') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°130 - setembro de 2011 - Ano XII

Anuncie aqui

A Arca dos surfistas naturistas

por Pedro Ribeiro*

Img: Pedro Ribeiro

Marcos Bilú é figura atuante e constante na praia de Tambaba

Próximo à praia de Tambaba há uma pousada que já virou tradição de hospedagem para alguns frequentadores da praia. Trata-se da Arca do Bilú, que há oito anos abriga muitos naturistas e surfistas. Também pudera, o seu proprietário é as duas coisas: surfista e naturista.

O natalense Marcos Bilú, 56 anos, é o dono da área construída em meio à mata de maneira harmoniosa e integrada. É um point de encontro para surfistas que frequentam também as outras praias próximas, além de Tambaba. Ele já está na Paraíba há 30 anos, mas no Conde há 12. Já trabalhou em diversas áreas, inclusive para o governo do estado, como também teve experiência com pousada em Baía Formosa, Natal, RN, o que fez com que ele sempre sonhasse em morar e ter uma outra pousada numa área, assim, com a de Tambaba, cercada de muita natureza. Há oito anos realizou seu desejo. Bilú mora juntamente com sua mulher e o filho mais novo, Dã, surfista, na propriedade. A filha mais velha, Personal Trainer formada em Educação Física é casada e não mora mais com o pai.

Img.: praiadetambaba.com.br

A Arca de Bilú é uma das mais antigas pousadas da área...

Bilú tem pensamentos esotéricos e místicos e acredita que não foi uma coincidência ele estar neste local. Ao contrário, afirma que existe todo um favorecimento do universo para que ele tenha escolhido viver em Tambaba. "É um conjunto de movimentos universais que me levaram à realização desse feito", destaca. Ele foi um dos idealizadores do campeonato de surf nu, "o único no mundo no gênero". A ideia surgiu por causa da boa ondulação que a praia naturista possui e por causa da obrigatoriedade do nu, foi só conciliar as duas vertentes. Já em sua quarta edição, Bilú gostaria que o evento se perpetuasse para levar o nome Tambaba para o mundo.

Img.: praiadetambaba.com.br

...construída em meio a vegetação com boa infraestrutura.

Antes mesmo da realização do primeiro torneio de surf nu, em 2008, durante o XXXI Congresso Internacional de Naturismo, já havia alguns adeptos que curtiam surfar de forma naturista. "Nós queremos formar uma geração de surfistas naturistas. Já temos moradores da comunidade que praticam o surf nu com a gente".

A maioria dos hóspedes da Arca do Bilú é de estrangeiros, grande parte europeus. Eles vêm procurando a praia de Tambaba e a natureza exuberante à sua volta. Quem quiser se hospedar pode procurar informações no site de Tambaba: http://www.praiadetambaba.com.br/tambaba_pousada. Tels: (83) 3298 1124 / 9929 8745 / 9972 2369. E-mail: arcadebilu@yahoo.com.br

*pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.