') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°209 - Abril de 2018 - Ano XVII

Anuncie aqui

VII ELAN e XII EBN começam com muitas homenagens

 

Começou às 7 e meia da noite, do dia 29 de março, a abertura dos Encontros Latino-Americano e Brasileiro de Naturismo, em Santo Antônio do Descoberto, município do estado de Goiás, na sede do Clube Naturista Planalto Central, o PlaNAT.

 

O salão da cerimônia estava lotado de naturistas que foram ao local especialmente para os eventos, que estão reunindo pessoas de Norte ao Sul do Brasil e de integrantes da Federacion Nudista de Mexico e da norte-americana American Association for Nude Recreation (AANR). Alguns desses naturistas vieram representar suas instituições oficialmente nos plenários deliberativos que irão ocorrer nos dias subsequentes, os demais naturistas vieram para confraternizar e fazer novos amigos, que são também objetivos fundamentais desses eventos.

 

Pela primeira vez em todo o mundo naturista, o evento oficial passou a ter momentos transmitidos ao vivo através do portal Facebook. Estão programadas as transmissões, além da Cerimônia de Abertura, que já ocorreu, todas as plenárias e a Cerimônia de Encerramento no dia 1 de abril.

 

A mesa cerimonial foi composta pelo presidente da Federação Brasileira de Naturismo, Pedro Ribeiro, de seu vice, Leonardo Spínola, do seu fundador Celso Rossi, do presidente da federação mexicana Juan Castañedas, do presidente do PlaNAT e anfitrião Elias Pereira e do representante do município de Santo Antonio do Descoberto, o Secretário do Trabalho José Vieira.

 

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, cantado por todos os presentes, cada convidado da mesa fez seu discurso de apresentação que arrancaram calorosos aplausos do atento auditório. O vice-presidente Leo Spínola destacou a importância de o Naturismo não se submeter à onda conservadora e retrógrada que tem atingido a sociedade brasileira nos últimos anos, mantendo a vanguarda que representa e sempre representou o Movimento Naturista no mundo.

 

O Presidente Pedro Ribeiro destacou em seu discurso a trajetória do Naturismo no Brasil, desde a aparição com Luz del Fuego até a retomada há 30 anos atrás, destacando a atuação de Celso Rossi em todo esse processo. Por sua vez, em seu discurso, Celso Rossi lembrou que o sucesso da FBrN fundada por ele deveu-se essencialmente aos valorosos presidentes que o sucederam, que sempre tiveram o ideal do desenvolvimento do Naturismo como principal meta de trabalho.

 

Seguiu-se na abertura exibição de dança cigana, encenada com vestes típicas por um casal de dançarinos, membros do PlaNAT, encerrando desta forma a cerimônia.

 

Em seguida todos foram convidados a saborearem massas e crepes, o cardápio do primeiro jantar do evento, servido de maneira muito bem organizada e farta. Após o jantar a maioria se reuniu um frente ao bar para bater papo, ouvir musica ou assistir a uma apresentação de uma dupla de malabaristas, que desafiavam a gravidade e a coragem jogando malabares incandescentes.

 

Assim foi encerrado a primeira noite dos eventos que já reuniram mais de cem pessoas.

 

(enviado em 30/03/18 por Pedro Ribeiro)  


Segundo dia de evento com muitos debates e conclusões

 

A Sexta-feira Santa no Sítio Paraíso das Cascatas, onde estão sendo realizados dois grandiosos eventos ao mesmo tempo, o VII ELAN e o XII EBN, foi de muito trabalho para os participantes e dirigentes.

 

Após o café da manhã já houve a primeira atividade coletiva. Visita a um dos principais pontos de atração da propriedade. Através de uma trilha de média intensidade sobre a montanha, os naturistas alcançaram uma linda paisagem: um poço e uma cascata de mais de 30 metros de altura. O dia quente ajudou a dar coragem para mergulhar nas águas frias circundada por uma densa vegetação.

 

Na volta já estava na hora de participar do primeiro fórum dos debates previstos. Este teve como tema a recorrente preocupação do Naturismo nacional que é a invasão de pessoas que procuram praias naturistas para a prática sexual, interferindo no Naturismo e o deixando mal visto e falado pela sociedade leiga. Foi bastante concorrido e agitado. A sugestão concluída é que as associações que cuidam das praias poderiam exigir de todos os que as acessem a identificação e registro de todos, visando inibir atitudes anônimas.

