') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°211 - Junho de 2018 - Ano XVIII

Anuncie aqui

Deputada Laura Carneiro: contra preconceitos sociais

por Pedro Ribeiro

 

Img: Câmara de Deputados

A Deputada Federal Laura Carneiro, carioca da gema, como se diz no Rio de Janeiro, tem uma longa carreira na política brasileira e também tem tradição familiar. Filha do famoso Senador Nelson Carneiro, autor, entre outras, da Lei do Divórcio, herdou do pai a preferência pela luta pelas causas sociais. Iniciou-se na vida pública muito jovem, com apenas 25 anos de idade, como assessora parlamentar e logo em seguida foi eleita vereadora na cidade do Rio de Janeiro e ainda, antes dos 30, nomeada Secretária Municipal de Desenvolvimento Social do município do Rio. Talvez tenha sido por este seu passado que ela tenha dado prioridade à luta a favor dos direitos da mulher e contra todos os preconceitos sociais.

 

Laura é autora da lei municipal, de 2014, que ratificou o decreto municipal de 1994, que determinava a praia do Abricó, no município do Rio de Janeiro, como praia oficial reservada para a prática do Naturismo, dando muito maior força e prestígio ao Naturismo carioca. Perguntada sobre o que a levou a se interessar pela causa naturista, Laura respondeu que após sua eleição mais uma vez como vereadora em 2102, começou a se dedicar aos assuntos da Zona Oeste da cidade e conheceu então a praia do Abricó e a luta da Associação para manter a praia organizada e reconhecida pelo poder público. Achou as reivindicações justas e entrou em contato com a diretoria da associação para chegar a um termo comum. Daí resultou a tão esperada lei.

 

Arquivo: JON

O interesse da Deputada pelo Naturismo não foi somente no proposição de projetos. Quando vereadora, Laura Carneiro (ao centro) entregou ao Presidente da Anabricó (à direita) a moção de congratulações pelo aniversário da INF.

Mas seu interesse pelo Naturismo não parou naquela bem sucedida aprovação. Tendo sido levada como suplente novamente ao cargo de Deputada Federal, em Brasília, no final de 2015, aproveitou o novo mandato para lançar o projeto de lei que regulamenta a prática do naturismo em todo Brasil, dando visibilidade e ainda maior seriedade ao Movimento. O projeto foi aprovado pela Câmara de Deputados no último mês de março, e segue agora para aprovação (ou não) no Senado Federal.

 

A primeira etapa foi vencida após muita conversa e explicações sobre o que é o Naturismo com os integrantes das comissões. Nesta segunda etapa (no Senado) Laura estará longe de seus pares e as conversas poderão se tornar mais difíceis. Lembrada que um outro projeto de Lei para a regulamentação do Naturismo, já tinha sido aprovado pela Câmara de Deputados em 1998, mas foi "engavetado" pelo Senado, ela acha que os tempos atuais são outros e a atual legislatura é bem menos conservadora e é composta de muitos senadores jovens, que era incomum na época em que seu pai foi Senador, por exemplo.  Mas garante que seu papel e o do Movimento Naturista é o de acompanhar atentamente a tramitação naquela Casa e perceber quem são os integrantes de cada comissão que analisarão o conteúdo do projeto.

 

Img: ANAbricó

A Deputada Federal Laura Carneiro (ao centro) em reunião com as associações que atuam no Parque de Grumari, no Rio de Janeiro

Perguntada se já teve vontade de ir a algum local naturista, Laura diz: "nunca pensei nisso ainda não, mas um dia eu penso... do jeito que eu sou..." em tom jocoso. E completa "eu acho que cada um tem direito de fazer o que quiser de sua vida e eu tenho dever de criar lei para garantir o direito individual de cada um"

 

Laura Carneiro já foi deputada federal por três mandatos (está no quarto) e vereadora por dois. Ela vai se candidatar a mais uma legislatura na Câmara Federal neste ano e, a julgar por sua história política, com certeza continuará com os mesmos interesses pelas causas sociais.

 

(enviado em 7/06/18 por Pedro Ribeiro)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2018
Todos os direitos reservados.