') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°161 - Abril de 2013 - Ano XIV

Anuncie aqui

V ELAN com recorde de participação

 

Pose em frente à pousada El Refugio, sede do V Encontro Latino Americano de Naturismo

Representantes de seis países da América Latina e a maior delegação brasileira já registrada quebraram o recorde de participação em encontros latinos americanos de naturismo. Realizado em Punta Del Este, o famoso e sofisticado balneário uruguaio, o encontro teve como sede a pousada naturista EL Refugio, situada a poucos metros da Playa Chihuahua, uma das duas praias naturistas do Uruguai.

 

O evento teve abertura oficial às 17 h 30, mas bem antes disso os diversos representantes já haviam tomado de assalto a tranquila e bela praia naturista, aproveitando o morno dia de sol e as águas calmas, embora frias, da região.

 

Os limites da Praia Chihuahua são bem sinalizados

A praia, formada basicamente pelas águas do Rio da Prata misturadas com as do oceano Atlântico que penetram na extensa baía, conta com alguma infraestrutura. Há um quiosque que vende bebidas e algo para comer, situado bem no fim do caminho de entrada. As areias são escuras e grossas, o terreno é bastante plano e fofo, não suficiente para impedir boas caminhadas e corridas. Também a área é bem grande, com boa extensão de areia entre a linha da água e a vegetação e as dunas que a cercam. O nudismo não é obrigatório e, como acontece nestes casos,  a maioria de pessoas nuas é de homens. Há também alguns vestidos, também a maioria homens.

 

Vários representantes dos países da América Latina deram seus depoimentos na cerimônia de abertura

A abertura do Encontro foi feita pela associação anfitriã AUNNA, representada por seu presidente Carlos Lucas, que apresentou a história da formação da praia Chihuahua como naturista, a luta para mantê-la e a situação atual. Em seguida alguns representantes de associações de outros países da América Latina também deram seus depoimentos. Primeiro foi representando o México, Gerardo Cisneiros, em seguida René Rojas, representando o Chile, Florencia Brenner, pela Argentina e José Tannus, pelo Brasil. Um intenso debate tomava conta entre os espectadores quando os assuntos tratados se referiam a comportamentos sexuais abusivos registrados nas áreas públicas em todas as praias naturistas do continente, comportamento que fere diretamente as regras básicas do Naturismo.

 

Calorosos debates às vezes tomavam conta do plenário

Embora não estivesse como tema de discussão prevista para o primeiro dia, a obrigatoriedade da nudez nas áreas naturistas causou calorosos debates, percebendo-se que a maioria rejeita essa obrigatoriedade, mas não foi colocado como assunto deliberativo, ficando para o segundo dia a conclusão do debate e, talvez até, uma nova regra única para todas as áreas filiadas, mas não foi o que ocorreu, pois no segundo dia o tema não voltou à pauta.   

 

Na sexta-feira, dia livre,alguns participantes foram passear por Punta Del Este.

Após os debates, à noite de jantar foi servido um buffet , cujo prato principal foi um churrasco feito deliciosamente à moda uruguaia. Foi o primeiro momento de confraternização e de travar novos conhecimentos com naturistas oriundos do Norte ao Sul de toda a América Latina.

 

No segundo dia de encontro, o dia foi todo livre para que os participantes pudessem desfrutar melhor o turismo local, como a própria praia e as localidades próximas, como Punta Del Este. Foi importante também para que todos pudessem trocar ideias e levar seus comentários ao fórum principal.

 

Etacir Menske, da Colina do Sol, do Brasil, abriu o ciclo de palestras da segunda noite

Pontualmente às 17 horas foram abertos os debates do segundo dia. O primeiro a se apresentar foi Etacyr Manske, do clube brasileiro Colina do Sol, que falou sobre a administração da instituição e da experiência de ter promovido, no final do ano passado,o encontro dos jovens naturistas, quando compareceram cerca de 60 jovens, incluindo amigos convidados por jovens filhos de moradores da Colina. Acredita que houve um saldo positivo porque alguns destes se tornaram frequentadores do local naturista posteriormente.

 

Debate sobre a criação de uma associação que englobe somente as federações naturistas latino-americanas causou momento de tensão

Em seguida falou o Diretor representante da INF para a América Latina, Elias Pereira, que logo em seguida convidou Giordanno Franco, naturista italiano que frequenta muito as áreas naturistas brasileiras, para apresentar uma moção. De forma calorosa sugeriu que as federações latino-americanas formassem um confederação para que tivessem força política dentro da Federação Internacional de Naturismo (INF) e foi ovacionado pela plateia. José Tannús, presidente em exercício da Federação Brasileira de Naturismo, explicou que a criação de uma confederação com direito a votos nas assembleias deliberativas da INF não trará aumento no número de votos em relação aos que já temos direito, pois a confederação sozinha substituirá todas as entidades da região. Ponderou que o melhor seria que cada federação de cada país se cadastrasse junto à Federação Internacional, pois a quantidade de votos contados individualmente é maior do que a obtida pelo direito ao voto pela compra dos selos anuais que seria feita pela confederação e os votos individuais trariam maior força política. Seguindo debate concluiu-se que o melhor seria a criação de uma associação naturista internacional que tratasse dos interesses das entidades latino-americanas em geral. Em votação foi decidido que seria criada então uma nova entidade que englobaria todas as associações latino-americanas. A definição ficou para o terceiro dia.

