Jornal Olho nu - edição N°127 - junho de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

A partir deste ponto, republicação e/ou atualização das notícias e informações publicadas na seção Últimas Notícias entre 3 de maio e 2 de junho de 2011

ENTREVISTA DE MAIO COM MARIA LUZIA

 

O BLOG do JC anuncia a amiga Maria Luzia de Almeida como a entrevistada do mês. Inicialmente ela se apresenta e depois, com inteligência, profundidade e honestidade, responde a várias perguntas.

 

Delicie-ser com esta bela entrevista. A foto foi enviada pela entrevistada.

 

APRESENTAÇÃO

1. Nome completo.

Maria Luzia A. de Almeida

 

2.Onde nasceu?

Sou da terra natal da madrinha do Naturismo brasileiro, Dora Vivacqua, a Luz del Fuego, e nascemos em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. Sem nenhuma modéstia - rsrssrsr - dizemos que "cachoeirenses não nascem, estreiam". Porém, acabo de descobrir que Cachoeiro de Itapemirim é "um bairro um pouco distante do Centro do Rio de Janeiro", onde foram morar seus filhos ilustres, Roberto Carlos , Rubem Braga, Sérgio Sampaio, Carlos Imperial, Dora Vivacqua.

 

3.Idade(opcional) - dia 20 de maio próximo completo 56 anos, sou taurina de 20/05/1955.

 

4.Estado civil(opcional) - casada com Gilson Ribeiro, desde 05 de novembro de 1977. Quantos anos? Chiii ....vamos completar 34 anos de casados, mas entre namoro e noivado lá se vão....40 anos! Uau...parece que foi ontem!

 

5.Filhos?(opcional) - dois - Leticia e Lucas

 

6.Primeira vez no naturismo oficial. Somente onde e quando(o como só depois). Praia do Pinho - verão de 1990 - hospedada no Paraíso da Tartaruga, estreiando a primeira cabana do clube que Celso Rossi acabava de construir.

 

7.Profissão(opcional). Durante muitos anos como Assessora Comercial e Executiva em empresas de Comunicação, Rádio, Jornal e Tv. Atualmente, comerciante sócia-proprietária da Sutille Lingerie. Sim, vendo roupas íntimas para os naturistas!

 

8.Além do naturismo o que muito lhe agrada fazer? Amo cozinhar e curtir os familiares e amigos em torno de uma deliciosa refeição. Sou taurina e gourmant, sei fazer e adoro comer! Também sou festeira, gosto de preparar e, se pudesse, a vida seria uma festa, sempre. Também gosto de trabalhos manuais, ler, escrever. Moro pertinho da praia, em Vitória, ES, que é o programa favorito de fim de semana, além de passeios com o Toy, nosso pequenino de 14 anos. Pena que nesta praia não se permite a prática naturista. Quem sabe um dia?

 

9.Um grande sonho. São muito os sonhos: a Lei Gabeira, que estacionou; mais áreas oficiais naturistas de norte a sul do Brasil. Porém, o GRANDE SONHO de um naturista é poder morar numa área naturista, ao estilo da Vila Naturista Colina do Sol que conhecemos em março de 2010, no ELAN, quando voltamos maravilhados com a infra-estrutura que implantaram. Atualmente, sou Conselheira do Grupo Naturismo Capixaba, um projeto recente, reunindo os naturistas num sítio, na região serrana do balneário de Guarapari, a menos de 50 km de Vitória, ES. No momento, junto com o Grupo e o presidente Evandro, sonhamos na aquisição de uma área própria para num futuro, talvez bem próximo, praticarmos o Naturismo com mais frequência permitindo contatos mais permanentes com os amigos e com a natureza, ao natural. Mas outros sonhos estão animando o Grupo, e a criação de um Museu Luz del Fuego está na pauta do dia. O CENA - Centro de Estudos Naturistas também está sendo retomado e estamos nos engajando para reativar o projeto. São sonhos que vamos concretizando juntos com os amigos porque Naturismo não se pratica sozinho, encontrando na nudez em grupo o respeito a tudo e a todos.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

1.O Grupo Naturismo Capixaba vai receber uma comitiva da Federação Brasileira de Naturismo, a FBrN. Como estão os preparativos?

