') popwin.document.close() }

Glossário do Naturismo, a necessidade de se informar

 

Jorge Bandeira é o organizador do primeiro glossário sobre naturismo no Brasil, que a desde o dia 1 de janeiro já faz parte do corpo principal do OLHO NU. Começando com algumas poucas indicações, hoje conta com mais de 300 verbetes, reunidos graças à colaboração de interessados e naturistas de todo Brasil. Nesta entrevista exclusiva o OLHO NU, ele conta como surgiu a idéia e como ela está se desenvolvendo.

 

Entrevista a Pedro Ribeiro, por e-mail.

 

Olho Nu: Jorge, como é sua vida profissional e naturista no momento?

 

Jorge Bandeira: Atualmente leciono na Rede pública Estadual o parâmetro curricular História para o ensino médio, faço parte da comissão que elabora o Fundo Estadual de Cultura no Amazonas, além de permanecer como Conselheiro de Cultura em Manaus. No Graúna estou na Diretoria de Divulgação até julho de 2007.

 

ON: Como surgiu a idéia de fazer um Glossário sobre o naturismo?

 

JB: A idéia do glossário me perseguia desde o Congrenat ocorrido no Mirante do Paraíso em 2005, onde pude constatar que os naturistas necessitavam de dados fundamentados sobre o histórico do movimento nudista/naturista não só no Brasil como também dos outros países. Como educador por 20 anos(comecei a lecionar em 1987) destaco que o hábito da leitura está a cada ano apresentando números desastrosos, os leitores estão sumindo das escolas brasileiras, e isso é alarmante e preocupante. Espero que este Glossário resguarde o naturismo brasileiro de novos leitores, ávidos por informações do universo naturista, daí a importância deste documento de referência. Um outro fator que considero relevante é a da preservação da memória deste movimento importante que praticamente já tem um século de existência. O Naturismo não nasceu da noite para o dia, e a memória daqueles que contribuíram à causa da Naturismo, no Brasil e demais países, não pode ser negligenciada.

 

ON: O que você pretende com ele ?

 

JB: Acredito que o futuro do Glossário do Naturismo é a expansão, não considero o Glossário de minha autoria, temos vários colaboradores (atualmente são 13!) que enviaram novos verbetes e até corrigiram alguns erros e informações, como historiador chego a ter este material como uma fonte de consulta permanente, possibilitando o intercâmbio da informação e da pesquisa entre os pesquisadores do naturismo no Brasil. Julgo ser esta principal fonte de motivação para mim que apenas disponibilizo o máximo de verbetes, sendo uma espécie de mediador destes conceitos relativos ao mundo do Naturismo. Apesar de não ter conhecido Chris Natal, já falecido, dedico a ele este Glossário, pois foi um dos primeiros a me fazer refletir sobre o potencial de pesquisa do tema Naturismo.

 

ON: Pretende desenvolver outros trabalhos a partir do Glossário do naturismo?

 

Jorge Bandeira, à direita, sua esposa Vivi e um amigo no sítio onde costumam acontecer as reuniões do Graúna

JB: Tenho a intenção de desenvolver junto à FBrN o resgate da produção naturista numa linha editorial da entidade, com revistas e livros vinculados ao Naturismo e ao meio-ambiente, um plano que só será concretizado a partir de recursos indispensáveis para esta editoração.

 

Estamos(eu e André Herdy) trabalhando na tradução de uma importante obra escrita em 1935 por William Welby, um defensor do Naturismo, outro nome esquecido dos anais da História do Naturismo. Os livros de Luz Del Fuego estão TODOS fora de catálogo, por que não pensar em resgatar estas importantes obras? A biografia de Luz, escrita pela Cristina Agostinho também está fora das livrarias desde 1992. Acredito que somente resgatando obras como essas daremos um salto qualitativo na propagação de nosso movimento Naturista organizado, ou seja, o crescimento também se faz via divulgação de sua memória, de sua historicidade. O Glossário do Naturismo certamente seria um livro a fazer parte desta linha editorial.

 

Jorge Bandeira

Manaus, 30 de dezembro de 2006.
 

 

Clique aqui e saiba como adquirir a nova edição do livro de Paulo Pereira: "Corpos Nus - Verdade Natural"

Jornal Olho nu - edição N°75 - janeiro de 2007 - Ano VII


Olho nu - Copyright© 2000 / 2007
Todos os direitos reservados.