') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°130 - setembro de 2011 - Ano XII

Anuncie aqui

Naturismo dentro da Lei

por Pedro Ribeiro*

Img: Pedro Ribeiro

O major PM Alex Sandro é naturista há 7 anos e é o atual vice-presidente da SONATA

O médico sergipano Alex Sandro Andrade de Souza é major da Polícia Militar do Estado da Paraíba. Apesar de muitos poderem pensar em que há dificuldades de ser naturista e exercer uma profissão militar, ainda mais da polícia, Alex afirma que não há nenhum empecilho de ordem legal ou moral em conciliar as duas atividades. Mas Alex não é apenas um naturista anônimo. Ele é o vice-presidente da SONATA, a Sociedade naturista de Tambaba, que tem o dever de zelar pelas normas naturistas na praia de Tambaba e, por causa do cargo que ocupa, está mais exposto à opinião pública.

Alex, 46 anos,  casado, três filhos, nasceu na cidade de Simón Dias. O médico-oficial é naturista há 7 anos e somente há quatro se tornou membro da associação da praia onde começou sua experiência naturista, levado por amigos que já frequentavam o local.

Sua identificação com o naturismo começou quando assistiu a um programa na extinta Rede Manchete de TV, onde apareceram os expoentes do naturismo brasileiro na época como Celso Rossi e Sérgio de Oliveira. A paisagem era a praia do Pinho. De então até hoje em dia, passou de um entusiasta anônimo a membro da atual diretoria eleita em março de 2011.

Sua postura militar, regime do qual faz parte há quinze anos, o ajudou a se integrar ainda mais nas normas éticas do naturismo, como também o levou a ajudar na conservação da praia e a fiscalizar as posturas definidas para a praia de Tambaba. Como vice-presidente da SONATA tem se empenhado ainda mais para melhorar a segurança e dificultar ao máximo a presença daqueles que querem ser apenas observadores ou praticantes de atos não naturistas que acabam constrangendo os frequentadores. Tem também trabalhado no sentido de melhorar a relação da Polícia Militar e de sua corporação com o Naturismo. Acredita que possa servir até como projeto piloto para outros estados essa relação desenvolvida na praia de Tambaba com a Polícia Militar.

Img: Daniel R.

Major Alex, João Olavo, presidente da FBrN, Pedro Ribeiro, jornal OLHO NU e Jaime.

Em sua relação com os outros colegas de farda, ele diz que é tranquila, mas há, do mesmo modo como no restante da sociedade, preconceitos estabelecidos, causados principalmente pelo comportamento de alguns frequentadores, que prejudicam a imagem do Naturismo perante a coletividade. No entanto ele não é o único militar que pratica a nudez do Naturismo. Existem outros oficiais de patente até mais alta do que a dele. E a gente tenta mostrar que é justamente o contrário. É um ambiente familiar e saudável.

Alex, segundo ele, só tem a agradecer ao Naturismo, que o tem melhorado muito como pessoa, por causa das relações de amizade que surgem com a prática. Sua postura de nunca ter escondido o Naturismo de ninguém, nem da família, nem dos colegas de profissão, só contribui de maneira positiva para interação das duas partes.

Conversando sobre a instituição da qual é vice-presidente ele diz que a SONATA vive um momento difícil, que está um pouco melhor após a posse da diretoria atual em março. A situação da praia e da associação estavam caóticas, com muita interferência externa da prefeitura que estava cogitando formar uma associação a seu comando, tirando da SONATA os deveres de organização, orientação e cuidados da praia. Foi após muita conversa e apoio do Coronel PM Ademar, irmão gêmeo do prefeito do Conde, que a nova diretoria conseguiu se impor.

Img: Jaime A.

O trio desfruta da belíssima paisagem de Tambaba

Há muita coisa a fazer na praia e na associação, porque durante muitos anos houve muita omissão. O resultado foi a ameaça de fechamento da praia para o Naturismo, tornar a praia privativa de resort  e impedimento de menores de idade, mesmo com os pais, de frequentarem a praia. Agora é preciso mostrar as ações cabíveis para reverter essa imagem e consolidar o Naturismo em Tambaba.

"A Associação tem que melhorar e muito a segurança e a limpeza da praia. Por causa daquela situação da prisão de um ex-diretor da SONATA, acusado de prática de pedofilia, ocorrida no ano passado, o Ministério Público da Paraíba quer impingir um TAC (Termo de ajuste de conduta), como por exemplo identificar todos os que entrarem na área naturista, restringir a entrada de menores somente na companhia dos responsáveis legais, e para estes não seria a nudez obrigatória, além de tomar as medidas policiais e jurídicas cabíveis a todos aqueles que forem flagrados em atitudes desrespeitosas às normas naturistas e legais" informa o Major.

Para as próximas semanas estão planejados alguns eventos, como o torneiro de surf, neste mês, e o aniversário de 20 anos do naturismo na praia de Tambaba, em novembro.

*pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.