 

Será uma grande alegria receber João Olavo e Rayssa e estamos preparando esse encontro com muito carinho. O Grupo Naturismo Capixaba está sendo formado por pessoas muito amigas e entusiasmadas; já montamos uma programação para um fim de semana esticado, de 20/05 a 23/05/2011, com brincadeiras, sorteios e passeios; dia 23 será feriado na Grande Vitória, em comemoração ao aniversário da Colonização do Solo Espiritossantense, então, quem desejar, poderá aproveitar mais esse dia no sítio em contato com a natureza. Uma pauta de Reunião foi agendada sobre pontos comuns ao Naturismo brasileiro: o Museu Luz Del Fuego, a retomada do projeto CENA – Centro de Estudos Naturistas.

 

2.Quais suas expectativas para o mandato da nova diretoria da federação, com João Olavo(Presidente) e Marcelo Pacheco(vice)?

 

Eu e Gilson demos nosso apoio pessoal, em sintonia com o Grupo Naturismo Capixaba, para a candidatura de João Olavo e Marcelo Pacheco. Tivemos o prazer de conhecer João Olavo na Colina do Sol, no ELAN em 2010, e muito nos impressionou sua simpatia e cultura, estando envolvido ativamente na organização do evento. Com a apresentação de sua formação, aumentou nossa confiança entendendo que a FBrN será muito bem administrada e avançaremos em pontos estratégicos, principalmente, fortificando para que as áreas e entidades naturistas possam ter foco nos mesmos objetivos e ser uníssonas, contribuindo para tal as viagens da Caravana FBrN. Importante ressaltar que João Olavo terá Marcelo Pacheco na Vice-Presidência, cujo trabalho no portal e revista Brasil Naturista já conhecemos de longa data e avalizamos.

 

3.Você já presidiu a FBrN e bem sabe quantos desafios enfrentam as pessoas que assumem a direção de uma federação de naturismo...alguma dica para João e Marcelo?

 

São épocas diferentes de mandatos. Quando assumi a FBrN, em 2001, ainda era FBN, foram outros tempos e a Internet não chegava aos brasileiros, dificultando a comunicação com as áreas naturistas. Naquela ocasião, Celso Rossi se dedicava à Colina do Sol e contava com a ajuda do querido amigo Sérgio de Oliveira, recentemente falecido, para gerenciar a federação. Porém, as áreas naturistas não estavam filiadas, poucas entendiam a sua finalidade e não havia disponibilidade financeira, tornando-a inoperante. Durante os meus 2 anos de mandato, junto com o vice-presidente, Márcio Braga, conseguimos organizar dois eventos no Recanto Paraíso, Piraí, RJ, com a presença de quase todos os representantes de áreas naturistas, quando surgiu um novo nome para presidir a FBrN, Elias Alves Pereira, do Planat. Elias revolucionou o Naturismo brasileiro elevando o nome do Brasil para todos os cantos do planeta, culminando com o CONGRESS, na Praia de Tambaba. Os dois anos de presidência de José Antônio Tannús completaram um primoroso trabalho ante nossa FBrN, o que muito contribuirá para a gestão de João Olavo e Marcelo, que por serem naturistas participantes de todas as decisões do Naturismo brasileiro, conhecem a nossa realidade fortalecendo uma gestão de sucesso.

 

4.O que foi mais difícil para você, tirar a roupa pela primeira vez ou comandar a federação? Aproveite e conte como foi essa primeira vez...

 

Com toda certeza, foi tirar a roupa pela primeira vez em público, na Praia do Pinho! Enquanto Gilson, imediatamente, ficou totalmente à vontade sentado em sua cadeira de praia, eu não decidia se desarrumava as malas (sim, levei um monte de roupas para a praia de nudismo!), se tomava um banho, arrumava a cabana. Lembro-me que balbuciei: -não vai dar certo! Enquanto o tempo passava, uma garotinha muito magrinha e sem roupas, chamada Sarah, com 9 aninhos, enroscou-se em minhas pernas e perguntou: -tia, você não vai tirar a roupa? Percebi naquele momento, naquela criança, a pureza de sua nudez e, num único gesto, tirei a roupa. Lógico que não foi fácil, mas jamais poderia imaginar que 4 anos depois ajudaria a fundar uma praia de Naturismo, a Praia de Barra Seca e que, sequer, presidiria a FBrN. Gostaria muito de rever e saber notícias de Sarah Rolin, que morava em Porto Alegre, RS, hoje devendo ter 30 anos. Ela não sabe a revolução que provocou em minha vida! E vou aproveitar para confessar, e pedir perdão a Sarah, por ter deixado de presente, ao irmos embora da AAPP, um "monte" de pacotes de biscoitos e outras guloseimas sendo ela totalmente naturalista, pois seus pais possuíam uma loja de produtos naturais e eram adeptos convictos. Mas naquela época eu ainda não tinha consciência naturista, por isto acho que mereço o perdão.

