') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°136 - março de 2012 - Ano XII

Anuncie aqui

A partir deste ponto republicação e atualização das matérias publicadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU, entre 4 de fevereiro e 8 de março de 2012

Delegação brasileira se despede do IV ELAN

 

A impossibilidade de comunicação fez com que as notícias sobre o IV ELAN não pudessem se atualizadas em tempo real. A informação abaixo foi preparada no dia 3 de março e feita tentativa de publicação. No entanto a comunicação não foi completada e o jornal teve suas páginas alteradas.

 

Hoje então seguem-se as informações resumidas.

 

A delegação brasileira somente ficou completa na tarde de sábado, quando chegaram os dois outros motor homes que viajaram três países até alcançar Horcón, vila de veraneio, próxima a Viña del Mar, no Chile, sede do IV ELAN. A viagem sofreu muitos contratempos, sendo o maior deles a retenção por muito tempo nos postos de fronteira entre a Argentina e o Chile.

 

No sábado então, após a chegada dos brasileiros a programação seguiu na Playa Luna, repleta de banhistas naturistas, com sol forte, mas mar com águas friíssimas. A abertura oficial foi feita por René Rojas, que apresentou aos Chilenos os representantes de naturistas da Argentina e do Uruguai, além, é claro, do presidente da FBrN, João Olavo Rosés, do vice-presidente, Marcelo Pacheco, e dos ex-presidentes José Ribeiro Tannús e Elias Alves Pereira, que é também o delegado da INF para o desenvolvimento do Naturismo na América Latina.

 

Após as apresentações foi proposto fazer um grupo de trabalho para debater ideias que possam incentivar o crescimento do Naturismo nestes países que já possuem grupos representantes.

 

A segunda palestra programada foi realizada pelos terapeutas de casais Ricardo Cariaga e a esposa Monica Silva com o tema O casal e o naturismo, que falou das relações do dia a dia que possam ajudar a manter a relação duradoura.

 

Após houve exibição de pintura corporal com performance de três naturistas, um homem e duas mulheres, apoiados por música tradicional indígena tocada por descendentes autênticos, entre outras atividades.

 

O sábado foi encerrado com outro jantar, agora com massa e muita salada, além da infalível música dançante que levou muita gente a se requebrar e mostrar seus dotes artísticos até latas horas da madrugada.

 

O domingo começou com uma caminhada eco-ambiental pelas redondezas do parque ecológico onde se situa a Playa Luna. Lá é o berçário de diversas aves marítimas e outras migratórias, que escolheram as escarpas da beira-mar para reprodução.

 

Depois do almoço seguiram as atividades na praia, um pouco menos cheia que no dia anterior, mas ainda assim com muita gente jovem. Corrida do saco, corrida de pés juntos, aulão de Yoga.

 

O IV ELAN foi encerrado com muita troca de experiência e de amizade entre ou participantes, O próximo está previsto para ocorrer no Uruguai, daqui a dois anos. é esperar se preparar para novas experiências.

 

Na edição de março do OLHO NU cobertura completa.

 

(enviado em 5/03/12 por Pedro Ribeiro)


Encontro no Chile é aberto com praia, palestra e festa

 

Começou ontem em Horcón, pequena localidade próxima a Viña del Mar, no Chile, o IV Encontro Latino Americano de Naturismo. A Playa Luna, berçário protegido de gaivotas, onde está instalado o único reduto naturista de todo o Chile, é o palco principal do evento.

 

Uma sexta-feira de céu azul pleno, sol forte, porém vento forte que amenizava o calor, estimulou o comparecimento de diversos banhistas à praia naturista. O mar gelado, no entanto, não convidava a mergulhos demorados.

 

Neste primeiro dia as esperadas caravanas brasileiras, que estavam atravessando três países em três motor homes até alcançar o evento, tiveram alguns problemas na trajetória e deixaram furo. Somente um deles chegou à noite quando já se realizava o jantar oficial de confraternização. Os outros dois veículos ainda não haviam chegado nesta manhã de sábado.

 

 

 

 

 

 

 

A espera pelo grupo atrasou o início oficial do evento, que teve René Rojas, presidente do Naturismo en Chile como seu principal anfitrião. René se mostrou bastante preocupado com a falta de notícias sobre o grupo.

 

Mesmo assim as atividades programadas para esta sexta-feira foram realizadas, com principal destaque para palestra do sexólogo Christian Thomas Torres, cujo tema Sexualidade e Naturismo causou debates acalorados e polêmicos.

 

No final da noite o jantar oficial cujo prato principal foi frutos do mar reuniu os participantes na tenda do camping, infelizmente não naturista, para à volta da fogueira na noite fria, cantarem e dançarem num clima de festa comum nestes tipos de encontros. A festa atravessou a madrugada e mostrou um maravilhoso entrosamento entre os brasileiros visitantes e os anfitriões chilenos, que se desdobravam para que tudo acontecesse de forma perfeita.

 

Para este sábado estão planejadas atividades lúdicas e recreativas de praia e mais uma palestra no final da tarde.

 

(enviado em 3/03/12 por Pedro Ribeiro


Começa nesta sexta-feira o IV ELAN

 

Amanhã, sexta-feira, 2 de março, começam as atividades do IV Encontro Latino Americano de Naturismo. Pela primeira vez realizado no Chile, na Playa Luna, único reduto oficial da prática naturista do país, tem como objetivo divulgar e desenvolver a filosofia nos países da América Latina, onde o Naturismo é quase inexistente.

 

O Brasil, que se destaca no cenário latino americano por ser o que apresenta maior número de entidades e lugares públicos naturistas, também deverá ser o país com maior número de representantes no Encontro. Na segunda-feira passada partiram do Sul do país ao menos duas caravanas com cerca de 16 pessoas em cada.

 

O jornal OLHO NU já está em Santiago, capital do Chile, pronto para embarcar para Horcon, localidade da Playa Luna, para fazer a cobertura do evento. Nem sempre será possível, no entanto, fazer a atualização das notícias em tempo real devido às dificuldades de conexão de rede.

 

(enviado em 1/03/12 por Pedro Ribeiro)


Programação especial durante o IV ELAN

 

Falta apenas uma semana para a realização da quarta edição do Encontro Latino Americano de Naturismo. O evento que será realizado no Chile, mais precisamente na Playa Luna, na localidade de Horcon, arredores de Viña del Mar, tem o obejtivo de divulgar e desenvolver o Naturismo nos países da América Latina.

 

Para tornar o encontro, que reunirá naturistas de vários países, ainda mais atraente uma série de atividades foram programadas, além dos tradicionais debates, palestras e assembleias: Eleição de Mister e Miss ELAN, tour ecológico em passeio a pé, jogos e atividades recreativas e competitivas, por do sol com música ao vivo, pintura corporal e os infalíveis baile e jantar comemorativos oficiais.

 

O encerramento do IV ELAN ocorrerá com meditação guiada em conexão com a Natureza, Mantra e Tambores no Jardim Secreto e finalmente um foguetório artístico.

 

As palestras terão os títulos de "La pareja y el Naturismo" (algo como "O casal e o Naturismo") ministrada pela Organizacion Vivir en Pareja (www.vivirenpareja.cl) e "El Naturismo y la sexualidad" ministrada pelo Centro de Estudios de la sexualidad (www.cesch.cl).

 

A programação ocorrerá entre os dias 2 e 4 de março próximo.

 

Mais informações: http://www.naturismo.cl/elan2012.php

 

(enviado em 22/02/12 por Naturismo en Chile)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2012
Todos os direitos reservados.