Jornal Olho nu - edição N°104 - julho de 2009 - Ano IX

Anuncie aqui

Ynai-Brasil - a volta por cima

1ª parte - A história da Ynai -Brasil

Pedro Ribeiro entrevista

Carolina Lotz e Adam Guirro*

Fotos cedidas pelos entrevistados

 

OLHO NU: Quando surgiu a Ynai no Brasil?

 

A apresentação da YNAI para a FBrN no Congrenat de Janeiro de 2005 - Mirante do Paraíso

Carolina Lotz: Nosso grupo responde pelo nome de Associação Brasileira de Jovens Naturistas e pela sigla YNAI-Brasil. A YNAI-Brasil surgiu em 25 de Outubro de 2004 através de dois jovens Naturistas que faziam parte da diretoria da ANAbricó (Associação Naturista da Praia do Abricó - RJ) como secretário (André Herdy) e como Diretor de Eventos (Cláudio Guerra). Estes dois criaram um website para incentivar a participação dos jovens no naturismo brasileiro e também incentivar que os grupos e áreas Naturistas tivessem mais atividades voltadas para os Jovens Naturistas, já que era bem notório que as atividades eram sempre voltadas para os mais velhos e pouco ou nada se fazia para atrair os jovens para o Naturismo.

 

Em dezembro deste mesmo ano a YNAI-Brasil se uniu ao grupo virtual do Sampanat chamado Jovens Naturistas. Este grupo já existia desde 2003 e era voltado exclusivamente aos jovens que frequentavam as reuniões do Sampanat em SP. Era um grupo virtual no yahoo que abria um canal de comunicação dentre estes amigos reais do Sampanat.

 

Primeira festa da YNAI durante o Congrenat de Janeiro de 2005 - Mirante do Paraíso

O Sampanat, diferente de outros grupos, sempre incentivou a presença dos Jovens nas suas atividades e sem dúvidas foi o primeiro a realmente buscar com que os jovens gostassem de praticar o Naturismo num ambiente familiar e saudável. Inclusive eu me lembro que você, Pedro, foi o primeiro a fazer uma reportagem sobre estes Jovens Naturistas quando você esteve conosco num dos encontros do Sampanat. (Ver OLHO NU edição 31 - abril de 2003)

 

Aliás, muitos dos que ainda hoje estão a frente da YNAI-Brasil são oriundos do Sampanat, como eu mesma (Carolina Lotz) e minha irmã e cunhado (Renata Lotz e Thiago Motta).

 

Em 22 de Janeiro de 2005, durante a realização do Congrenat no Mirante do Paraíso a YNAI-Brasil foi oficialmente apresentada e afiliada à FBrN através de uma grande presença de Jovens neste Congresso. Vale ressaltar que ali tivemos nossa primeira festa de Jovens Naturistas e todos gostaram muito.

 

A aprovação se deu por indicação do Waldemar da Motta (que então era o Vice-Presidente da FBrN, Representante da Naturis e presidente do Sampanat) e pelo Affonso Alles (Presidente da AAGAL - Associação dos Amigos da Galheta - Florianópolis - SC). Esta aprovação foi por unanimidade o que agradou muito aos jovens presentes.

 

Participação no Congrenat de 2006 - Praia do Abricó-RJ

Vale ressaltar ainda o que o Affonso Alles ressaltou: "que já era hora de surgir um grupo como este. Que o Brasil estava enfim amadurecendo no Naturismo e fazendo com que houvesse um futuro para nossa Federação", já que era notório que praticamente não haviam jovens no Naturismo até então.

 

O meu pai (José Mariano) também afirmou que este Congrenat entraria para a história pelo fato de ter sido o primeiro com alguma participação de Jovens, que até então simplesmente não compareciam. Ressaltou que dos 30 participantes do Congrenat 8 eram Jovens Naturistas e isto deveria ser posto em Ata.

 

Eu não estive lá por motivos de estudo e trabalho, mas minha irmã esteve.

 

A partir dai a YNAI-Brasil passou a ser um grupo oficial e cresceu vertiginosamente e rapidamente. A vontade dos jovens Naturistas em crescer com o grupo foi fundamental e o apoio que tivemos de veículos de comunicação como o Jornal Olho Nu ajudou sem dúvidas.

 

ON: Existe em outra parte do mundo?

 

Carol: A YNAI-Brasil é um grupo 100% Brasileiro e inclusive atualmente só tem sócios brasileiros, no entanto tem vários grupos correlatos.