 

5.Você, Gilson, Evandro, Márcio e Ormindo, são referências do Naturismo no Espírito Santo...há outras pessoas que aí se destacam e o Brasil que vivencia o Naturismo ainda não conhece?

 

Sim, o amigo Léo, Leonardo S. de Miranda, professor, jovem, solteiro, Conselheiro do Grupo Naturismo Capixaba muito tem contribuindo para o crescimento do Grupo, desmitificando o eterno problema de homens desacompanhados nas áreas naturistas. Ricardo Carvalho, presente do Planat para o ES, e agora vice-presidente do Grupo. A Romilda, esposa do Evandro, que está vencendo barreiras pessoais, sendo hoje uma maravilhosa amiga e companheira no Grupo. Na NatES, uma super força feminina, a batalhadora Malu Vitorassi, que inclusive já foi capa da revista BN. Os naturistas, donos da Pousada Lua Nua, Eneide e Marcos, chegaram para somar e hospedam os naturistas com muito carinho na Barra Seca. Porém, um naturista na alma, Fábio Gama, que não tira a roupa, proprietário de outra pousada próximo à praia, Pousada Urussuquara, foi o articulador da criação da Praia Naturista de Barra Seca, é o atual assessor do prefeito do município de Linhares sendo também o presidente regional do PV - Partido Verde. Ao Fabinho a nossa eterna gratidão.

 

6.Aqui pelo BLOg do JC tenho divulgado encontros entre Naturismo Capixaba e NATES( amigos da praia de Barra Seca)...está mesmo acontecendo um trabalho conjunto? Tudo tranqüilo ou alguns “gargalos” ainda precisam ser trabalhados?
Já faz bastante tempo que não mais administramos a praia, por isto, talvez algumas pessoas acreditem na formação de um grupo distinto, mas temos feito a nossa parte sempre orientando os interessados na prática naturista informando sobre a Praia de Barra Seca e áreas naturistas brasileiras. O presidente Evandro vem orientando que o Naturismo não permite separatismos, não permite egocentrismos e todos saem ganhando com a possibilidade de idas à praia, ao sítio e outros encontros. No Grupo, temos a preocupação de ensinar aos novatos a filosofia naturista, explicando sobre ética, comportamento, amizade, companheirismo, solidariedade porque atrás de nossa nudez existe um significado maior, um compromisso com a Vida.

 

7.O Grupo Naturismo Capixaba participará do IV EDN – Encontro de Dirigentes Naturistas na praia de Massarandupió, na Bahia de 14 a 17 de julho próximo? Estamos avaliando com o Grupo a possibilidade da participação nesse evento porque o presidente Evandro terá na mesma data um casamento de um sobrinho.

 

8.Outro dia, aqui pela NET, o amigo Pedro Ribeiro, liderança naturista do Rio de Janeiro, demonstrava enorme preocupação com pessoas que ligam naturismo com pornografia, principalmente em áreas públicas, sem segurança para pessoas sérias que praticam naturismo...por favor, qual é o seu posicionamento quanto a este quadro?

 

Jamais me esquecerei do conselho que recebemos de Sérgio de Oliveira, no dia em que inauguramos a Barra Seca, tendo nos ensinado que: "o segredo está em nunca cansar ou desistir de ensinar a filosofia naturista". No Grupo Naturismo Capixaba temos por hábito, em todas as reuniões, o momento "Palavra do Presidente" que após ler um texto a ser discutido com os naturistas, distribui uma cópia para todos, levando assim conhecimento e consciência da prática naturista. Ato que deveria ser copiado, inclusive nas praias, ensinando também a necessidade de engajamento dos naturistas.

 

9.Há quem não goste de definir o que é um verdadeiro naturista...você também é assim ou existem, sim, algumas características básicas em quem vivencia tal filosofia?

 

O presidente Evandro vem ratificando o conceito de que o índio não é um Naturista porque a sua nudez é natural. Para nós que estamos praticando um processo inverso, das roupas à nudez, temos que entender o que é ser Naturista, sendo um conjunto de ações que encontra apoio na nudez para uma filosofia de vida. Então, um nudista não faz um Naturista.

 

10.No Grupo Naturismo Capixaba, quais os pontos positivos mais percebidos por você?

 

Notadamente, a aceitação ampla e irrestrita de qualquer pessoa que deseja praticar o Naturismo, de qualquer estado civil, sexo, idade, religião, etc, respeitando as normas de convivência. Apenas fazemos um equilíbrio entre a quantidade de gêneros por encontros, e aos poucos vamos apresentando os interessados ao Grupo. Também não exigimos que as esposas tirem a roupa para não dividirmos casais e para não repetirmos os mesmos errros da sociedade com imposições de comportamento.

