') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°127 - junho de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

A praia de Massarandupió

 sede do próximo evento oficial da FBrN

No próximo mês de julho, mais precisamente entre os dias 14 e 17, todas as atenções do Naturismo brasileiro estarão voltadas para a belíssima praia de Massarandupió, no município de Entre Rios, na Bahia. A pacata praia será a sede do IV Encontro dos Dirigentes de áreas Naturistas, o IV EDN. Há uma série de atrações programadas e há pacotes especiais para levar até o ponto exato do encontro o naturista comum, aquele que não dirige nada, mas gosta de participar e desfrutar das belezas e encantos do Naturismo.

OLHO NU preparou um dossiê sobre a praia de Massarandupió, tendo como fonte principal o blog da praia (http://praiademassarandupio.blogspot.com/), informando um pouco de sua história, localização, como chegar, passseios sugeridos na região, os preparativos para o IV EDN e os pacotes da MDM Naturs.

A origem de Massarandupió, segundo os registros do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, data da época dos índios da tribo dos Massarandupiós que tido sua principal taba onde hoje está o atual povoado.

Mas não é o que contam os mais antigos moradores do povoado. Segundo eles, o local teria sido denominado em virtude de ali ter havido alguns pés de maçaranduba (do tupi ma-çaran-d-yba, a árvore do escorrego, que tinha utilidade na mata para rolar a madeira tirada), que produz um pequeno fruto amarelo. Em algum tempo remoto, meninos que chupavam as bagas das árvores dali, as teriam considerado piores que as de algum outro local, passando a referir-se como ao lugar da maçaranduba pior, ou por corruptela “Massarandupió”.

A Praia de Massarandupió pertence ao município de Entre Rios, no Litoral Norte do Estado da Bahia e se localiza cerca de 100 Km de Salvador. O acesso é pela Linha Verde - BA 099 - Km 88.

A Praia é formada por dunas, riachos sem poluição, vastos coqueirais e está localizada no centro da Área de Proteção Ambiental - APA Litoral Norte criada pelo Decreto Estadual n°. 1.046, de 1992, sob controle do CRA e IBAMA. Fazem parte deste ecossistema: as restingas, as dunas, os coqueirais, as pastagens, as áreas úmidas (brejos, lagoas) e os manguezais em estuários, que se não forem preservados tendem a desaparecer.

Está situada no coração da Zona de Proteção Ambiental do litoral norte da Bahia, possui faixa litorânea de cerca de 8 km de extensão de rara e quase intocada beleza. A paisagem é encantadora: com mar limpo e ondas fortes, pássaros, dunas e coqueirais, todos os anos acontece desova de tartarugas. O local tem cerca de dois quilômetros reservados para a prática do naturismo.

Hoje a AMAM - Associação dos Moradores e Amigos de Massarandupió trabalha para o fortalecimento da comunidade, apoiando e incentivando o artesanato da piaçava e todas as festas tradicionais, como: o Carnaval, a Semana Santa, o Campeonato de Surf, o São João em junho, a Independência em setembro, o Abertura do Verão, a Padroeira em dezembro e o Réveillon, no fim do ano.

Ecoturismo & Lazer

Andar a pé, mergulhar, cavalgar, escalar - esses são os verbos mais praticados pelos adeptos do ecoturismo, uma modalidade de turismo ainda nascente no Brasil. A busca de uma integração maior com a natureza, o abandono dos divertimentos programados dos grandes centros urbanos e o desejo de liberdade e aventura levam milhares de pessoas aos parques nacionais e estaduais, a trilhas abertas em zonas de florestas ou a expedições no fundo do mar.

Caminhada da vila até a praia - são 3km de caminhada leve pela própria estrada, no percurso pode-se conhecer o poção - revitalizado recentemente pelos moradores, canteiros e jardineiras agora decoram esse local muito utilizado no dia-a-dia dos nativos. Seguindo pela estrada se passa pelas dunas e coqueirais até chegar ao acesso às barracas, passando a ponte pode-se tomar banho no rio e chegar a praia onde estão todas as outras barracas.

Banho de rio e mar - Essa é a combinação ideal para passar o dia em contato com a natureza. Podendo passar o dia na praia, lembrando sempre que a exposição solar e mar pode deixar marcas na pele vá para o sol apenas com proteção solar de fator 30, no mínimo. E no final de tarde tomar banho de rio. A água doce e a vegetação ribeirinha completam um cenário tranqüilo, que devolve a paz interior e também é muito relaxante.

Dunas - uma extensa área em ótimo estado de conservação. com diversidade de flora e fauna de grande importância ecológica. É considerado o segundo maior cordão de dunas do país. Seu isolamento manteve a região preservada, o que é raro para ambiente de dunas no litoral baiano. As dunas de Massarandupió são uma ótima opção para admirar o pôr-do-sol ou noite de lua cheia. Ressaltando que por se tratar de um ecossistema muito frágil é PROIBIDO o tráfego de qualquer tipo de veículo motorizado.

