') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°130 - setembro de 2011 - Ano XII

Anuncie aqui

A partir deste ponto, republicação e/ou atualização das notícias e informações publicadas na seção Últimas Notícias entre 2 de agosto e 2 de setembro de 2011.

Paraíba anuncia centro de treinamento para a Copa

 

O município paraibano do Conde, que abriga a praia de nudismo de Tambaba, anuncia a construção de um Centro Internacional de Treinamento Esportivo (Cite), que será instalado às margens da rodovia PB-008, no litoral sul da Paraíba próximo a Tambaba.

 

O complexo esportivo, segundo a prefeitura local, reúne todos os requisitos exigidos pela Fifa e será uma opção para seleções que forem disputar a Copa do Mundo de 2014 em Recife (a 100 quilômetros do Conde) ou em Natal (180 quilômetros).

 

O projeto, que será lançado oficialmente em setembro e está a cargo de arquiteto especializado em complexos esportivos, está orçado em R$ 1,5 milhão. Prevê três campos de futebol, centro de terapia, centro médico, área de lazer e alojamento para jogadores, entre outras facilidades.

 

(enviado em 18/08/11 por Paulo Campos)


Prefeito de conde apoia o Naturismo de Tambaba

 

O prefeito Aloísio Régis, do município do Conde, na Paraíba, concedeu hoje rápida entrevista exclusiva ao jornal OLHO NU, obtida ao acaso no aeroporto Castro Pinto, afirma que o naturismo na praia de Tambaba contará sempre com seu apoio.  Após a posse da nova diretoria da Sonata não tem ouvido nenhum tipo de reclamação sobre atitudes inadequadas na praia. Afirmou também que toda a região de Tambaba será dedicada exclusivamente ao turismo, não podendo haver nenhum tipo de residência, mas acha que haver um resort próximo não prejudicaria a praia de naturismo.

 

 

(enviado em 15/08/11 por Pedro Ribeiro)


FBrN certifica mais duas áreas de Naturismo na Paraíba

 

No sábado 13 de agosto, o presidente da Federação Brasileira de Naturismo, João Olavo Rosés, que está em trabalho oficial pelo Nordeste, entregou a mais duas instituições paraibanas os certificados de áreas naturistas, emitidos pela INF (Federação Internacional de Naturismo).

 

A pousada e restaurante Tambaba Naturista, que funciona dentro da praia de Tambaba, no município do Conde, foi a primeira do dia a ser certificada. O proprietário Hildebrando Carvalho recebeu das mãos de Rosés o documento que atesta que o empreendimento comercial segue estritamente as normas do Naturismo Brasileiro e internacional.  A pousada e restaurante estão aptos a receber naturistas do mundo inteiro com conforto e segurança.

 

A segunda visita foi para certificar a área Aldeia Macuxi como naturista. O empreendimento funciona dentro do condomínio Aldeia Flor d'água, em Gurugi, também no município do Conde. É um empreendimento de cunho ecológico, com área de camping em total contato com a natureza, com trilhas e banhos de argila e de riachos. Julíndio, o proprietário, que vive no local com sua família, recebeu o certificado das mãos de Rosés e da secretária da FBrN, Rayssa Neves, juntamente com sua esposa e o filho recém-nascido.

 

(enviado em 14/08/11 por Pedro Ribeiro)


Museu Oca de Piá recebe certificado naturista da FBrN

 

O museu etnográfico Oca de Piá Aborígene foi reconhecido como área naturista pela Federação Brasileira de Naturismo e o seu diretor José Wagner de Oliveira recebeu ontem, 12 de agosto, das mãos do presidente da FBrN João Olavo Rosés, o certificado que atesta essa ação.

 

O museu Oca de Piá está localizado no centro histórico da cidade de João Pessoa, na Paraíba. A instituição reúne diversos artefatos de origem indígena brasileira e de outras origens das Américas, além de publicações e vídeos que tratam sobre o tema.

 

O diretor José Wagner, pesquisador sobre a vida e costumes dos aborígenes, foi batizado em aldeia indígena com o nome de Potiguaçu, afirma que os indígenas brasileiros foram os primeiros naturistas, muito antes do movimento surgir na Alemanha no final do século XIX. Acredita que sua iniciativa também poderá ajudar a divulgação do Movimento Naturista fora das áreas de concentração fechadas e distantes do grandes centros.

 

O museu foi inaugurado em março deste ano. Maiores informações podem ser adquiridas no site da instituição: http://ocadepia.blogspot.com/

 

(enviado em 13/08/11 por Pedro Ribeiro)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.