 

11.Você tem um grande potencial para novamente fazer parte da direção da FBrN...e aí, eu estou certo?

 

Creio que já dei minha contribuição junto com Gilson, que sempre foi um parceiro que ficou escondido atrás dos bastidores, por isto, muitos não sabem da importância dele no meu processo de aprendizagem da filosofia naturista. Outros estão chegando com novas idéias e muita disposição.

 

12.De Norte Ao Sul do Brasil, por gentileza, ao longo da história, lembre de alguns ótimos exemplos em favor de nosso naturismo...

 

Não posso deixar de reverenciar Dora Vivacqua, Luz del Fuego, a precursora do Naturismo no Brasil. Que missão difícil encontrar nomes entre tantos! Sou encantada com o Jorge Bandeira e o trabalho do Graúna, que praticam ações em diversos campos, ambiental, das artes, espiritual. Também o projeto da Aldeia Flor D'Água, próximo à Praia de Tambaba, com o Julíndio à frente da área naturista, é um exemplo de consciência e preservação ambiental. Pedro Ribeiro, incansável na luta pelo Naturismo oficial. O Mestre, Celso Rossi, que venceu divisas e fronteiras, sendo determinante para que hoje tenhamos o Naturismo sendo praticado em todo o Brasil; a Vila Naturista Colina do Sol é um legado que muito nos orgulha. O meu querido amigo Sérgio de Oliveira, que Deus levou recentemente, com quem mantive muitas e longas horas de bate-papos. Paulo Pereira, naturista que frequentou a Ilha do Sol, com minha conterrânea Dora Vivacqua, Luz de Fuego, e que ainda muito nos ensina sobre o Naturismo em seus livros "Corpos Nus" e "Naturalmente". Márcio Braga que jamais se rendeu às dificuldades e tornou-se o ''guardião da Barra Seca", segundo as belas palavras da amiga Glacy Moraes. Renata Freire vem se destacando à frente do NIP e ainda queremos vê-la, quem sabe, presidindo a nossa federação. Recentemente, Evandro Telles que lançou o livro "Verdades que as roupas escondem" contribuindo para uma edição de coletânea de artigos naturistas, realizando um primoroso trabalho junto aos naturistas capixabas e brasileiros, com muito amor e dedicação. Uma perda inesquecível, Miriam Di Dio, com quem confidenciei muitas estórias e histórias, ficando uma saudosa lembrança de nosso encontro na Colina do Sol, de nossas longas conversas e preocupações com a FBrN e o Naturismo brasileiro. Da turma mais novinha, na idade, a bela Carina e Marcelo Pacheco , Giulliano, Diogo, Guilherme. Elias Alves e José Antônio Tannús, com licença a todos os amigos, são hours concours, e muito especiais para o Naturismo brasileiro.

 

13.Acredite, muita gente vai acompanhar cada uma de suas palavras durante um bom tempo...este BLOG é modesto, mas, antes de completar um ano, logo chegará a 130 mil acessos de páginas...é para essas pessoas que solicito que você deixe uma bela mensagem.

 

Parabéns, amigo João Carlos, pela iniciativa do Blog que é uma excelente vitrine do Naturismo brasileiro. Praticante do Naturismo oficial há 21 anos, tenho a convicção da transformação que sofremos ao abraçar plenamente a filosofia naturista para nossas vidas. Mas somente vivenciando a nudez em grupo, momento em que todos os seres tornam-se iguais perante o Criador, podemos avaliar os reais valores da vida, porque nus somos Criaturas sem distinção. Essa consciência nos leva a outros caminhos, talvez nunca antes percorridos, entendendo que podemos fazer tudo diferente.

 

Maria Luzia, gratíssimo pela entrevista. Fique com Deus e muita luz em sua vida, de sua família e de todos(as) os(as) naturistas do Espírito Santo.
--

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo. E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia. E se não ousarmos fazê-la teremos ficado para sempre à margem de nós mesmos. (Fernando Pessoa)

 

Postado por João Carlos de Souza na Quinta-feira, Maio 05, 2011

http://jcnaturista.blogspot.com/ 

 

(enviado em 8/05/11 por Pedro Ribeiro)


Informativo de maio do Graúna no ar

 

 

 

 

Clique para ler a última edição do boletim mensal do Grupo Amazônico União Naturista.

 

 

 

(enviado em 7/05/11 por Jorge Bandeira)

 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.