') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°130 - setembro de 2011 - Ano XII

Anuncie aqui

Img: Alex Sandro

A praia de Tambaba e seus arredores são os principais temas desta edição do jornal OLHO NU

Nos dias 10 e 11 de setembro a praia de Tambaba será palco do IV Open Surf Nu, uma já tradicional competição de surf naturista, o único do gênero no mundo. OLHO NU estará lá para fazer a cobertura completa deste evento esportivo naturista. Mas enquanto o dia não chega e as matérias não ficam prontas o seu jornal naturista mais antigo e completo do Brasil preparou uma edição especial com matérias relativas a esta joia do naturismo brasileiro: a praia de Tambaba.

Diversas entrevistas concedidas mostram um perfil da atual situação da mais antiga praia naturista do Nordeste, que andou passando por situações difíceis, que colocaram em cheque o seu futuro como área naturista. São muitas correntes, algumas até antagônicas, que entraram em choque e provocaram um terremoto, com direito a tsunamis e incêndios posteriores.

O presidente da Federação Brasileira de Naturismo, João Olavo Rosés, está na Paraíba desde o meados de julho, logo após o bem-sucedido Encontro de Dirigentes Naturistas de Massarandupió. Ele está tentando debelar o fogo e costurar alianças para que a praia de Tambaba e tudo o que ela representa para o Naturismo do Brasil não naufrague de vez. Com muita habilidade Rosés tem obtido êxito conciliando interesses políticos e econômicos que ameaçam a existência do paraíso.

Cabe salientar que todas as despesas oriundas dessa saga são custeadas do próprio bolso de Rosés, pois a FBrN não tem qualquer meio econômico de financiar nem uma simples diária em hotel de média classificação, em qualquer cidade do Brasil. E isso sempre foi assim.

Não obstante todo o esforço há infelizmente críticas destrutivas sem qualquer fundamento à atuação de Rosés à frente do Naturismo no Brasil. Muitas dessas críticas partem de "naturistas" que jamais foram a uma área de naturismo sequer, ficam apenas atrás de seus computadores chefiando seus grupos de "naturistas" virtuais, que publicam coisas e mais coisas sem qualquer critério ou discussões bem fundamentadas. Muitas até confundem a cabeça dos iniciantes que procuram informações sobre o estilo de vida naturista, com opiniões deturpadas e pessoais como se fossem verdadeiras.

Deste quadro surgem os sites oficiais, que procuram se resguardar e dar um grau de credibilidade às informações que divulgam. É o momento em que vivemos. É o momento que vive o Naturismo no Brasil.

As matérias sobre Tambaba e seus correlatos através de seus personagens  estão distribuídos em 11 cadernos inéditos:

NATEspecial - "Naturismo dentro da lei" - entrevista com o Major Alex Sandro de Souza, vice-presidente da SONATA.

NATEspecial 2 - "A Arca dos surfistas naturistas" - entrevista com Marcos Bilú, proprietário da pousada Arca do Bilú.

NATEspecial 3 - "Naturismo sob guarda da lei" - entrevista com o Cabo Muriel da CEAT.

NATEspecial 4 - "O NU de Carlos Santiago: esporte, cuidados ambientais e sociais".

NATEspecial 5 - "A força jovem no comando da SONATA" - entrevista com Daniel Santos da Silva - presidente da SONATA.

NATEspecial 6 - "Naturismo bem hospedado" - entrevista com Hildebrando Carvalho, dono da pousada Tambaba Naturista.

NATEspecial 7 - "Território índio naturista" - entrevista com Julíndio Macuxi.

NATEspecial 8 - "Paz no Conde" - entrevista com Maria Claudia, que está lançando um empreendimento residencial no município do Conde.

NATEspecial 9 - "A embaixada naturista no centro da cidade" - entrevista com José Wagner de Oliveira em seu museu etnográfico Oca de Piá Aborígene.

NATEspecial 10 - "Apoio oficial" - entrevistas com Aloísio Régis e Saulo Barreto, Prefeito e Secretário de Turismo do Conde.

NATEspecial 11 - "Paulo e as três Marias" - entrevista com Paulo Iegli, turista italiano na praia de Tambaba.

E leia também:

NATRegistro - O que os grupos naturistas prometeram realizar ou anunciaram: ANAbricó e SONATA como novo site no ar.

NATAgenda - Leia o que está sendo planejado para este mês de setembro na Praia do Pinho, no Mirante do Paraíso, no Recanto Paraíso; o IV Encontro Brasileiro de Naturismo em outubro e o verão na Praia do Pinho.

Notícias da FBrN - A FBrN está em João Pessoa para uma série de reuniões e atividades; Leia o relato completo do Encontro dos Dirigentes Naturistas em Massarandupió".

NATAssociações - Encanto de Minas; GoiasNAT; Encontro em Tambaba.

NATTurismo - Naturistas pela América Latina; Pousada em TAMBABA coloca nova oferta em Site de Compra Coletiva; Croácia: paraíso para turistas nudistas ou naturistas; Trilhas e Caminhadas Ecológicas em TAMBABA.

NATNotícias - Paraíba anuncia centro de treinamento para a Copa; Prefeito de conde apoia o Naturismo de Tambaba; FBrN certifica mais duas áreas de Naturismo na Paraíba; Museu Oca de Piá recebe certificado naturista da FBrN.

NATEsporte - Lançamento do 4º Tambaba Open de Surf Naturista; Lançamento do vídeo institucional do 4º Tambaba Open de Surf Naturista.

NATEvento - Espanhóis atravessam país a pé nus e seminus, para protestar em Madri.

Nu & Arte - Bailarinos se apresentam usando apenas sapatilha; Exposição Terra Viva; O nu de Thiago Fragoso.

De Olho na Mídia - TAM exibe 2º vídeo sobre a PB para 3 mi de passageiros durante este mês; Revista Época destaca boa fase do naturismo brasileiro.

Nudez & Sociedade - Manifestantes exigem direito de poder fazer topless nos EUA; Prédio com vista para clube naturista irrita membros; UMAS 50 PESSOAS NUAS EM WALL STREET CONTRA A FALTA DE TRANSPARÊNCIA (EUA).

Cartas dos Leitores - Parabenizações ao aniversário do jornal OLHO NU.

Boa leitura, boa reflexão e boa diversão.

Esta edição ficará no ar pelo acesso principal até 30 de setembro de 2011.
 

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.