') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°127 - junho de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

A partir deste ponto, republicação e/ou atualização das notícias e informações publicadas na seção Últimas Notícias entre 3 de maio e 2 de junho de 2011

 

No Rio de Janeiro.

 

(enviado em12/05/11 por Mauro Martins)


Lançamento do livro "A Verdadeira Luz del Fuego", de Thiago de Menezes

 

O legado da vedete, bailarina, naturista e feminista brasileira Luz del Fuego, nome artístico de Dora Vivacqua (1917 - 1967), foi a organização do naturismo brasileiro e a influência no movimento feminista brasileiro, que deve muito a esta mulher de garra que já na década de 1950 lutava pela liberdade feminina.

O autor ao enfocar um pouco de sua trajetória artística, acrescenta aos capítulos, alguns trechos do Livro escrito por Luz del Fuego, de nome “A VERDADE NUA”, cuja segunda edição, publicada em 1950, no Rio de Janeiro continha esplendidas fotos da vedete, além de eternizar seu pensamentos, que pode parecer para muitos, utópicos e românticos. Mas, alguns deles a colocam em choque frontal com as atuais bandeiras de luta da filosofia do movimento Naturista, do qual foi ela sem dúvida a grande precursora no Brasil. Lendo, podemos observar que o pensamento de Luz del Fuego era demais vertiginoso à sua época, por vezes exagerado, como no caso das 120 mordidas de cobra que ela afirmava ter recebido num curto período de tempo. Porém era um pensamento autêntico, gerido por uma artista que estava muito além de seu tempo.

 

Thiago de Menezes é um jovem escritor e jornalista paulista que tem muita intimidade com o show business, tendo começado cedo, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em um programa chamado “Madrugada Nacional”. Não pára mais: é musicista e ator profissional, tendo trabalhado na extinta TV Manchete; jornalista que entrevistou pessoas muito ligadas às Letras e às Artes-e jamais considerou diferenças de idade ou preconceitos sociais em suas aproximações e amizades. Ele preside a Federação das Academias de Letras e Artes de São Paulo – FALASP, vive intensamente, tem um olhar especial sobre o feminino, por admirar sobremaneira as mulheres que romperam com as limitações de gênero.

 

O lançamento da obra  será no dia 19 de maio de 2011, quinta-feira, às 18 h30 na livraria Martins Fontes - Unidade Paulista, na Av. Paulista, 509, São Paulo - SP. (clique sobre a imagem para ver o convite)

 

(enviado em 12/05/11 por Doni Sacramento)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.