Entrevistas e entrevistados

Por Pedro Ribeiro

Nestes vinte anos de jornal OLHO NU, as entrevistas de naturistas notáveis tiveram muito destaque e repercussão. Foram muitas personagens ativistas do naturismo brasileiro que nos deram a honra de aceitar os convites para serem entrevistados. Você poderá acompanhar uma seleção bem abrangente, diversificada mas sem dúvida muito esclarecedora. Chance de conhecer melhor os expoentes do naturismo brasileiro que fizeram, e muitos ainda fazem, a história acontecer. Sempre foi objetivo do OLHO NU divulgar o trabalho destes pioneiros ativistas que lutam por um ideal.

Na próxima edição apresentaremos as entrevistas concedidas pelos ex-presidentes da FBrN, algumas quando ocupavam o cargo, outras quando ainda não tinham ideia de que seriam eleitos presidente e outras após o período de mandato.

As partes estão separadas por personalidade. Quando houver mais de uma entrevista concedida aparecerão todas juntas. Sem dúvida nenhuma, como diz um grande dito popular "recordar é viver". As entrevistas são as originais, sem qualquer tipo de atualização.

1) O primeiro focalizado é Jorge Bandeira. Ativista e criador do Naturismo no estado do Amazonas, fundador do Graúna, o pequeno e ativo grupo naturista do estado.

GRAÚNA diz presente. Jorge Bandeira do Amaral, 37,professor, casado, futuro papai de Carolina, membro da diretoria do Graúna (Grupo Amazônico União Naturista), encarregado de fazer a divulgação do grupo, é "figurinha" fácil no jornal OLHO NU, pois é um dos mais ativos colaboradores com suas histórias, jogos e informações. Também bastante ativo dentro do Naturismo, o qual defende com garra, unhas e dentes, com força de uma onça amazonense. É membro do Conselho Maior da Federação Brasileira de Naturismo. (novembro de 2005)

Entrevista para JOVNAT de Portugal. Jorge Bandeira do Amaral, diretor de divulgação do Graúna-AM (Grupo Amazônico União Naturista) concedeu entrevista por e-mail ao site dos Jovens naturistas portugueses (JovNAT). Graciosamente enviou para os leitores do OLHO NU poderem também compartilhar de suas ideias e conhecer um pouquinho mais desse nome, que está cada vez mais consolidado no naturismo brasileiro. (Dezembro de 2005)

Glossário do Naturismo, a necessidade de se informar. Jorge Bandeira é o organizador do primeiro glossário sobre naturismo no Brasil, que  desde o dia 1 de janeiro já faz parte do corpo principal do OLHO NU. Começando com algumas poucas indicações, hoje conta com mais de 300 verbetes, reunidos graças à colaboração de interessados e naturistas de todo Brasil. Nesta entrevista exclusiva o OLHO NU, ele conta como surgiu a ideia e como ela está se desenvolvendo. (janeiro de 2007)

2) Paulo Pereira além de participar ativamente das edições do jornal OLHO NU com seus artigos históricos e profundos concedeu algumas entrevistas ao jornal.

Img: Elizabeth Pereira

Paulo Pereira - a história viva - Autor de dois livros sobreNaturismo, Paulo estava lançando naquele mês a sua mais nova obra, coletânea de textos que tem uma temática central, que completou a trilogia com os dois outros trabalhos. É sobre essa sua nova obra, todo seu conhecimento, experiência, trajetória e opinião sobre o Naturismo são os assuntos de que trata essa entrevista. (novembro de 2011)

Encontro Marcado com Paulo Pereira, que lança sua nova obra "Da Identidade Nua - uma reflexão", em meados desse mês de setembro. Ele completa no mês de outubro próximo 78 anos muito bem vividos durante a maior parte do tempo no e para o Naturismo. (setembro de 2015)

3) Carlos Santiago, ativista naturista da Paraíba, peça fundamental no desenvolvimento do Naturismo no Nordeste.

foto: Pedro Ribeiro

Carlos Santiago é um dos fundadores do grupo paraibano NU, realizador do passeio naturista de Catamarã.

NU na Paraíba. Carlos Santiago é um dos fundadores do grupo paraibano NU,realizador do passeio naturista de Catamarã. Carlos Santiago, 43, farmacêutico, paraibano de João Pessoa, é integrante do grupo NU (Naturistas Unidos), que produziu o famoso passeio de catamarã realizado pelas águas tranquilas do rio Paraíba. Carlos fala sobre o grupo e sobre o passeio aos leitores do jornal. (novembro de 2005)

O NU de Carlos Santiago: esporte, cuidados ambientais e sociais. O farmacêutico pessoense Carlos Santiago, 49 anos, é um dos mentores do Tambaba Open de Surf Nu, desde sua primeira edição há quatro anos. (setembro de 2011)

4) Carolina Lotz, naturista de São Paulo, retornou com o grupo dos Jovens Naturistas do Brasil

Ynai Brasil - a volta por cima. Cinco cadernos com entrevistas com Carolina Lotz e Adam Guirro. A recuperação do grupo dos jovens naturistas brasileiros. (julho de 2009)

5) Os entusiastas e realizadores do Naturismo

ENTREVISTA COM CLAUDIA DO PAULINAT - Cláudia Alexandra é administradora de empresas e dobra seu trabalho com a presidência do PauliNAT. Concedeu esta entrevista exclusiva ao OLHO NU em 18 de janeiro, durante o Encontro NIP/PAULINAT ocorrido em Campinas na ocasião. (fevereiro de 2009)

