') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°37 - outubro de 2003
http://www.jornalolhonu.com
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATLuta | NATNovidades | NATNovidades 2 | NATOpinião
NATOpinião 2 | NATPolêmica | NATReflexão | NATCuriosidades | NATNotícias | Nu em Notícia | NATVariedades | NATBrinde

Jornal Olho nu - edição N°37 - outubro de 2003

Anuncia nesta edição

Corpos Nus

 

 SITE NATURISTA CRISTÃO ENTRA NO AR

 

Enviado por Estevão Prestes*

Entrevista de Pedro Ribeiro**

Desde o dia 22 de setembro, está no ar na grande rede virtual o primeiro site naturista de orientação cristã em língua portuguesa. O "Naturistas Cristãos" foi desenvolvido pelos brasileiros, naturistas de carteirinha, Estevão Prestes,  e Andréia Baia. O site é bastante simples, e ainda não está completo, mas procura primar pelo conteúdo. Apesar da orientação explicitamente evangélica a página mantêm-se neutra em questões doutrinárias, seguindo uma linha mais ecumênica, com espaço para cristãos de todas as correntes.

Destaque para as seções "NATURISMO ?" com textos a respeito de movimento; e "REFLEXÕES" com temas que abordam as relações entre a nudez e a espiritualidade.

A página também tem links para diversas páginas sobre naturismo, praias e clubes no Brasil e páginas de conteúdo cristão, além de links para sites internacionais sobre o tema.

Em entrevista ao jornal OLHO NU Estevão responde a algumas questões que despertam certa curiosidade.

OLHO NU: como surgiu a idéia de fazer um site naturista cristão ?

Estevão e amigos em foto tirada no Congrenat realizado em 2002 no Recanto Paraíso

ESTEVÃO: Logo que me tornei naturista, conheci um casal, em Pedras Altas, que frequentava a Igreja Assembléia de Deus, e que por se tornar naturista acabara por afastar-se da igreja. Como este casal, encontrei outras pessoas em situação semelhante. Como a nudez ainda é um tabu em nossa sociedade, e como as religiões cristãs tendem a ser austeras sobre este assunto, um fiel que opte pelo naturismo acabará sofrendo discriminação, de modo que muitos mantêm esta prática em segredo - o que acarreta uma certa dose de culpa - ou acabam optando por abandonar, ou a igreja ou o naturismo. Qualquer uma destas opções é auto-destrutiva e desnecessária. 

Em meados no ano passado fui procurado por um repórter da revista Eclésia, uma publicação evangélica de circulação nacional, e que estava interessado em publicar uma reportagem sobre crentes naturistas. Gostei da idéia e colaborei com a revista, ajudando inclusive a localizar outros praticantes que estivessem dispostos a dar seu depoimento. A reportagem foi publicada na edição de agosto e causou a maior polêmica, mas a semente estava lançada. Neste meio tempo fui procurado por muitos irmãos naturistas que desejavam trocar se corresponder, daí tive a idéia de criar um grupo virtual onde estas pessoas pudessem entrar em contato. Pesquisando pela internet percebi que não havia nenhuma página em língua portuguesa sobre este assunto, embora existam várias estrangeiras. Daí veio a idéia da página.

OLHO NU: Há incompatibilidade em ser naturista e fortemente ligado a uma religião?

ESTEVÃO: Cada religião tem seu próprio conjunto de valores. Caso a pessoa em questão siga uma filosofia que condene a nudez pura e simples, ou que condene a idéia de respeito mútuo, ou a preservação do meio ambiente, então haverá uma incompatibilidade. Entretanto o cristianismo segue, ao menos em tese, os ensinos do Cristo, cuja pregação por sua vez baseou-se no judaísmo primitivo. E o ensino de Cristo nunca condenou a nudez per si, além de valorizar os demais conceitos embutidos na prática naturista. Façamos um paralelo: A INF define a nudez, dentro do naturismo, como uma forma de desenvolver no indivíduo o respeito por sim mesmo, pelo seu semelhante (seu próximo) e pelo meio-ambiente (a criaçaõ). Segundo o ensino dos evangelhos, o maior mandamento é Amar a Deus (criador) e ao próximo como a si mesmo. Percebe a semelhança? Além disso, há outros pontos em comum, como o desenvolvimento do auto-controle, a busca pela melhoria enquanto ser humano, a valorização da família, a promoção da igualdade, o combate à malícia, entre outros.

OLHO NU: Qual é o objetivo do site ? 

Foto da página de abertura do site

ESTEVÃO: Em primeiro lugar, funcionar como um ponto de disseminação de informação, por isso o site não preocupa-se tanto com a aparência, mas com a rapidez e qualidade da informação disponibilizada. Procurei evitar questões doutrinárias, mantendo uma linha ecumênica. Também procuramos evitar interpretações superficiais ou apologeses rasas. Da mesma forma evitamos os discursos adocicados. O que pretendemos é oferecer argumentos consistentes. Além disso, tem um objetivo duplo de desmistificar, mostrando aos religiosos que o naturismo não é maligno, e aos naturistas que nem todo cristão é fanático.

OLHO NU: Quantos e quais são os organizadores ? 

ESTEVÃO: Por enquanto somos apenas dois, Eu e a Andréia Baia (advogada), mas recebemos apoio de vários colaboradores. E quem quiser colaborar enviando textos, fotos ou sites interessantes, pode entrar em contato pela própria home page.

Não deixe de conferir e assinar o livro de visitas!
O endereço é http://geocities.yahoo.com.br/naturistacristao.

*onaturista@hotmail.com
**pedroribeiro@jornalolhonu.com


Olho nu - Copyright© 2000 / 2003
Todos os direitos reservados.