Trekking pela praia - de Massarandupió à Praia do Forte - Começando na pequena Vila de Massarandupió, a trilha segue em direção ao sul por uma sequência de praias quase desertas, não fosse a presença de alguns vilarejos de pescadores. O caminho ainda atravessa o Rio Sauípe e Imbassaí e passa por pontos de desova das tartarugas marinhas. Ao final do passeio, conheça o Papa Gente: uma piscina natural no meio do mar, ótima para a prática do snorkeling. O roteiro leva um dia e meio e pode-se dormir nas pousadas em Imbassaí. Extensão: 39 km Tempo: 13 horas

Massarandupió conta com uma natureza exuberante que proporciona várias opções de lazer, sempre zelando a preservação à natureza. Para tal é sempre importante lembrar:

* A natureza deve seguir seu curso próprio. Evite usar seu carro, moto ou quadricíclo na área da praia. Jamais abra clareiras para acampar, nem "ajeite" elementos, como pedras e troncos, para aumentar seu conforto. Se precisar fazer isso por segurança, retorne tudo ao seu lugar em seguida.

* Carregue um saco plástico para retornar à civilização todo o lixo que produzir, inclusive restos de comida e latas. Sempre que for acampar, os dejetos devem ser enterrados a pelo menos 30 metros de fontes, cursos d'água e trilhas.

* Nunca arranque flores, nem colete conchas, sementes e pedras do caminho. A simples passagem de pessoas por um lugar já acarreta impactos ambientais, provocando erosões na trilha e espantando animais. Não piore isso ainda mais.

* Procure harmonizar-se com a natureza. Não faça barulho desnecessário, som alto de carros devem ser evitados (use fones de ouvido para escutar música de sua preferência).

Tomando esses cuidados vamos melhorando a infra-estrutura e tirando melhor proveito da magnífica natureza desta praia tão especial.

Tartarugas Marinhas em Massarandupió

A paisagem encantadora: com mar limpo e ondas fortes, pássaros, dunas e coqueirais, é também área de proteção ambiental. Lá acontece, anualmente, desova de tartarugas marinhas. São inúmeros pontos que o projeto TAMAR identifica e acompanha com muito cuidado.

Na época da postura, as tartarugas as vezes nadam milhares de quilômetros até a praia onde nasceram, para nidificar. Com as nadadeiras posteriores, elas escavam um buraco na areia, que pode atingir 75cm de profundidade. Ali colocam os ovos. Em seguida, cobre o buraco com areia, e retorna ao mar. Os ovos eclodem dois a três meses depois, e os filhotes escalam as paredes para sair do buraco. Seu destino agora é o mar. Deslocando-se pela praia o mais rapidamente possível, as pequenas tartarugas lutam para alcançar as águas. No caminho que as separa do mar, muitos inimigos as esperam. Os agressores mais comuns são as aves aquáticas, mas até cachorros e lagartos estão entre seus predadores. A mortalidade é alta, e aquelas que conseguem alcançar o mar não estão a salvo, pois vão ainda enfrentar outros perigos.

Segundo o TAMAR de cada mil filhotes que nascem, somente um ou dois conseguem atingir a maturidade. Os obstáculos naturais que eles enfrentam, mesmo quando se tornam juvenis e adultos, são impressionantes. Mas o principal predador ainda é o homem, o maior responsável pelo risco de extinção sofrido pelas tartarugas marinhas.

Em Massarandupió temos que evitar ao máximo o trânsito de veículos na areia da praia, que pode aumentar a mortalidade nos ninhos de tartarugas pois a compactação da areia impede a subida dos filhotes em direção ao mar e o risco de atropelamento é constante. É super importante que todos os visitantes desse paraíso tenham consciência e não transitem com seus Jeeps, 4x4, motos e carros nas areias de Massarandupió!

O TAMAR atua na região há anos, o biólogo responsável é Frederico Tognin, que fica na Base Costa do Sauípe - tel: +55 (71) 21048644. E em Massarandupió Sr. Dico e Ledinho dão todo apoio. Qualquer coisa entrem em contato com eles.

A Vila De Massarandupió

A Vila tem menos que 1mil habitantes. O turismo vem se expandindo gradualmente. Pessoas que já veraneiam no local estão alugando suas casas, já existem cerca de 6 pousadas na região, restaurantes e mercadinhos.

Muitas mulheres se dedicam ao artesanato em palha - são bolsas, chapeús e tapetes que atualmente são comercializados na feirinha que acontece na Rua Principal.

Na Rua Principal de acesso encontram-se o Restaurante de Dona Teresinha, Espaço Verde - que serve moqueca, peixe frito entre outros pratos regionais, ah... e um suco de mangaba da fruta, delicioso! Ao lado tem o Restaurante e Pousada de Sr. Emídio que também é especializado em frutos do mar. São diversas opções de botequins para tomar uma cervejinha gelada. Para compras de última hora tem o mercadinho de Dona Raminha e outro mercado maior perto da pracinha.

O IV EDN - Encontro de Dirigentes Naturistas é um Evento Naturista aberto ao público em geral. De 14 a 17 de JULHO de 2011. Novidades como a apresentação de grupos folclóricos, artesanato, luau na praia, almoço e jantar de confraternização, espaço holístico e música ao vivo. a realização é da FBrN - Federação Brasileira de Naturismo e da ABANAT - Associação Baiana de Naturismo.

Para chegar até o ponto do evento a MDM Naturs preparou pacotes aéreos com hospedagem com saídas previstas do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Veja todas as condições clicando aqui.

Crédito das imagens:

(enviado em 2/06/11 por Pedro Ribeiro)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.