') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°130 - setembro de 2011 - Ano XII

Anuncie aqui

Naturismo bem hospedado

por Pedro Ribeiro*

Img: Pedro Ribeiro

Hildebrando (à direita) recebe das mãos de João Olavo o certificado de área naturista para sua pousada Tambaba Naturista

O paraense Hildebrando Carvalho, 54 anos, está a nove meses à frente da Pousada Tambaba Naturista, que funciona dentro da praia de mesmo nome. Conta que desde que reinaugurou a pousada, ela vem passando por reformas constantes, a fim de a deixar em um nível ótimo de hospedagem.

Foi formado um Coletivo das instituições comercias ligadas à praia com os moradores da região para defender os interesses de Tambaba, aumentar mais o fluxo de turistas e melhorar o atendimento a eles. O objetivo é também preservar a área como Naturista, defendendo o espaço conquistado. "Ele é um pedacinho da gente. cada um tem sua história aqui", confessa.

Fazem parte desse coletivo a Pousada Tambaba Naturista, que é dirigida por Hildebrando, a pousada Arca do Bilú, o Tambabar, os quiosques do estacionamento, o pessoal do artesanato, a pousada Colina dos Ventos e a comunidade do assentamento de Tambaba. A fundação do Coletivo foi orientada pelo presidente da Federação Brasileira de Naturismo, João Olavo Rosés, "que veio aqui em boa hora". Ele sugeriu a criação da sociedade para unir forças e defender o espaço.

"Daqui a pouco estaremos vendo o resultado. Foi dado o pontapé inicial, Foi mostrado que tudo tem que funcional com todos participando", empolga-se Hildebrando "cada um fazendo uma parte, mas todos com o mesmo objetivo".

Img: Daniel da Pousada

Hildebrando Carvalho juntamente com os amigos (na ampliação) em frente a Pousada Tambaba Naturista

Há também uma grande preocupação em proteger a APA de Tambaba, uma reserva biológica e ecológica, que está cheia de animais silvestres.

Apesar do "rigoroso" inverno paraibano deste ano, com muita chuva, não faltaram hóspedes para a pousada. Hildebrando compara com outros invernos anteriores, apesar de ter havido sol, a pousada ficava muito vazia. Acredita que esta maior ocupação deva-se ao trabalho de melhorias das instalações e de divulgação. Acredita que no inverno do próximo ano ela estará "bombando. Mas mesmo com a chuva a paz de Tambaba atrai os naturistas de verdade, aqueles que querem curtir a natureza de forma integral".

A costa do Conde ganhou um presente da FIFA por ter sido escolhida como um dos Centros Internacionais de Treinamento para a copa do Mundo de 2014, às margens da rodovia PB-08, a poucos minutos da praia de Tambaba. Corre o boato de que será o Pelé que vai inaugurar o CITE do Conde. Por conta disso Hildelbrando tem expectativa que atraia muitos naturistas do exterior, que acompanham as delegações de futebol, como seus familiares, treinadores, e os próprios jogadores em seus momentos vagos.

Hildebrando acredita que o naturismo está cada vez maior na Paraíba e que que o interesse sobre isso tem aumentado muito. As seis instituições oficiais do estado podem, segundo ele, ajudar a atrair cada vez mais membros para o Naturismo brasileiro. A variedade de instituições oficiais facilita a vida do turista que tem mais opções com áreas com características diferentes. "Isso é maravilhoso" declara empolgado.

As vantagens de ser filiado à FBrN, segundo ele, é que o associado á outra instituição poderá ter desconto nos serviços da pousada e do restaurante. Além pode-se ela mesma emitir os Cartões INF, outrora conhecidos como Passaportes Naturistas.

Img: Pedro Ribeiro

A pousada e restaurante e Tambaba Natrurista funcionam dentro da praia de Tambaba

Quanto à integração da Pousada Tambaba Naturista com a Sociedade Naturista de Tambaba, Hildebrando acredita que ela está melhorando com a nova administração. Acha que por causa das administrações anteriores muitos membros da SONATA se afastaram, inclusive da praia. Agora deve trabalhar junto com a SONATA para trazer benefícios para a praia. Somando forças para crescer e consolidar o Naturismo. Cabe à SONATA, em sua opinião, passar para os frequentadores da praia, não só ao turista, a filosofia e os preceitos e ajudar na orientação e manutenção do ambiente familiar e saudável da praia. À pousada cabe ajudar para estes objetivos se realizarem e acolher bem o turista, o visitante eventual, o frequentador assíduo e os associados. Quando estiver organizado a parceria vai ser ótima.

*pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.