') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°127 - junho de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

CRIAÇÃO DO CENA - CENTRO DE ESTUDOS NATURISTAS

Sob incentivo de Paulo Pereira, EVANDRO TELLES, presidente da associação Naturistas Capixabas, teve a iniciativa e a Federação Brasileira de Naturismo, representada por seu presidente João Olavo Rosés, encampou: reativar o CENA, órgão que pretende reunir material tipo artigos, vídeos, notas em jornais, entrevistas, livros e os estudos acadêmicos e não acadêmicos sobre naturismo produzidos em nosso país.

Evandro adquiriu o recém-lançado do livro "A Verdadeira Luz Del Fuego" de Thiago Menezes, realizado em São Paulo no dia 19/05/11. Em breve ele divulgará a relação de todo o material disponível para todos os Dirigentes de área naturista.

Em muitos diálogos que teve com Paulo Pereira sentiram que ainda existe falta de informação da cultura histórico-filosófica. Alguns textos com conceitos distorcidos e uma história esquecida. Em contato com o Edson Medeiros ele sugeriu utilizar o mesmo nome CENA - Centro de Estudos Naturistas. No início ainda pouco resistente por causa de suas atividades profissionais, mesmo assim resolveu aceitar a ideia e o desafio.

Recebeu alguns textos escritos por Edson Medeiros, publicados inclusive no blog www.evandrotelles.blogspot.com e o Jorge Bandeira, diretor de comunicação do Graúna,  enviou o livro "Verdades Nuas" transcrito e revisado para ortografia atual e está enviando vídeo de sua palestra na Faculdade Martha Falcão. Norberto, um integrante do Grupo Naturismo Capixaba, revela Evandro, fez uma entrevista em Cachoeiro de Itapemirim com uma pessoa que trabalhou para a família Vivacqua e não tinha a mínima ideia da personalidade de Luz Del Fuego. Filmou inclusive o lugar onde existia uma empresa da família, uma revendedora dos carros Ford.

Todos podem colaborar. Um artigo publicado, uma reportagem no jornal impresso ou televisivo, um dvd dos encontros nos seus respectivos grupos, uma pesquisa. O que tiver disponível pode ser enviado para o seu e-mail (evandro.telles@terra.com.br) ou pelo correio.

Ele quer voltar na cidade para tomar outros depoimentos de pessoas que conheceram a família Vivacqua. "Isso é história esquecida e desconhecida por muitos e para nós naturistas de extrema importância" declara.

O projeto inicial tem por objetivo criar uma fonte de pesquisas, como uma biblioteca. Penso que deveríamos criar um site específico só para disponibilizar para todos que quisessem conhecer o desenvolvimento do Naturismo e sua história, mas algumas pessoas são contrárias à essa ideia, então a melhor decisão deve ser democrática, sem atitudes isoladas.

Edson Medeiros ainda hoje tem participado enviando textos por ele escritos. Se colocou à disposição para qualquer orientação necessária. Na próxima viagem que eu fizer a São Paulo, diz Evandro, faz questão de conhecê-lo pessoalmente: "temos que procurar pessoas que fizeram parte da história do Naturismo e, se possível, ficar bem quieto para poder aprender o que elas têm para nos ensinar". 

Abaixo apresentamos a ideia original lançada em 1990, por Edson Medeiros, com manifesto na revista NATURIS.

“Às vezes despidos, às vezes loucos,

ora sábios, ora como parvos.

Assim surgem na Terra os homens livres!”

Poema Hindu.

Nasceu o CENA. Os naturistas, irmanados, saúdam esta criança que há longo tempo estava em gestação.

Em verdade, o “Centro de Estudos Naturistas e de Novas Vivências” vem coroar todos os nossos esforços em prol de um naturismo maduro, sadio e qualitativamente superior.

O CENA nasce livre. Será um espaço cultural onde todos os naturistas, livremente, poderão se manifestar. Sem discriminação etária, religiosa, racial, política, sexual e outras; sem autoritarismos ou imposição de idéias; sem “gurus”, dogmas ou tendências sectárias. Assim será o CENA. Um espaço aberto, onde os naturistas, livremente e como iguais, cultivando o respeito ao próximo e com espírito fraterno se reunirão para, em comum, repensarem o naturismo e analisarem as suas potencialidades.

O que se pretende é conscientizar as pessoas, mostrar-lhes que o naturismo é algo maior, que pode mudar radicalmente as nossas vidas. É mostrar-lhes que ser naturista é tornar-se mais receptivo, mais feliz, mais predisposto reflexionar sobre os valores que norteiam a nossa existência.

Ser naturista é tornar-se mais gentilmente amoroso.

Em síntese, entendemos que a partir do “insight” naturista, a partir do momento em que você rompe esse imenso tabu que é a nudez, o seu corpo abre-se para o infinito, possibilitando novos “insights” e novas vivências.

O CENA nasce com essa vocação libertária. Deseja congregar pessoas livres e predispostas ao diálogo franco e espontâneo, à troca de experiências, ao mútuo enriquecimento interior, à solidariedade e à união.
Os seus objetivos básicos são:

a) A auto-realização das pessoas e o desenvolvimento
das suas potencialidades criadoras.

b) A conscientização do nosso papel no mundo- a
práxis humana.

c) O reencontro do homem com a vida.

d) Criarmos uma autêntica e saudável vivência
naturista.

Para tanto, o CENA promoverá palestras, seminários, reuniões informais, debates. Também serão desenvolvidos trabalhos ligados à área das terapias corporais.. Tudo visando a um único fim- aproximar as pessoas, dar uma nova dimensão aos relacionamentos humanos, criar uma vivência qualitativamente superior.

Desde já contamos com a sua colaboração. Mande-nos sugestões, artigos, opiniões. Todos podem colaborar. Como diz Mac Luhan:

“Não há passageiros na espaçonave Terra. Todos são tripulação”.

A partir desta edição, o CENA sempre estará em contato com vocês através de uma coluna especial na “Pinho É”.
Saudações naturistas.

Edson Medeiros.

In: “Pinho É”, no 12, pág. 21. Julho/Agosto-1990.

Escreva para Evandro Telles:evandro.telles@terra.com.br

(enviado em 2/05/11 por Peladistas Unidos)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.