 

Após o almoço foi a vez da reunião oficial com as entidades latino-americanas presentes. Somente três estiveram com representantes designados: Brasil, México e Argentina. Suficiente para se tomarem as primeiras decisões: Foi criada oficialmente a Confederação Latino Americana de Nudismo, que terá como sigla CLANud. A primeira administração da nova entidade foi determinada pra o México. Porém o estatuto ainda será discutido em encontros virtuais no futuro e esperando contar com participação de mais entidades representadas. Na ocasião serão deliberados a ratificação ou não do estatuto sugerido durante o V ELAN no Uruguai, e também especificações de sua atuação. Foi também concluído pela criação de um veículo de comunicação específico para a nova entidade formada para divulgar os informes que levem a união dos países membros.

 

Às 17 h 30 começou o segundo fórum dos debates previstos. Desta vez o tema foi como aumentar a frequência de crianças e adolescentes nas áreas naturistas brasileiras. Foram convidados para dar seus depoimentos dois adolescentes presentes a este evento, Isa de São Paulo, com treze anos de idade e Alex, de San Diego, na Califórnia, com doze. Informaram aos debatedores as razões pelas quais frequentam as áreas naturistas e as razões pelas quais eles acham que seus amigos de mesma idade não frequentam. Seguiu-se então intenso debate que se estendeu além do horário previsto, As sugestões conclusivas foram a de atrair a presença dos pais dos adolescentes levando seus filhos com isenção de taxas para menores de 18 anos, reservar atividades específicas para crianças e mesmo que não hajam crianças nos eventos dar brindes para os filhos dos pais que comparecerem para incentivar as crianças a terem vontade de participar.

 

A próxima atração foi a apresentação da peça teatral A Grande Estréia, uma pantomina com os atores Iram Lamego, Bruno Santos da amazonense Graúna, com participação especial di Isis Capelatto, da paulistana SPNat. A plateia participou ativamente e ovacionou a apresentação dos excelentes atores.

 

Após o jantar, que teve bobó de camarão e escondidinho de carne seca como partos principais, a banda convidada Felippe Rodrigues e Trio animou a noite com músicas dançantes brasileiras de vários gêneros, com muita diversão e alegria, encerrando a segunda noite em alto astral.

 

(enviado em 31/03/18 por Pedro Ribeiro


Terceiro Dia: Dia inteiro de reuniões, passeio por Brasília e palestra de Celso Rossi

 

O Sábado de Aleluia dos participantes do VII ELAN e XII EBN foi de muito trabalho. Logo após o café da manhã os representantes das entidades filiadas à Federação Brasileira de Naturismo foram convocados para a assembleia deliberativa, para discutir, aprovar ou rejeitar as moções propostas para virarem regras ou diretrizes da Instituição.

 

As moções foram separadas em 11 temas, os quais foram subdividos em vários subitens.  Até o meio dia tinha sido apreciado apenas o primeiro tema: Divulgação do Naturismo, o que fez o presidente Pedro Ribeiro convocar os representantes para continuação dos debates para depois do almoço. Ainda antes do almoço foi apreciada a moção sobre Eleições. O almoço teve como prato principal feijoada.

 

No retorno ao trabalho às duas da tarde, o presidente sugeriu que as discussões fossem mais objetivas para poder acelerar o processo. E assim conseguiu-se até às 17 horas serem apreciadas os outros nove temas: Evento; Terreno doado à FBrN, Comportamento, Site da FBrN, Sociedade geral, Ecologia e meio-ambiente, Ética, Gestão e Enquete. Os resultados destes debates estarão disponíveis na ata oficial que será publicada em breve.

 

Enquanto os representantes oficiais se esforçavam para debater as moções, alguns outros participantes dos Encontros faziam um tour pela cidade de Brasília, em duas vans lideradas pelo mestre de cerimônias Vareta.

 

Quando chegaram de volta ao sítio foram direto assistir a palestra de Celso Rossi, que contou a história de sua trajetória diante do Naturismo no Brasil, que se confunde com a história da Federação Brasileira de Naturismo, que completou 30 anos de fundação neste ano.

