') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°127 - junho de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

ENCONTRO DO GRUPO NATURISMO CAPIXABA

por Evandro Telles*

Local: Sítio São João – Buenos Aires - Guarapari - de 20 a 23/05/11

PARTICIPANTES DO ENCONTRO

Adalberto, Ana Cristina, Carlos Menezes, Ernane, Evandro, Gabriel, Gilson, Gilvan, Karmen, Leonardo, Luiz D.,Maria, Maria Luzia, Norberto, Ricardo, Romilda e Sonia.

VISITANTES

Adriano,Ana Aparecida, Carolina, Ceir, Fernando, João Olavo, José Geraldo, Luciene, Luiz Cláudio, Marcio Braga, Marisa, Ormindo Afonso, Rayssa, Rita e um casal convidado por José Geraldo.

Dessa vez nosso encontro foi marcado pela presença do Presidente da FBrN João Olavo e da Secretária Rayssa. Chegaram no Sábado 21/05/11 às 7:30 hs e estavam sendo aguardados por Ana Cristina, Gilson, Gilvan e Maria Luzia., e se dirigiram diretamente ao Sítio São João onde o Ernane, Evandro, Fernando, Karmen, Ceir, Norberto e Romilda já esperavam a chegada deles.

Um rápido café descontraído e permitimos ao Presidente e Secretária da FBrN descansarem um pouco porque eles ainda teriam de gastar bastante saliva com esse grupo e eles teriam que estar preparados, e como estavam!!

O tempo estava bastante instável o que permitiu mostrar a todos visitantes como é o naturista, se veste quando faz frio e tiram suas roupas quando faz calor. Colocamos as roupas no seu devido lugar, para proteção. O iniciante, mais observador, viu nesse comportamento um desprendimento tal que não houve quem não quisesse também ficar livre delas. Sensacional!

O Presidente Olavo conversou com todos os integrantes do grupo mostrando a importância do desenvolvimento da cultura naturista, do hábito da leitura, dos projetos que já se encontra em desenvolvimento. Em primeiro lugar é o de conhecer todas as áreas naturistas e seus dirigentes, que foi considerado um ponto muito favorável, facilita extremamente a comunicação com a FBrN.

Como de costume, sábado à tarde uma pequena pausa para uma conversa com todos os presentes.

Iniciamos presenteando o Presidente Olavo e Rayssa com o livro “Verdades que as roupas escondem” , DVD do lançamento do mesmo e com a “Casaca”, um dos principais instrumentos da Banda de Congo, um conjunto musical regional e típico das regiões litorâneas do Espírito Santo.

“Que festa hein! Estamos comemorando os aniversários de André, infelizmente ausente e da Maria Luzia, primeira e única mulher a ser Presidente da FBrN recebe em sua homenagem João Olavo e Rayssa, os representantes da mesma federação a qual esteve à frente numa época completamente diferente da atual. Sem internet era tudo mais difícil. Parabéns Maria Luzia não só pelo aniversário mas pelo exemplo de mulher, esposa, mãe, filha e de uma naturista consciente, por isso considerada a mãezona de todos nós.

MENSAGEM DO PRESIDENTE

DO GRUPO NATURISMO CAPIXABA

Desenvolvendo a Percepção

Percepção é algo que não se ensina, cada um de nós devemos procurar desenvolver pessoalmente. No Budhismo diz estar atento e em outros segmentos diz “estar acordados” ou “estar presentes”. É tudo a mesma coisa, estar presente ou percepção é, na verdade, ficar conscientes.

Quando iniciamos um processo em que desenvolvemos a percepção do mundo em que vivemos, chegaremos indubitavelmente a questionar os valores sociais impostos na nossa formação que ficaram impregnados e por muitas vezes difíceis de serem eliminados ou neutralizados. Um desses valores diz respeito aos naturistas, o corpo humano.

Os naturistas conseguiram ver que quando o corpo humano é colocado à venda por meio de anúncios, revistas, filmes pornográficos, maior é o distanciamento que o homem tem da sua natureza. O resultado disso é uma geração de pessoas frustradas que buscam a perfeição de seus corpos, ou seja, algo inatingível que traz infelicidade e falta de liberdade.

Uma das maiores riquezas que o ser humano pode conquistar é a sua liberdade. A sociedade não te faz livre, ela quer continuar te dominando e por isso os naturistas sofrem muitas críticas de diversos segmentos sociais. Mas não podemos ser considerados revoltados e sim revolucionários. Criamos novos valores onde privilegia a amizade, o respeito, a fraternidade e a harmonia. Só existe uma condição, a própria pessoa tem de querer ser livre.

