NU na Paraíba

 

entrevista a Pedro Ribeiro*

 

foto: Pedro Ribeiro

Carlos Santiago é um dos fundadores do grupo paraibano NU, realizador do passeio naturista de Catamarã.

Carlos Santiago, 43, farmacêutico, paraibano de João Pessoa, é integrante do grupo NU (Naturistas Unidos)., que produziu o famoso passeio de catamarã realizado pelas águas tranquilas do rio Paraíba. Carlos fala sobre o grupo e sobre o passeio aos leitores do .

 

OLHO NU: O que é o NU ?

 

Carlos Santiago: É um grupo de amigos naturistas, que se reúne com objetivo de confraternizar e difundir a filosofia naturista através de atividades esportivas, recreativas, educacionais e culturais. Surgiu em 3 de abril de 2003.

 

Na UFPB existe a cadeira de "Naturismo", que é proferida pelo professor José Nilton. Ele consegue contato junto aos alunos da importância, da filosofia e do estilo de vida do Naturismo. E o Nu surgiu no sentido de mostras às pessoas que existe uma alternativa de vida , que as pessoas podem viver naturalmente dentro de áreas propícias.

 

ON: Como vocês se conheceram ?

 

CS: Através do movimento da SONATA. Éramos frequentadores de Tambaba. Nós já vínhamos fazendo um trabalho dentro de Tambaba de divulgação do Naturismo. Depois achamos que isso não poderia ficar restrito a dentro da praia, que deveria ser difundido pelo estado todo, pelo Brasil,  dada a importância do naturismo.

 

ON: Vocês se encontram com uma certa peridiocidade ?

 

CS: A gente se reúne uma vez por mês na casa de um amigo e faz uma atividade. Numa chácara ou numa fazenda. A idéia é essa, ter a oportunidade de juntar os amigos para praticar o Naturismo.

 

ON: Já há muitos integrantes do grupo ?

 

CS: Agora é que estamos começando a expandir mais e novas pessoas estão aderindo. Ele conta atualmente com 15 integrantes.

 

ON: Embora seja um grupo pequeno e iniciante, conseguiu realizar este passeio que estamos particpando, o passeio naturista de catamarã pelo rio Paraíba. Como foi isso ?

 

CS: É inédito na Paraíba e quase que inédito no Brasil inteiro. Já houve alguns passeios no exterior e uns poucos no Brasil. A idéia é tirar um pouco o Naturismo de Tambaba. Difundir em todos os recantos do estado. É por isso que está se unindo nesse sentido. Já temos uma outra programação, a confirmar, no município de Areia, em uma chácara que está sendo disponibilizada para um encontro. A idéia é essa. É vivenciar o Naturismo. Não apenas viver momentos de naturismo, ao contrário, vivenciá-lo integralmente.

 

ON: Foi muito difícil conseguir realizar este passeio ?

 

CS: Não, porque, na realidade, já existe uma certa mentalidade positiva da importância do naturismo para nosso estado. Tanto do governo estadual, quanto do municipal. Como alguns órgãos, como a PBTUR, a agência de turismo do governo do estado, que está patrocinando este passeio, porque eles entendem que o naturismo é importante. O turismo naturista é crescente, não somente em nosso estado, também no mundo todo. E a PBTUR reconhece. Tanto que ela divulga a imagem do naturismo na Paraíba para o Brasil e para o mundo.

 

foto: Pedro Ribeiro

Julíndio, Cláudia, Rosilayne e Carlos são integrantes do NU (Natuistas Unidos)

A intenção nossa foi o de promover o passeio durante a realização do V Encontro Nacional de Naturismo. Levamos a proposta para a Prefeitura e para a SONATA, que foi aceita. Entramos em contato com a PBTUR, no sentido de patrocinar, nos apoiar e nos ajudar. E em relação à Marinha, comunicamos que iríamos realizar um passeio naturista no estuário do rio Paraíba, e pedimos permissão para que fosse realizado. Não houve qualquer problema por parte dela, por que reconhece que o Naturismo já está bem difundido dentro do estado e de nossa sociedade.

 

Jornal Olho nu - edição N°62 - novembro de 2005 - Ano VI


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.