 

Após a reunião os participantes tiveram a noite livre e saíram pra jantar nas redondezas.

 

O conjunto arquitetônico da Casapueblo encantou os visitantes

O terceiro dia, um sábado de sol forte e calor, iniciou com um passeio turístico oferecido pela prefeitura da região aos participantes do Encontro, com um guia turístico bilíngue: espanhol e português. O confortável ônibus veio buscar os agora turistas às 10 h 30 para um passeio previsto de três horas de duração. Seguindo no sentido Punta Del Este, a primeira parada foi na Casapueblo, um belíssimo conjunto arquitetônico composto por museu, hotel e residência construído pelo artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaro, num estilo que lembra o artista catalão Gaudí. Carlos, que faleceu no último 24 de fevereiro aos 90 anos, era pai de uma das vítimas sobreviventes do famoso desastre aéreo ocorrido no Chile da década de 70, quando um avião caiu na Cordilheira dos Andes e os sobreviventes tiveram que comer carne humana para continuarem vivos. Após o retorno de seu filho, Vilaro deu uma transformação na sua carreira artística e também decidiu viajar pelo mundo de forma filantrópica.

 

Os pontos turísticos de Punta Del Este foram capturados

Seguindo depois direto para o famoso balneário, o guia contou histórias sobre a cidade e sobre o Uruguai, transmitindo muitas informações de maneira bem divertida e interessante. Não podem faltar as paradas nos pontos turísticos mais importantes para capturas de fotos. No final almoçamos na cidade e a volta foi com atraso, como sempre acontece em excursões, provocada por um grande grupo que perdeu a hora do retorno.

 

A última noite de reunião começou em um lindo entardecer à volta piscina

Por volta das cinco horas da tarde começou a terceira reunião oficial do encontro, desta vez mais descontraída em torno da piscina do hotel. José Tannús abriu os trabalhos mostrando a proposta, que seria apresentada à INF para deliberação no próximo congresso internacional, que modifica a definição de naturismo segundo moção aprovada em um CongreNAT no Brasil. Após discussões e debates a moção foi rejeitada por votação e a proposta não será mais apresentada no próximo congresso da INF a ser realizado em setembro. Avançando nos trabalhos, entrou em regime de discussão para o plenário se seria apresentado ou não também para o próximo congresso internacional uma moção que pede a inclusão do espanhol como o quarto idioma oficial da Federação Internacional. Foi aprovada a moção.

 

O presidente em exercício da FBrN José Tannús passa o cargo para Renata Freire até o fim da licença de João Olavo Rosés

Reunião para criação da ONEA

Um debate sobre qual local sediará o próximo Encontro Latino Americano, em sua sexta edição, em 2016, México foi o país escolhido, mais precisamente em Zipolite.

 

Em seguida Tannús revelou que terá que se licenciar do cargo de presidente da Federação Brasileira de Naturismo por um mês, por motivos particulares e convocou Renata Freire, presidente do Conselho Maior da FBrN, para assumir as funções de presidente da federação até a volta do presidente João Olavo Rosès a sua função, no dia 1 de maio. Em seguida convocou os dirigentes das áreas naturistas de cada país para uma reunião exclusiva para deliberar sobre a formação da nova associação internacional latino-americana decidida na noite anterior. Em conclusão foi criada a ONEA, Organização dos Naturistas dos Estados Americanos que terá como objetivo principal dar um maio suporte para a criação e a consolidação das novas e antigas associações dos países da América, promovendo intercâmbio e troca de experiências. O estatuto, bem como a decisão sobre cidade sede e logotipo terão prazo até julho deste ano para suas definições.

 

Img: Carlos Gil

Dupla de cantoras alegrou ainda mais a última noite de Encontro

O encerramento foi debaixo de chuva e com muita descontração

Finda a assembleia um rodízio de pizza tomou conta do local e foi o jantar dessa noite, que foi abrilhantado pela apresentação de uma dupla de cantoras uruguaias, arrancando entusiasmados aplausos da plateia. Foi o derradeiro momento do terceiro dia.

 

O domingo amanheceu totalmente nublado, parecia estar triste por saber da partida dos participantes do Encontro em algumas horas. Mas alegria ainda era a tônica. Algumas breves reuniões de acertos aqui e ali, troca de contatos para lá e para cá. Quando a chuva apertou alguns mais corajosos correram para a piscina da pousada para mais alguns momentos de descontração. Mas antes disso foram assinados a cartas de intenção de cooperação entre a Federação Brasileira de Naturismo e a entidade do Uruguai, testemunhadas pelas outras representações internacionais.

 

Por volta do meio dia José Tannús deu por encerrado O V Encontro Latino Americano e aos poucos o pessoal se despedia e deixava a Praia de Chihuahua com muitas saudades no coração.

 

(enviado em 1/04/2014 por Pedro Ribeiro)

 

Leia também

Resumo das discussões do V ELAN

Como queremos o Naturismo na América Latina?


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.