') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°127 - junho de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

Img: N. Valerio

A nova diretoria da Federação Brasileira de Naturismo tem demonstrado até aqui um fôlego salutar e sem precedentes na história de nosso movimento no Brasil. Pela segunda vez no ano organizou uma caravana com o objetivo de conhecer de perto, in loco, todas as áreas naturistas filiadas no país. Do Oiapoque ao Chuí, se nestas regiões também houvessem áreas naturistas oficiais teriam sem dúvida a presença física de nosso representante máximo, imprescindível para dar apoio e fazer o Movimento Naturista se consolidar e crescer.

Parece que João Olavo Rosés, o presidente, é o homem certo no cargo certo. Tem disponibilidade de tempo para realizar este intento e, embora não seja o correto, pode custear de seu próprio bolso muitas dessas viagens. A única fonte de renda da FBrN é a venda dos selos anuais da INF-FNI pelas associações filiadas. A renda disto é ínfima não suficiente para realizar tudo que o Naturismo brasileiro precisa.

Parabéns ao presidente. Parabéns a toda nova equipe de dirigentes. É do trabalho e da dedicação que o Naturismo precisa.

No próximo mês de julho se realizará na paradisíaca praia de Massarandupió, no município de Entre Rios, próximo a Salvador, na Bahia, o quarto Encontro Brasileiro de Dirigentes Naturistas, que será transformado em um evento aberto a todos os naturistas que quiserem participar. É uma ótima oportunidade de conhecer a belíssima região baiana com suas características tão peculiares. Para se chegar até lá há pacotes turísticos organizados especialmente para a ocasião através da MDM Naturs, com saídas do Rio de Janeiro, Brasília ou São Paulo. Conheça um pouco sobre a região onde se encontra a praia e as informações do que se pode fazer quando estiver por lá. Também conheça os pacotes de viagem oferecidos. Veja tudo isso em NATEvento.

Entre outras iniciativas que têm ocorrido a favor do naturismo nos últimos meses foi a recriação do CENA - Centro de Estudos Naturistas que pretende que pretende reunir material tipo artigos, vídeos, notas em jornais, entrevistas, livros e os estudos acadêmicos e não acadêmicos sobre naturismo produzidos em nosso país. Saiba como vai funcionar e como você pode colaborar em NATEspecial.

Em NATArtigo Evandro Telles constata que o Dia Internacional do naturismo, comemorado em todo o mundo no dia 5 de junho, não tem merecido a devida divulgação nos meios naturistas. Em outras palavras, o Naturismo continua escondido fazendo a festa para poucos. Mesmo que sejamos minoritários, acha que um estilo de vida que possui valores humanos de harmonia, amizade, respeito e integrada com a natureza deveria ser divulgada em todos os meios de comunicação.

Paulo Pereira faz uma reflexão sobre o caso noticiado na imprensa geral sobre a prisão de três turistas holandeses que foram presos em Copacabana por estarem nus na praia. Por que a nudez incomoda tanto? Em NATuralmente.

Leia também nesta edição:

Cartas dos Leitores - Jorge Bandeira firma sua POSTURA DE NATURISTA AMAZÔNIDA DIANTE DA APROVAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL.

NATRegistro 2 - Todos os detalhes do encontro do Grupo Naturismo Capixaba entre os dias 20 e 23 de maio, que além da frequência habitual contou com a presença do presidente da FBrN, João Olavo e da secretária  geral Rayssa Sousa.

NATNotícias - Federação Brasileira anuncia pioneiro convênio para desenvolver o turismo naturista; Tambaba, Tabatinga e Praia do Amor serão apresentadas aos brasilienses em feira turística; Escolhido o hotel sede do VIII Encontro Brasileiro de Naturismo, em Caldas Novas; Alemanha ganha primeira trilha de caminhada para nudistas; No Sábado, 11 de Junho de 2011 será realiazada a oitava Manifestação Ciclonudista Mundial; Federação encaminha manifestação em apoio às famílias de Tambaba; Colina do sol pede desfiliação da FBrN; Paulo Pereira recebe o presidente da FBrN em sua casa; INF-FNI divulga a criação do Dia Mundial do Naturismo.

