. A primeira, pela manhã, e começada com mais de uma hora de atraso, foi proferida por este que vos fala, Pedro Ribeiro, com o tema A História da Praia do Pinho. Preferi no entanto começar com a história do naturismo no Mundo, depois a do Brasil e finalmente versei sobre a história de luta e boas oportunidades aproveitadas pelos pioneiros desta praia, sem dúvida a praia naturista mais famosa do Brasil, além de ser a pioneira.

Chamei ao palco o Niltinho, que contou muito da luta recente do Pinho para manter-se naturista. Alguns depoimentos emocionados intervieram no programa, deixando um sabor de nostalgia e comprometimento para o futuro.

foto: Pedro Ribeiro

A mídia esteve presente prestigiando o Encontro

O fato da A.A.P.P., administradora da praia desde sua criação e tê-la "abandonado" há poucos anos atrás, por motivos políticos, quase levando toda a conquista à bancarrota, foi motivo de muita emoção e levou a uma nova tentativa de "reconciliação" com a nova administração.

À tarde, a segunda etapa do programa era para ser um debate entre os diversos líderes de áreas naturistas do Brasil e da América Latina com o objetivo de ajudar a fomentar a implantação e desenvolvimento do Naturismo nestes países. A palavra ficou por conta de Carlos Gil, que falou sobre a importância da federações e de criar associações legalizadas, Rodrigo Soracco, presidente da NATSul, que contou como foi criada sua associação, Pedro Ribeiro, presidente da ANABricó, que  decorreu sobre a luta pela implementação e conservação da praia do Abricó, no Rio de Janeiro, e René Rojas, fundador da Playa Luna no Chile, contou sua experiência de organizar o Naturismo em seu país.

À noite os dirigentes foram convidados para participar de uma deliciosa macarronada italiana legítima, ao menos em seu preparo, na sede da A.A.P.P., o Paraíso da Tartaruga, engenhoso projeto arquitetônico fundado por Celso Rossi há mais de 20 anos. A macarronada foi preparada pelo chef italiano Franco, marido de uma associada da A.A.P.P.

foto: Marcelo Pacheco

A prefeitura de Balneário Camboriú foi co-patrocinadora do evento

Quem ainda tinha fôlego pode participar de um baile tipo discoteca, num cenário armado sob uma outra tenda, dentro da área de camping, com direito a luzes coloridas e muito som dançante.

O encerramento do Encontro ocorreu no domingo nublado e quente, às 10 horas da manhã, sob a batuta de André Herdy, que num discurso rápido e eficiente deu por terminado os trabalhos do Encontro.

A última atividade planejada no entanto ocorreu horas depois: um city tour pela bela cidade do Balneário de Camboriú, com direito a guia e muitas informações. Totalmente patrocinada pela prefeitura da cidade, que, aliás, apoiou e co-patrocinou o Enconto, juntamente com a Coca-Cola. Pena que neste passeio precisamos ficar têxteis novamente.

A imprensa local e nacional prestigiaram o Encontro, com presença de vários jornais da região, da Rede Brasil Sul (co-irmã da Globo) e do SBT. Sem dúvida a semente foi plantada.

*pedroribeiro@jornalolhonu.com

 

Leia as outras matérias relativas ao I Encontro Latino Americano de Naturismo

A praia do Pinho atual

NATEntrevistas

Discurso de abertura

Discurso do presidente do GoiasNAT

 

Clique aqui e saiba como adquirir a nova edição do livro de Paulo Pereira: "Corpos Nus - Verdade Natural"

Jornal Olho nu - edição N°78 - abril de 2007 - Ano VII


Olho nu - Copyright© 2000 / 2007
Todos os direitos reservados.