 

Jovens Naturistas fundadores do CNEM - MG

Os dois grupos mais antigos correlatos à YNAI-Brasil são a FKK-Jugend da Alemanha que tem mais de 75 anos de atividades e a JNFN da Holanda que também tem muitos anos de existência. Também são correlatos os grupos da Inglaterra - YBN, da Espanha - ADN-Jóvenes, de Portugal - JPN, da França - CSJeunes, dos Estados Unidos - VITANUDA, dentre outros menores. Todos estes foram muito incentivados a existirem a partir do Congresso Internacional de Naturismo que aconteceu na Croácia em agosto de 2004 quando a INF-FNI solicitou, exatamente vendo a experiência da YNAI na Austrália, a todas as Federações Nacionais incentivarem a participação dos Jovens em suas estruturas e a formação de um grupo nacional de Jovens Naturistas para que a idade média (que era muito elevada) baixasse.

 

A INF-FNI enxergou que se não fosse feito algo para ajudar no desenvolvimento do naturismo jovem a nossa filosofia de vida estaria fadada a acabar, tendo em vista que todas as federações eram dirigidas por velhos e com atividades voltadas aos velhos.

 

A INF-FNI através da sua diretoria para Jovens (a responsável era a Singled Ivo da Áustria que hoje é a presidenta da INF-FNI) passou a trabalhar duramente para incentivar a participação de jovens no Naturismo. O Acampamento da Juventude Naturista Mundial e o Rally da Juventude Naturista Mundial foram criados, bem como os campeonatos de Natação Naturista e as Olimpíadas Naturistas passaram a ser voltadas mais especificamente para os Jovens (isto em parceria com o diretor de esportes da INF-FNI).

 

Encontro da YNAI-Brasil no Mirante do Paraíso

A YNAI (Young Naturist Association International - Associação Internacional de Jovens Naturistas) em si surgiu na Austrália em Março de 2004 criada pelos irmãos gêmeos Casey e Rob Turnbull (20 anos) que foram criados dentro de uma família Naturista de quatro gerações na cidade de Adelaide. Eles criaram esta entidade exatamente para incentivar a presença de Jovens no Naturismo pois eles percebiam esta deficiência no Naturismo Australiano.

 

Eles gostavam de ser Naturistas, gostavam de ir aos locais Naturistas mas praticamente não tinham companhia da mesma idade para incentivá-los a ir. Eles relatam que normalmente só tinham adultos de mais de 40 anos de idade com seus filhos menores de 10 anos de idade. Adolescentes e Jovens praticamente inexistiam. Eles contam ainda que muitos dos amigos de infância deles que cresceram dentro do Naturismo acabaram se afastando do mesmo pelo simples fato de não se sentirem incluídos nas atividades Naturistas e acabarem se unindo mais a outros grupos de jovens da escola ou da vizinhança que eram mais animados e faziam atividades que eles gostavam. Estes amigos afirmavam que gostavam de ser naturista e que iriam continuar a ser, mas só dentro de casa ou em raras oportunidades em que fossem a algum lugar Naturista, talvez voltassem quando fossem mais velhos.

 

Os irmãos Turnbull então tinham algo a decidir. Ou abandonavam o Naturismo como seus amigos abandonaram ou faziam algo para incentivar a outros jovens continuarem a ser naturistas e mais alguns a se tornarem Naturistas. Eles optaram pela segunda hipótese e resolveram analisar a questão friamente.

 

Descobriram que eram dois pontos que tinham que ser trabalhados. Primeiro seria ter um grupo com comunicação dinâmica, com fórum virtual, com trocas de e-mails, com blogs e coisas deste tipo que eram o meio de comunicação que os jovens utilizavam. O segundo ponto seria incentivar aos grupos, áreas e resorts a darem descontos especiais para os jovens estarem presentes e também realizarem campeonatos esportivos, festas temáticas e outras atividades voltadas para os jovens.

 

Estas frentes de trabalho continuam ativas até hoje lá na Austrália e foram a base para a decisão da INF-FNI em agosto do mesmo ano. Também serviram de base para a fundação da VITANUDA por membros da YNAI nos EUA (esta entidade hoje é filiada exclusivamente à AANR como nós aqui somos exclusivamente à FBrN). Serviu ainda de base para o ressurgimento da YBN que atualmente aluga parques aquáticos como os ótimos parques que temos aqui no Brasil (Went'n Wild - SP, Beach Park - Fortaleza...) para fazerem dias Naturistas para os Jovens se divertirem.

 

Nossa relação com a YNAI Australiana é de amizade e cooperação assim como com a YBN, Vitanuda (inclusive presente nos eventos dela), JPN, FKK-Jugend...

 

Leia também:

2ª parte - Os jovens e o Naturismo

3ª parte - os progressos da Ynai no Naturismo

4ª parte - A Ynai hoje e amanhã

5ª parte - Os líderes atuais


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.