A palestra prevista com a Deputada Federal Laura Carneiro sobre o projeto de Lei de sua autoria que regulamenta o Naturismo no Brasil foi cancelada por que a autora não pode comparecer.

 

Então todos se dirigiram para o jantar que teve como principais pratos costela de porco, lasanha ou carne assada.

 

E mais uma vez a noite foi encerrada com mais uma banda que animou os naturistas co muita dança e cantoria.

 

(enviado em 31/03/18 por Pedro Ribeiro


 

Quarto e último dia: conclusões e registros

 

O Domingo de Páscoa no VII Encontro Latino Americano de Naturismo e no XII Encontro Brasileiro de Naturismo foi o último dia do evento que reuniu dirigentes naturistas de toda parte do Brasil e da América Latina. Mais de uma centena de pessoas participaram dos três dias e três noites de muitas atividades e reuniões decisivas para todos os naturistas de todo o continente latino americano.

 

Nesta última manhã, no dia 1 de abril de 2018, não foi dia da mentira para o Movimento Naturista. Logo após o café da manhã houveram as reuniões conclusivas dos dois eventos que ocorriam concomitantemente. Para O ELAN ficou decidida a criação da CLANud, Confederação Latino Americana de Nudismo, cuja primeira presidência e sede será no México. O Estatuto final ainda será discutido em reuniões posteriores de forma virtual tentando envolver mais países da região. Foi ratificado o Protocolo de Intenções aprovado no ELAN realizado no Uruguai, e também decidido que o o rodízio da presidência da nova entidade será anual. Finalmente foi lançada a ideia de um boletim informativo da nova instituição em idioma espanhol com o nome de INFONud.

 

O Encontro Brasileiro (O EBN) foi concluído com Prestação de contas da diretoria da Federação Brasileira de Naturismo relativa ao ano de 2017. Foram dadas informações complementares a respeito da doação recebida pela FBrN dos terrenos próximos da praia de Tambaba e sobre o Projeto de Lei que regulamenta a criação de áreas naturistas em todo o Brasil, em tramitação no Congresso Nacional.

 

Luiz Carlos Hack informou sobre aprovação por parte do município de Entre Rios na Bahia da Lei que regulamenta a prática do naturismo na praia das Dunas em Massarandupió e também da aprovação da lei estadual da Bahia que cria a área de interesse turístico naturista com a formação do Parque em torno da mesma praia.

 

Em seguida a diretoria da FBrN passou à entrega dos Certificados de Entidade Naturista aos dirigentes presentes e passando em seguida também à distribuição dos selos 2018 da Federação Internacional de Naturismo às mesmas instituições.

 

Finalmente foram convidados para compor a mesa Juan Castañeda, presidente da Federação Mexicana de Nudismo, Celso Rossi, fundador da FBrN, e Elias Pereira, presidente do PlaNAT para as considerações finais e cerimônia de encerramento. O presidente da FBrN encerrou o evento com um curto discurso de agradecimento e de esperança de desenvolvimento maior no futuro do naturismo brasileiro e latino americano.

 

Encerrado com muitos aplausos e abraços, o passo seguinte foi a preparação e efetiva produção da infalível foto oficial do evento, para quem não tem problemas em divulgar sua imagem naturista publicamente.

 

Após o churrasco para fechar com chave de ouro as despedidas e volta para seus locais de origem, sem, claro, faltar a chuvarada para lavar a alma.

 

(enviado em 2/04/18 por Pedro Ribeiro

 

Veja mais em Ecos do VII ELAN e XII EBN


Plenárias do Elan e EBN foram transmitidas ao vivo

 

A organização do VII Encontro Latino Americano de Naturismo e do XII Encontro Brasileiro de Naturismo possibilitou que as sessões plenárias do evento fossem transmitidos ao vivo através do Facebook.

 

O Objetivo dos organizadores foi possibilitar que todos os naturistas interessados possam acompanhar os debates e verem como são tomadas as decisões da Federação. Também aqueles dirigentes que não puderam comparecer aos eventos puderam ficar informados no momento exato quando as moções de suas autorias foram apresentadas e debatidas.

 

Visite a página https://www.facebook.com/ELAN2018

 

(enviado em 26/03/18 via Whatsapp)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2018
Todos os direitos reservados.