') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°130 - setembro de 2011 - Ano XII

Anuncie aqui

O NU de Carlos Santiago: esporte, cuidados ambientais e sociais

por Pedro Ribeiro*

Img: Rayssa Neves

Carlos Santiago, à direita, mostra a Pedro Ribeiro os arquivos do grupo NU

O farmacêutico pessoense Carlos Santiago, 49 anos, é um dos mentores do Tambaba Open de Surf Nu, desde sua primeira edição há quatro anos.

O Naturismo surgiu na vida dele durante uma caminhada na cidade de Pirinópolis, no estado de Goiás, quando conheceu uma comunidade alternativa, esotérica, com princípios bem diferentes da sociedade "normal", na qual ele sempre teve vontade de se integrar, a Fraternidade Única.

Na recepção foi mostrada toda a infraestrutura local e uma cachoeira, usada nos momentos de lazer, onde as pessoas são convidadas a tirar a roupa para tomar banho. Carlos estava com mais dois colegas, então foi a primeira experiência com a nudez social. A partir daí começou a se interessar mais pela questão do naturismo.

Na época, 1988, ele morava em Brasília, onde conheceu outra figura marcante do naturismo da Paraíba, o Júlio Índio. Convidou então o novo amigo para conhecer João Pessoa e quando retornou para sua cidade natal teve a oportunidade de conhecer a SONATA, que estava se constituindo, juntamente com a praia naturista, e acabou tomando parte do projeto. Era 1991.

A sensação de estar em uma área naturista pela primeira vez foi indescritível e única, confessa Carlos. "Embora tivesse já a experiência anterior da nudez social, o naturismo marca muito a relação com a natureza, você sente isso no seu corpo. Passei uma semana com esta sensação formidável querendo voltar o mais rápido possível no outro final de semana".

Img: Rayssa Neves

Pedro Ribeiro, João Olavo Rosés e Carlos Santiago em Tambaba

Carlos fez parte da primeira diretoria da SONATA, responsável pela parte ambiental. No começo foram criadas comissões que eram responsáveis por alguns projetos específicos, enquanto a diretoria definitiva era criada.

o NU (Naturistas Unidos) surgiu em 2003, a partir do encontro de frequentadores de Tambaba que se reuniam para discutir o Movimento Naturista, com preocupação de difundir o Naturismo em outros recantos, em outros locais. Foi na residência do amigo Julíndio Macuxi  que o grupo foi constituído, com o nome de NUS (Naturistas Unidos e Simpatizantes), mais tarde após séries de discussões decidiram tirar o Simpatizantes do nome.

O grupo nasceu então com objetivos sócio-culturais, esportivos e conservacionistas. Ele não tem associados. É um grupo de amigos que fazem agendamento para os encontros, onde se reúnem, discutem e tentam desenvolver algumas ações. O Movimento Nu se destacou mesmo foi durante o V Encontro Brasileiro de Naturismo, em 2005, com o passeio eco-turístico pelo rio Paraíba, que teve o objetivo de mostrar as belezas do estado da Paraíba com a vivência naturista. No XXXI congresso Internacional de Naturismo o NU apresentou a primeira edição do campeonato de surf naturista, com outro foco de divulgar o Naturismo.

Na questão da conservação o Movimento Nu tem alertado, desde 2007, a comunidade naturista sobre a questão ambiental de Tambaba, provocando discussões na Assembleia Legislativa do Estado, para tirar propostas para consolidar infraestrutura para o Naturismo em Tambaba. Carlos revela muita preocupação com proposta apresentada no município para ocupação do Loteamento Barra, em Jacumã, vizinha à praia. Ele acha que se não for direcionada ao menos em parte para o naturismo neste loteamento, vai gerar pressão que poderá provocar uma diminuição da prática naturista na praia de Tambaba, ou até mesmo sua extinção.

Img: Daniel da Pousada

Carlos Santiago juntamente com os amigos (na ampliação) em frente a Pousada Tambaba Naturista

O grupo NU atualmente é composto por cerca de vinte pessoas que se reúnem constantemente no Território Macuxi, uma vez por mês, com os mais diversos motivos, quer sejam por comemorações, por discussões de planejamento de ações ou por reuniões de trabalho. Atualmente a grande discussão é a realização do projeto IV Tambaba open de surf naturista. É o único campeonato desse gênero no mundo, acredita Carlos. "No mundo existem muitas apresentações de surf nu", explica, "que juntam uma grande galera para exibição, mas com validade esportiva, valendo pontos com jurados de federação de surf avaliando, nós somos os únicos."

O surf foi escolhido como modalidade esportiva para divulgar o naturismo, porque por si só já apresenta algumas características em comum, como liberdade, interação e respeito pela natureza. Além disso serve para atrair o jovem para as áreas naturistas. Ele acha que esse objetivo vem sendo alcançado porque tem notado que o jovem tem procurado mais o Naturismo, se interessado mais, perguntado mais.

A expectativa para a edição deste ano é muito grande, pois apresentará uma competição feminina de body-boarding. Há muitos interessados que entram em contato de toda parte do Nordeste. As inscrições no entanto são feitas cerca de duas horas da competição, que é praxe desses campeonatos. Então não como precisar um número de participantes. Espera-se cerca de trinta participantes.

Para fazer parte do Naturistas Unidos é só entrar em contato pelo e-mail: . Depois ó interessado é convidado para participar de uma das reuniões mensais agendadas e conhecer o grupo no Território Macuxi para vivenciar o Naturismo. É deixado bem claro que não é uma associação, que não tem mensalidades, mas ele deverá participar das ações, como trabalho de conscientização em universidades sobre Naturismo e meioambiente, entre outros. O grupo é constantemente convidado para dar palestras na Universidade Federal da Paraíba. Lá existe uma disciplina que é proferida pelo professor José Nilton, focada na questão da história natural, que tem uma ramificação na história do naturismo, buscando na filosofia sobre que é a nudez.

Recentemente o grupo Naturistas Unidos recebeu da Federação Brasileira de Naturismo o certificado de área naturista. Carlos se sente honrado pelo NU ter sido agraciado como entidade oficial, porque acha que este ato dá reconhecimento àquilo que o grupo vem fazendo de maneira informal.

*pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.