1º ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE NATURISMO
PRAIA DO PINHO - SANTA CATARINA

 


Discurso proferido por ocasião da abertura dos trabalhos no 1º Encontro Latino-Americano de Naturismo na Praia do Pinho

Bal. Camboriú, 30 de Março de 2007.

foto: Marcelo Pacheco

Láercio Júlio e sua esposa, Sônia Maria, que foi considerada sósia de Luz del Fuego por muitos presentes ao Encontro

Definitivamente os Naturistas são homens e mulheres do Século XXI. Nosso estilo e modo de vida são as expressões de uma humanidade mais justa e solidária. Nós, Naturistas viemos para dizer aos habitantes da Terra que um mundo melhor é possível. Um mundo despido, na acepção da palavra, de preconceitos, divisões e fronteiras materiais e espirituais. Um mundo sem guerras, essas atualmente ocasionadas pela separação cada vez maior entre ricos e pobres, fundamentalismos religiosos e preconceitos raciais. Elementos que os Naturistas abominam e combatem motivados pela própria essência da prática da nudez social igualitária e fraterna. Somos naturalmente isentos dos sentimentos egoístas que separam as pessoas no mundo atual.

Nem por isso estamos descompromissados de um árduo trabalho, ombro a ombro, com outros segmentos sociais: salvar a terra do próprio Homem.

O aquecimento global é um fato irrefutável. Cabem as entidades Naturistas mostrar a sociedade global que o nosso estilo e modo de vida fortalecem a harmonia do homem com a Natureza e o meio ambiente e leva-o instintivamente a pensar ímpar e agir globalmente. Seguramente estamos aqui para assumir o nosso papel de protagonistas de mudanças históricas na sociedade de consumo. Sociedade esta, que terá de encontrar e incorporar daqui para frente, outros valores para a sua caminhada e sobrevivência na Terra.

Com certeza, estes são valores existentes entre os Naturistas!

Seremos o espelho de uma nova sociedade realmente globalizada mais fraterna e solidária porque nós nos acostumamos a sermos iguais na nudez social.

Uma fábula greco-latina sobre a origem do homem versa que:

"Certo dia, ao atravessar um rio, o Deus do CUIDADO viu um pedaço de barro. Logo teve uma idéia inspirada. Tomou um pouco do barro e começou a dar-lhe forma. Enquanto contemplava o que havia feito, apareceu Júpiter. Cuidado pediu-lhe que soprasse espírito nele. O que Júpiter fez de bom grado. Quando, porém, Cuidado quis dar um nome a criatura que havia moldado, Júpiter o proibiu. Exigiu que fosse imposto o seu nome. Enquanto Júpiter e Cuidado discutiam, surgiu, de repente a Terra. Quis também ela conferir o seu nome à criatura, pois fora feito de barro, material do corpo nu da Terra mãe. Originou-se então uma discussão generalizada. De comum acordo pediram a Saturno que funcionasse como árbitro. Este tomou a seguinte decisão que pareceu justa:

· Você Júpiter, deu-lhe o espírito; receberá, pois, de volta este espírito por ocasião da morte dessa criatura.

· Você Terra, deu-lhe o corpo; receberá, portanto, também de volta o seu corpo nu quando essa criatura morrer.

foto: Marcelo pacheco

· Mas como você Cuidado, foi quem, por primeiro, moldou a criatura em sua nudez, ficará sob sua tutela enquanto ela viver.

· E uma vez que entre vocês há acalorada discussão acerca do nome, decido eu: esta criatura nua será chamada HOMEM, isto é, feita de húmus, que significa terra fértil."

A Associação Goiana de Naturismo - Goiasnat saúda todos os presentes ao primeiro Encontro Latino-Americano de Naturismo e deseja grande avanço nos trabalhos com o objetivo maior de selarmos uma aliança em prol do naturismo entre, os irmãos da grande Pátria Latina. Obrigado.

Laércio Júlio da Silva,

Presidente do Goiasnat.

Leia as outras matérias relativas ao I Encontro Latino Americano de Naturismo

Foi plantada a semente

A praia do Pinho atual

NATEntrevistas

Discurso de abertura

 

Clique aqui e saiba como adquirir a nova edição do livro de Paulo Pereira: "Corpos Nus - Verdade Natural"

Jornal Olho nu - edição N°78 - abril de 2007 - Ano VII


Olho nu - Copyright© 2000 / 2007
Todos os direitos reservados.