Obergfell visita o Brasil

 

por Pedro Ribeiro*

Foto: Pedro Ribeiro

Charles Obergfell e sua esposa Marlene no Centro Ecologico Helio Marinho Jurubá

Charles Obergfell, nascido na cidade de Estrasburgo, França, há 70 anos, e mora nos arredores da cidade até hoje, é presidente honorário da Federação Internacional de Naturismo (INF), título a que fez jus por ter se "aposentado" da entidade no cargo de vice-presidente. Esta entrevista foi concedida no dia 13 de abril, durante sua visita, juntamente com sua esposa Marlene, ao CEHM Jurubá, em Paraty. Francis Breuillac, proprietário do local, foi o nosso intérprete.

Começou no Naturismo em 1956 quase por acaso, na Ilha do Levante, ex-colônia francesa próxima à costa da Síria, quando visitou o local e conheceu o grupo que praticava. Depois disso, em 1958,  foi militar e adiante casou-se. Mas a semente já estava plantada na cabeça dele, porém, somente voltou a praticar o Naturismo em 1964, juntamente com sua esposa, quando foram de férias para a Espanha.

Foto: Marcelo Pacheco

Pedro Ribeiro, Charles e Marlene

De então até hoje muitas coisas aconteceram até Charles ingressar no Naturismo oficial e chegar a Vice-presidente da Federação Internacional.

 Largou a vice-presidência da INF por discordar, na época, pela condução política que estava ocorrendo e também por ter seus problemas de saúde agravados. Charles discordava da visão, da cúpula da instituição, mais financeira em detrimento da visão fraternal e de amizade, tônicas que norteiam a filosofia naturista e que deveriam nortear, também, a integração de todas as instituições federadas por todo o mundo. Durante o Congresso da INF na Espanha, em 2006, sentiu que diversas federações dos países membros, que tinham força na votação, não estavam apoiando suas idéias. Então resolveu não mais continuar no cargo. Porém, continua ligado à INF, tratando dos assuntos internacionais, procurando promover o desenvolvimento e criação de novas federadas por todo o mundo.

Foto: Marcelo Pacheco

Pedro, Francis Breuillac e Charles

Por motivos de saúde, Charles não poderá participar, em setembro, do XXXI Congresso Internacional de Naturismo, em Tambaba. Ele é recém operado de uma cirurgia no coração. Acredita que sua realização no Brasil, poderá trazer grande desenvolvimento para o Naturismo em nosso país e em toda a América do Sul, locais, que segundo Charles, ainda contam com o naturismo de uma maneira muito incipiente.

O tema do Congresso no Brasil será "O Naturismo para um mundo melhor", o qual acha bem adequado, que pode levar a algumas modificações sobre a linha de pensamento da INF atualmente, diminuindo as brigas internas.

Charles acha que o naturismo têm se adaptado bem às mudanças do mundo em geral. As coisas hoje em dia são bem diferentes do que a quarenta anos atrás, afirma. No entanto, continua, os princípios fundamentais do Naturismo devem permanecer, tais como o respeito às pessoas e ao meio-ambiente.

Leia mais sobre Charles Obergfell, clicando na edição nº 63, do jornal OLHO NU.

*pedrobribeiro@jornalolhonu.com

Agora, abaixou. Somente R$ 25,00

Clique aqui e saiba como adquirir a nova edição do livro de Paulo Pereira: "Corpos Nus - Verdade Natural"

Jornal Olho nu - edição N°90 - maio de 2008 - ano VIII


Olho nu - Copyright© 2000 / 2008
Todos os direitos reservados.