') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°130 - setembro de 2011 - Ano XII

Anuncie aqui

A embaixada naturista no centro da cidade

por Pedro Ribeiro*

Img: Pedro Ribeiro

José Wagner, o Potiguaçu, recebeu o Certificado de Área Naturista para o seu museu Oca de Piá Aborígene

O Museu Etnológico Oca de Piá Aborígene recebeu, no dia 12 de agosto passado, das mãos do presidente da Federação Brasileira de Naturismo, João Olavo Rosés, o certificado de área naturista 2011. O documento foi passado às mãos do diretor do museu José Wagner de Oliveira, naturista de longa data e de muitas ações neste meio.

Com vários parentes morando em uma autêntica aldeia indígena Montemó, nas proximidades de João pessoa, onde nasceu, foi batizado como Potiguaçu (camarão grandioso) em meio aos seus ancestrais, Zé sempre se destacou no meio naturista pelas suas "vestimentas" indígenas, principalmente nas ocasiões festivas.

Img: Pedro Ribeiro

 

Licenciado em Educação Física, pós-graduado em Educação na área de pedagogia humana, lecionava na Universidade Federal da Paraíba diversas disciplinas para o curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.

A ideia de organizar o museu surgiu pelo sentimento de falta de algo parecido em João pessoa, que não tem qualquer museu da área etnológica, muito menos com especialização no indígena e também por causa da necessidade de manter viva as tradições de seus ancestrais. A instituição funciona no centro histórico da cidade de João Pessoa, em sua própria casa, da qual foram destinados alguns cômodos para abrigar o acervo que colheu através das muitas viagens que fez pelo interior do Brasil e da América Latina e também que recebeu de presente de visitantes e amigos.

O museu foi fundado em março deste ano e já na ocasião recebeu a visita ilustre do compositor Vital Farias. De lá prá cá muitos visitantes oriundos de várias partes do Brasil foram conhecer a casa. O nome do museu pode ser traduzido para o português como casa de crianças ou como casa de amores. A proposta do museu é abranger todos os indígenas, não só os brasileiros mas também os de todas as Américas e África, uma visão holística.

Img: Pedro Ribeiro

A ligação que Zé Wagner faz do museu com o Naturismo é de que os indígenas brasileiros foram os primeiros naturistas de nossa terra. Pretende continuar promovendo palestras unindo essas duas vertentes nas mais diversas ocasiões e instituições, não somente no meio naturista, como também em escolas, universidades e empresas. Como instituição naturista pretende emitir os selos da INF para pessoas notáveis que frequentem o Museu.

O Museu Oca de Piá Aborígene terá uma grande responsabilidade para o Naturismo brasileiro servindo como uma espécie de embaixada do Movimento no centro de João Pessoa, onde as pessoas poderão buscar informações  e esclarecimentos.

A página na Internet é http://ocadepia.blogspot.com/

*pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.