O interessante é que quando você consegue perceber as diferenças do mundo social com o mundo natural você se eleva como ser humano. O maior paradoxo é que você se eleva mas não se torna superior a ninguém, ao contrário, você desenvolve uma sensibilidade que o torna igual a todas as pessoas, independentemente de suas características físicas.

Nietzsche, um dos maiores filósofos na Europa, vendo um carroceiro maltratar seu cavalo, forçando-o a puxar uma carga superior à sua capacidade, foi abraçar o animal e pediu perdão em nome do ser humano e chorou. De onde vem tamanha sensibilidade? Da consciência, da percepção que temos do mundo em que vivemos.

Junto com os naturistas, esqueça que é gordo ou magro; alto ou baixo; preto ou branco. Você terá muito tempo depois para cuidar desses pormenores, seja feliz com você mesmo, nem que seja por um breve momento. Isso fará uma diferença enorme na sua vida e nos seus relacionamentos pessoais.

Por meio do conhecimento e da observação, veremos que o Naturismo tem uma história a ser contada. Pessoas que há 100 anos atrás venceram seus preconceitos e tabus em relação ao seu corpo com muito mais dificuldade do que nos dias atuais. Ficamos admirados com a coragem daqueles que nos antecederam, eram considerados loucos.

Devemos sempre procurar aprender com a experiência de nossos semelhantes. Para isso, é importante estudarmos a história dos acontecimentos e de suas experiências, e extrairmos delas toda a sabedoria possível.

De olho nessa história, o Grupo Naturismo Capixaba aceita a ideia de resgatar o CENA criado por Edson Medeiros e que vem sendo incentivado insistentemente por Paulo Pereira e já de posse de algumas reportagens publicadas em diversos jornais local, artigos escritos há 20 anos, que logo ficará disponível na internet, esperamos levar a mensagem que temos defendido dos nossos valores. Os capixabas também têm uma história a ser contada que não poderá ser apagada de Luz del Fuego, Marcio Braga, Gilson Ribeiro e da aniversariante Maria Luzia.

Quando assumi a Presidência do Grupo o Márcio citou que era uma função árdua. Reconheço agora que é mesmo, a função de conscientizar e fazer as pessoas despertarem as suas percepções não é nada fácil.

Agradeço a presença do Presidente Olavo e a Secretária Rayssa nesse encontro que aqui vieram para unir os naturistas capixabas. Eles devem ter tido a percepção que toda união leva obrigatoriamente ao nascimento de uma terceira coisa: da união do homem com a mulher, nasce o filho; da união da semente com a terra, a árvore; da união do sol com o nosso planeta, toda a vida que conhecemos. No nosso caso floresce um naturismo mais forte e consciente.

Evandro Telles

21/05/11

 

Após a leitura da Mensagem, foi lido por Ana Aparecida o texto escrito por Edson Medeiros “Naturismo e Natureza”, divulgado também no blog www.evandrotelles.blogspot.com e distribuído outros artigos para leitura posterior.

Em seguida o Presidente João Olavo fez o seu pronunciamento incentivando nossos trabalhos e da importância do resgate do CENA – Centro de Estudos Naturistas e do Museu Luz Del Fuego.

Esse encontro do Grupo Naturismo Capixaba foi muito rico, não há como entrar em detalhes em todos os acontecimentos, ficarão registrados em nossas lembranças, mas não tem como pelo menos não listá-los.

- A simpatia e a alegria contagiante da Rayssa;

- A atenção e os mimos da Rayssa para com todos nós. Chegou fazer um chá de limão e Romilda e eu fomos servidos na cama, que simplicidade!

- A visita do Márcio Braga e de Ormindo Afonso, representando a NATES;

- Os sorteios e bingos só motivaram risos e alegrias;

- O banho de piscina em dia chuvoso e frio;

- A nomeação do Leonardo, um representante jovem do Grupo Naturismo Capixaba, compondo a Diretoria da FBrN assumindo como 2º Secretário;

- Agradecemos também a contribuição financeira do Carlos Militão que se encontra na China com o nome de “Militon” que proporcionou uma deliciosa moqueca capixaba para todos;

- O encontro do Presidente Olavo com Kleber Galvêas, escritor, artista e de um conhecimento admirável sobre a cultura capixaba;

- O almoço antes do embarque;

O EMBARQUE

Pontualmente deixamos o Presidente Olavo e Rayssa no aeroporto de Vitória às 15:00 hs, uma antes do embarque e as palavras que ouvimos foram: O GRUPO NATURISMO CAPIXABA É UMA REFERÊNCIA NACIONAL.

É o reconhecimento do nosso trabalho que temos desenvolvido com responsabilidade, exemplo e acima de tudo divulgando o Naturismo como deve ser, com harmonia, respeito e amizade.

*Presidente de Grupo Naturismo Capixaba

 

(enviado em 25/05/11)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.