NU mas com Movimento. Julíndio Macuxi é um dos fundadores do Movimento Naturistas Unidos há 10 anos. Ele lembra que o grupo foi pioneiro em diversas realizações no Brasil,com destaque para a realização do primeiro passeio Naturista de barco pelo rio Paraíba. (setembro de 2013)

6) O Naturismo e outros movimentos sociais e culturais

SITE NATURISTA CRISTÃO ENTRA NO AR - Em setembro 2003 entrou no ar na grande rede virtual o primeiro site naturista de orientação cristã em língua portuguesa. O "Naturistas Cristãos" foi desenvolvido pelos brasileiros, naturistas de carteirinha, Estevão Prestes, e Andréia Baia. Apesar da orientação explicitamente evangélica a página mantêm-se neutra em questões doutrinárias, seguindo uma linha mais ecumênica, com espaço para cristãos de todas as correntes. (outubro de 2003)

Naturismo é ecumênico, ou mais ainda. A tranquilidade e a serenidade do Padre Roberto Valicourt, francês de nascimento há 80 anos, mas morador do Brasil por mais de metade de sua vida, fez com que essa entrevista realizada durante as comemorações do decênio do Grauna, em Manaus, fosse uma conversa de troca de ideias e opiniões. (agosto de 2013)

Waldo Andrade dá entrevista sobre EcoVila da Mata. Naturista fundamental no desenvolvimento e integração do Naturismo na sociedade geral concedeu entrevista em vídeo ao blog Sopro do destino recebendo os repórteres em sua casa na Ecovila da Mata. (março de 2017)

7) Naturismo na academia - Entrevistados são autores de projetos acadêmicos sobre o Naturismo.

NATURISMO: a realização de um sonho - O interesse pelo Naturismo despertado nos meios acadêmicos é notório. Há muitos estudiosos espalhados pelos mais diversos pontos do país,que escolheram o tema para seus trabalhos universitários. É o caso do entrevistado do mês, João Carlos Lima de Souza, paraense que já foi matéria do OLHO NU em outra ocasião, sobre sua particularidade de ser naturista e ex-padre. Nesta entrevista, João fala sobre sua vida atual, seu trabalho e a pesquisa que está disponível na Internet. (agosto de 2003)

Vivendo Nu Paraíso - Luiz Fernado Rojo é cientista social formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é mestre em Antropologia e no final de março de 2005 defendeu a tese que lhe deu o grau de doutor na mesma área e na mesma universidade. Tinha 37 anos e é casado. O tema de estudo de Luiz foi o Naturismo e os Naturistas. Ele concedeu a entrevista a seguir, no dia 21de janeiro de 2005, em seu apartamento no Maracanã, RJ, a poucos quilômetros da universidade. (fevereiro de 2005)

8) Naturismo e política

Deputada Laura Carneiro: contra preconceitos sociais. A Deputada Federal Laura Carneiro, carioca da gema, como se diz no Rio de Janeiro, tem uma longa carreira na política brasileira e também tem tradição familiar. Concedeu entrevista exclusiva ao jornal OLHO NU, falando da aprovação na Câmara dos Deputados do projeto de Lei de sua autoria, que define normas para a prática do Naturismo no Brasil. Conheça um pouco mais de sua história (junho de 2018)

9) Olhares estrangeiros. Entrevistas com personalidades estrangeiras em visita ao Brasil.

Olhar do exterior. Jacques LeMaire e sua esposa Joëlle, ambos com 53 anos, franceses de Paris, visitam o Brasil periodicamente. Ele, por força da profissão- comissário de bordo da Air France, vem ao Brasil mensalmente, algumas vezes em São Paulo, outras vezes no Rio de Janeiro, em outras ocasiões vem apenas como visitante, turista. Nestas ocasiões ela o acompanha. Ambos são apaixonados pelo naturismo e pelo Brasil. Já conhecem profundamente a praia de Tambaba, na Paraíba, paraíso visitado anualmente por eles desde sua abertura. (fevereiro de 2004)

Obergfell visita o Brasil. Charles Obergfell, nascido na cidade de Estrasburgo, França, e mora nos arredores da cidade até hoje, é presidente honorário da Federação Internacional de Naturismo(INF), título a que fez jus por ter se "aposentado" da entidade no cargo de vice-presidente. Esta entrevista foi concedida no dia 13 de abril, durante sua visita, juntamente com sua esposa Marlene, ao CEHM Jurubá, em Paraty. Francis Breuillac, proprietário do local, foi o nosso intérprete. (maio de 2008)

Praia do Abricó recebe visita de cinegrafista inglês. O cinegrafista inglês Peter Dietrich, autor de dezenas de documentários sobre o naturismo mundial está no Brasil para continuar exercendo seu ofício: gravar imagens de naturistas no pleno exercício de nossa filosofia. A primeira área escolhida foi a praia do Abricó, no Rio de Janeiro, onde concedeu entrevistas a diversos jornais não especializados e também ao jornal OLHO NU. (fevereiro de 2009)

UMA VISÃO EUROPEIA. Vanderlei Castresano e sua esposa Regina, ambos de 47 anos, são daqueles naturistas de carteirinha e com muita bagagem de experiência. Ele é da capital de São Paulo e ela é de Mogi das Cruzes, interior, porém há 17 anos moram na Alemanha, mais precisamente na pequena cidade de Ludwigshafen, onde ele trabalha numa empresa química. (maio de 2003)

(enviado em 02/05/21)


Você está acessando
Jornal OLHO NU - edição 246 - Maio de 2021


Olho nu - Copyright© 2000 / 2021
Todos os direitos reservados.