') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°130 - setembro de 2011 - Ano XII

Anuncie aqui

Paulo e as três Marias

por Pedro Ribeiro*

Img: Arquivo JON

A praia de Tambaba no litoral da Paraíba recebe turistas naturistas do mundo inteiro

O italiano Paulo Iegli é economista em sua terra natal. No período das férias escolares europeias costuma viajar com a família para conhecer o mundo. Mas o Brasil é um de seus principais destinos, tanto que fala português com desenvoltura. Embora seja naturista na Itália, é a primeira vez que vem ao Brasil com roteiro que inclui uma praia naturista. Sua família era a única com crianças na praia de Tambaba naquele momento.

 

Paulo, a esposa funcionária pública italiana Maria, ambos com 44 anos, e as filhas Maria Beatriz e Maria Chiara, com 8 e 7 anos de idade, vieram de Roma para mais um roteiro turístico no Brasil que incluiu o Sul e o Sudeste e finalmente o Nordeste, com a praia de Tambaba no pacote. Pacote aliás desenvolvido a seu gosto pela TambabaTur, sem imposições de qualquer coisa.

 

 Na Itália a família é associada do Clube Naturista Pizzo Greco, onde no ano passado houve o Congresso Internacional de Naturismo. Pela distância de Roma ao clube do sul do país, a família vai pouco ao clube. A partir de um antigo Guia Quatro Rodas, que apresentava roteiro das melhores praias no Brasil, que incluía também as naturistas onde se encantou por Tambaba através da descrição resumida do guia. Fez pesquisa na Internet e achou a agência TambabaTur, fez contato e organizou o roteiro que incluiu alguns dias da semana na praia de naturismo oficial. Casualmente já esteve em outras praias desertas em outras ocasiões e já havia praticado nudismo no Brasil.

 

As filhas Marias foram acostumadas desde bebês com o Naturismo e acham "diferente" quando precisam colocar roupas para ir a uma praia onde precisam colocar roupas. E só agora é que estão começando a perguntar porque na outras não podem ficar também sem roupas. "Elas não perguntam por que aqui pode. Elas perguntam por que nas outras não pode", explica Paulo.

 

Gostou muito de Tambaba, mas lamenta por ter escolhido a época errada, pois pegou muita chuva em quase toda a viagem, desde que chegou ao Brasil em meados de julho (a entrevista foi feita em 13/08).

 

Paulo não permitiu fotografias.

 

Nota do redator: Enquanto eu conversava com Paulo e sua família, uma outra visitante de Tambaba, segundo ela, uma juíza ligada à Vara da Infância e da Juventude de João Pessoa, nua como as demais pessoas, protestava contra a presença das duas filhas de Paulo na praia, pois declarava achar um absurdo haver crianças na praia. A juíza não quis gravar entrevista e não disse seu nome para ao menos verificarmos a veracidade de suas funções. Foi embora logo depois. Como se vê ainda há um grande caminho a se percorrer a favor do Naturismo, que é familiar em sua essência.

 

*pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.