GRAÚNA diz presente

 

entrevista a Pedro Ribeiro*

 

foto: Pedro Ribeiro

Jorge Bandeira participou do V Encontro Nacional de Naturismo em Tambaba. Na foto com um amigo, membro da Associação Naturista de Abricó (clique para ampliar)

Jorge Bandeira do Amaral, 37, professor, casado, futuro papai de Carolina, membro da diretoria do Graúna (Grupo Amazônico União Naturista), encarregado de fazer a divulgação do grupo, é "figurinha" fácil no jornal OLHO NU, pois é um dos mais ativos colaboradores com suas histórias, jogos e informações. Também bastante ativo dentro do Naturismo, o qual defende com garra, unhas e dentes, com força de uma onça amazonense. É membro do Conselho Maior da Federação Brasileira de Naturismo.

 

OLHO NU: Jorge, você foi Presidente do Graúna. Quem é o presidente atual ?

 

Jorge Bandeira: A presidente atual é a Nalva, eleita em 23 de julho passado. Atualmente sou membro da diretoria de divulgação.

 

ON: O que você está achando do Evento ?

 

JB: Estou aqui em Tambaba desde domingo, 9 de outubro, mas o evento começou ontem, 12. Eu acho que tal atividade é mais uma oportunidade para as associações naturistas se encontrarem e discutirem e analisarem os avanços que as áreas estão conseguindo. A legislação...

 

Acredito que o grande potencial dos Grandes encontros patrocinados pela FBrN é agregar, visando a consolidação do Movimento e uni-los em torno de um objetivo maior e único. Para nós da Região Norte do Brasil essa questão é primordial. Todos os estados apresentam pequenos grupos naturistas que necessitam crescer e se consolidarem.

 

O intuito do Graúna é exatamente esse, fortalecer o naturismo brasileiro, mas pensando nessa união do Norte.

 

ON: Você acha que esse Encontro vai conseguir desenvolver essas metas do Graúna ?

 

JB: Em cada capital dos estados da região norte há pequenos grupos que se reúnem e têm por objetivo crescerem e fazerem parte de um contexto mais amplo. Acho que isso está sendo efetivo. Eu confesso que esperava um maior número de naturistas participantes no Encontro, mas sei que as dificuldades são muitas para se chegar até aqui, nas questões distância e custos. Até mesmo pela questão dos trabalhos dos dirigentes e naturistas. São poucos os que se podem dar o direito de viver "full-time" para o naturismo.

 

foto: Pedro Ribeiro

Jorge e amigos durante o passeio de catamarã pelo rio Paraíba. (clique para ampliar)

De qualquer forma estou achando muito válido. Só o fato de aparecerem novas gerações, novas cabeças pensante neste século 21, acredito que levarão o naturismo a se consolidar no Brasil em menos de uma década, e criar representatividade ao menos em todas as capitais dos estados da Federação Brasileira.

 

ON: E o que você achou da praia de Tambaba ? É a primeira vez que você veio ?

 

JB: É a segunda vez que eu venho a Tambaba. Eu acho isso aqui uma maravilha. Das praias brasileiras reservadas ao naturismo, ela é a que apresenta uma série de peculiariedades, não só por sua paisagem única com as falésias, rochas, sargaços, o mar aberto enfim, apresenta uma energia que pulsa de uma maneira muito integral. Fora do plano material paisagístico, apresenta uma energia interna que motiva as pessoas a praticarem por exemplo o tai chi chuan, uma coreografia teatral aqui, alguém brincando por ali, a família, a criança. Dentro dessa coisa saudável que a nudez proporciona pelo naturismo, que é própria do ser humano.

 

 

Jornal Olho nu - edição N°62 - novembro de 2005 - Ano VI


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.