') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°127 - junho de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

Naturalmente

Por Paulo Pereira*

Chegamos ao meio do ano de 2011, inverno, dias mais curtos e mais frios, possivelmente convidativos à reflexão. Mas a questão é antiga, até meio cansativa, pois sexo e nudez, infelizmente, permanecem como tabus para muitos, talvez para a maioria. Há uma tempestade de informações, mas falta o sol do conhecimento. Em pleno século XXI, sombras medievais lutam, densas, contra as luzes da verdade, da ciência, do viver pleno. Nos pequenos, ou grandes, exemplos do dia-a-dia, encontramos evidências da ignorância, do falso pudor e das intolerâncias cheias de culpas, de desejos reprimidos, de crendices desgastadas.

A propósito, o jornal "O Globo", em 18/05/2011, registrou um acontecimento quase banal, numa praia da zona sul do Rio. Três visitantes holandeses, médicos, foram detidos por volta das 7 horas, por estarem mergulhando nus, em Copacabana... Depois de uma noitada, foi afirmado que eles decidiram dar um mergulho, mesmo chovendo... Moradores viram e chamaram a polícia! E os holandeses provavelmente serão chamados, dizia a nota do jornal, para esclarecimentos, devendo ser condenados a penas alternativas... Se não fosse prosaico e ridículo, seria até engraçado, mas tudo por causa de uma nudez eventual em meio às águas de Copacabana, num horário sem grande movimento.

Dizer o quê? Prisão e penas alternativas para os "nudistas" por acaso, enquanto a violência ataca os cidadãos cariocas todos os dias. Até quando? Veículos roubados, arrastões, saidinhas de banco, assaltos a residências e pedestres, assassinatos, etc, mas há quem chame a polícia para prender três homens nus na água do mar gelado. Retrato de uma sociedade alienada, enferma, pudica sem porquê, hipócrita, infeliz. A nudez é caso de polícia? Até quando vamos dar voz aos preconceitos e à ignorância, aos pudores rançosos dos sacripantas e à caça às bruxas de uma "inquisição" míope?

Eis a boa reflexão para esse inverno: por que a nudez ainda incomoda tanto? Alguém já nasceu vestido? A natureza é imoral? Sexo é sinônimo de vergonha, e deve ser tratado pelo código penal? De fato, o ser humano cospe na sua própria essência, mas fala bonito sobre meio ambiente, pensando que ciência é puro modismo, conveniente sempre que disponível para "justificar" privilégios...

"Bebedeira de Noé"  -

Michelangelo Buonarroti

Está na hora de acordar para a realidade objetiva, nua e crua. Os desejos reprimidos são a grande causa de muitas das enfermidades, sociais e mesmo físicas, ou psico-físicas, pois os consultórios estão sempre cheios, cheios de pudicos vestidos, mascarados, sofridos. Todos os intolerantes e todos os pudicos, vale dizer todos os hipócritas, também nasceram nus, foram concebidos através do sexo, por suposto, e, mais tarde, depois de mortos, estarão mais despidos do que nunca, porque nus até os ossos, ou até as cinzas dispersas pelo vento... Os pudicos intolerantes, sobretudo, não vivem: apenas suportam a si mesmos...

*Paulo Pereira.

Biólogo, escritor,

fundador da A.N.B. (1968-69) e

ex-presidente da Rio-Nat.

 

(enviado em 29/05/11)

NOTA DO EDITOR: A trilogia naturista de Paulo Pereira vai ser completada brevemente (junto com "Corpos Nus" e "Naturalmente") em agosto de 2011, com o lançamento de mais um livro de sua autoria.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.