Notícias da FBrN - Acompanhe todas as visitas realizadas pela Caravana da FBrN durante o mês de maio: Naturismo Capixaba; Nomeação de novos integrantes para a diretoria; Rincão se refilia à FBrN; Recanto Paraíso se refilia à Federação; Participa da Assembleia da ANAbricó; Jornal OLHO NU recebe certificado Naturista da FBrN.

NATInternacional - Quinze Milhões de Euros para investir no turismo Naturista Português vai criar cento e setenta novos postos de trabalho; Festival de Roskilde, o maior evento musical ao ar livre no norte da Europa; Inauguração de Centro Naturista em Alicante, na Espanha.

NATCuriosidades - Nem fraldas de pano! O papo agora é naturismo. Mãe abandona as fraldas de seu bebê e decide que é melhor que ele viva naturalmente.

Nu & Arte - Conheça o trabalho de Daniel Pedrogam - O fotógrafo de almas e sentimentos.

NATLuta - Resort Nudista da Florida decidiu atrair mais pessoas jovens para que o Naturismo tenha continuidade.

NATLuta 2 - O Graúna marcou presença na Faculdade Martha Falcão. Jorge Bandeira e Mário Orestes, que inclusive é ex-aluno da faculdade, falaram sobre os mais diversos aspectos que envolvem o naturismo.

NATMídia - O Blog do JC entrevista Maria Luzia de Almeida, a única mulher que foi presidente da Federação brasileira de Naturismo até hoje.

De Olho na Mídia Internacional - Repórter da revista portuguesa Sábado descreve sua experiência ao visitar um parque de campismo, no Algarve.

Nu em Notícia - Agora é prá valer: Barcelona cria lei que proíbe nudez em público e roupas "inapropriadas"; Três holandeses são detidos no Rio por andar pelados em Copacabana; Chinês arrasta o filho pelado por ruas como punição por desobediência.

NATQuestão - No seguimento das notícias que foram veiculadas nestes dias sobre a proibição da nudez ou da utilização de biquíni ou roupa de banho nas ruas de Barcelona, foi-nos colocado por nós, a seguinte questão: Seríamos nós capazes de andar nus pelas ruas, se tal nos fosse permitido? Teríamos coragem para tal feito?

NATTurismo - É verão na Europa. Tenha um guia completo para o Resort Naturista Cap D'Agde na França.

NATRegistro - O registro das atividades naturistas no mês de maio passado: Encontro naturista no Goiasnat dias 28 e 29 de maio de 2011; Programação Clube Naturista Colina do Sol - Maio/2011; Final de semana italiano no Mirante do Paraíso; Preoarativos para receber a FBrN no Sítio em Buenos Aires, Guarapari, ES.

Praia de Massarandupió - BA

NATAgenda - SONATA e ANAbricó festejarão o Dia Mundial do Naturismo no dia 5 de junho; Aniversariantes do mês de junho da ANAbricó transferida para 4 de junho; Primeiro final de semana de junho é naturista no Recanto Paraíso; Vem aí a Festa Junina do Recanto Paraíso; Prepare-se para o IV Encontro dos Dirigentes Naturistas, em julho, em Massarandupió.

De Olho na Mídia - Rede Record realiza reportagem especial em Tambaba; "A Liga" exibe programa que enfoca o naturismo; DOCUMENTÁRIO SOBRE A NUDEZ NA NATGEO TV.

E muito mais nesta edição com 29 cadernos: Nu & Protesto; Nudez & Sociedade; NATDicas; NATEsporte; NATHomenagem e NATSaúde

Boa leitura, boa reflexão e boa diversão.

Esta edição ficará no ar pelo acesso principal até 3 de julho de 2011.
 

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.