Editorial Cartas dos Leitores NATEspecial NATEntrevista
NATReflexão NATCriatividade NATHumor NATNovidades NATPresente

Vanderlei Castresano e sua esposa Regina, ambos de 47 anos, são daqueles naturistas de carteirinha e com muita bagagem de experiência. Ele é da capital de São Paulo e ela é de Mogi das Cruzes, interior, porém há 17 anos moram na Alemanha, mais precisamente na pequena cidade de Ludwigshafen, onde ele trabalha numa empresa química. Têm dois filhos, um rapaz de 27 anos e uma moça de 24, que também moram lá. São associados, no Brasil, ao SAMPANAT e estiveram presentes ao encontro de 29 e 30 de março passado (ver OLHO NU nº 31). Na Europa freqüentam diversas áreas naturistas há mais de 14 anos. Esta vasta experiência no Naturismo internacional é o que o casal relata aos leitores.

 

UMA VISÃO EUROPÉIA

  Entrevista concedida a Pedro Ribeiro*

Vanderlei e Regina Castreano no SAMPANAT     Vanderlei e Regina começaram no Naturismo na França, precisamente em 1988, quando conheceram um clube situado na zona naturista de cidade de Leucate, que é muito parecida, em sua filosofia, com Cap d’Agde, famosa “cidade” naturista ao sul do país (leia mais a respeito de Lecaute no final desta matéria). Depois disso não pararam mais e começaram a viajar por diversas cidades européias aonde pudessem praticar.

     Contam, por exemplo, que o Naturismo é proibido no sul da Itália, mas mesmo assim ele acontece de maneira “tolerada” em algumas praias da região. Porém essa tolerância é muito parecida com algumas situações vividas em praias brasileiras, todos sabem que acontece, mas as autoridades fingem não saber.

     Situação bem diferente do que se encontra na Espanha. Após a queda do regime Franquista, em 1975, um anseio de liberdade tomou conta de boa parte da população, embora de maioria católica. O naturismo explodiu e por quase todo litoral é difícil encontrar praias onde não seja permitida a prática do nudismo. Atualmente é o país com mais praias abertamente naturistas do mundo, 550 registradas. Há também uma cidade naturista, nos moldes de Cap d’Agde francesa. É a Ciudad Vera, Vera playa, ao sul do país.  

     Segundo os próprios espanhóis até mesmo o rei D. Juan Carlos de Bourbon é naturista, mas,Entrevista concedida a Pedro Ribeiro apesar dos paparazzi que não o deixam em paz, tem conseguido evitar que fotografias suas praticando o naturismo cheguem até a imprensa. Porém, nem tudo são flores, pois há uma grande resistência do povo mais antigo, que gera algumas polêmicas.

     Vanderlei e Regina acham que o Naturismo no Brasil já poderia ser bem mais desenvolvido, se por aqui fossem seguidos padrões estabelecidos na Europa, onde nas praias o nudismo não é obrigatório e nos clubes não há necessidade de ser casado para freqüentar. Acreditam que o incremento do Naturismo só traria benefícios ao turismo como um todo no Brasil.

 

*editor do OLHO NU

natpedro@ig.com.br

     A situação da zona naturista, à entrada norte do Porto-Leucate, forma uma ilha bemVista de Lecaut isolada pelo porto de um lado e pelo pequeno canal de acesso ao porto, do outro, presta-se idealmente a este tipo de estabelecimento. Os residentes são os usuários naturais da soberba praia do lugar. A história desta zona funde-se com a de Port-Leucate. Lugar destacado para o turismo naturista, diversas vilas (Aphrodite, Ulysses, Oasis) dispõem suas casas ou seus apartamentos para os amantes do naturismo.

     A proximidade dos tanques para cultura de ostras, torna possível beneficiar-se diretamente de toda a gastronomia resultante do leito da lagoa: as ostras, moluscos e todos os tipos de camarões que estão nas fazendas aquáticas. Os esportes aquático são ponto de destaque na zona naturista, que se beneficiam com seu próprio porto. 

     Esta zona é composta de dois grupos: Ao norte: Ulysses, vila de cem apartamentos com seu comércio, sua piscina de natação, um número de casas e um camping naturista. O outro conjunto inclui três grupos residenciais: Aphrodite (piscinas, tênis, comércio, estacionamento privativo), Oásis, uma vila mais recente com os mesmos serviços, porém essencialmente residenciais. E a zona administrativa referente ao porto de Lecaute.

 Para fazer contato: 

Village naturiste Ulysse Village naturiste Aphrodite

Village naturiste Oasis

Agence Baillet Patel Info Immobilier Sogelav Oasis
04 68 40 18 39 04 68 40 96 82 04 68 40 90 42

04 68 40 15 17

  www.infoimmobilier.fr

www.naturismevillage

 

Editorial e índice Cartas dos leitores e NATClassificados NATEspecial - "2003 -dez anos de naturismo na Barra Seca" por Márcio Braga e calendário de eventos Você já está no caderno 4 NATReflexão - "Uma cidade naturista" por Vanderlei Castresano NATCriatividade - "A (quase) primeira vez" conto de Wagner Rotta NATHumor NATNovidades -  "Site reformulado"; Sites de naturismo russos"; "Indenização por ter sido presa"; "Abricó escolhe nova diretoria" NATPresente - "Teste psicológico" adaptado por Jorge Barreto


Olho nu - Copyright© 2000/2003
Todos os direitos reservados.