') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°154 - Setembro de 2013 - Ano XIV

Anuncie aqui

NU mas com Movimento

Grupo movimento NU comemora 10 anos de criação

por Pedro Ribeiro*

 

Julíndio e sua família na praia de Tambaba

Julíndio Macuxi é um dos fundadores do Movimento Naturistas Unidos há 10 anos. Ele lembra que o grupo foi pioneiro em diversas realizações no Brasil, com destaque para a realização do primeiro passeio Naturista de barco pelo rio Paraíba, com quarenta pessoas, em lugar que ninguém fazia naturismo e apoiado pela Marinha do Brasil. Além da realização do Surf Nu todos os anos desde 2008. Ele diz que se lembra que quando começou a frequentar Tambaba, há quinze anos, ele era visto como corno e sua esposa como prostituta.  As pessoas viam o naturismo com muito espanto. Hoje em dia quando se diz que vai para Tambaba, já há uma demonstração de carinho e naturalidade com a ideia por parte da população.

 

A escolinha de surf é atividade obrigatória em toas as edições do Tambaba Open e dirigida por Julíndio

"O grupo foi criado na época como uma dissidência da SONATA, por não concordar com determinadas posturas. Queríamos levar o Naturismo para fora de Tambaba e a gente conseguiu fazer isso com aquele passeio (leia em jornal OLHO NU nº 62) e retornou depois com o surfe nu. Hoje estamos totalmente integrados e confraternizando com todo mundo." Conta Julíndio.

 

Atualmente o Movimento NU tem uma sede, que é o Território Macuxi. Eles não se definem como uma associação, mas sim como um movimento, como o das águas, do barco, do surfe. Não há presidência, não há diretoria, sem muitas reuniões. Mesmo assim se consideram muito organizados "principalmente muito pela capacidade que Carlos (Santiago) tem." Completa. O grupo ainda mantém os oito membros desde o começo e quem quiser ajudar se incorpora ou se agrega.

 

Carlos Santiago ao lado da Secretária de Turismo do município do Conde, Juliana Lundgren

Carlos Santiago, o outro fundador do Movimento NU conta que há uma coordenação geral constituída por cinco naturistas e suas famílias,  que têm a incumbência de organizar os eventos e, depois, o fazer o chamamento da coletividade para desenvolver a ação, quer seja na área esportiva , quer seja na área cultural.

 

"O grupo tem grande preocupação ambiental e se engaja em luta preservacionistas fora da área de Tambaba, como, por exemplo, chamar atenção para a  preservação da praia do Garaú, local onde há grande área de manejo e de desova de tartarugas e vem sofrendo grande pressão oriunda de grande especulação imobiliária" diz Santiago.

 

No sábado, 7 de setembro, à noite, O Movimento Nu comemorou seus 10 anos de existência com uma festa com os surfistas e muita música reggae na pousada e restaurante A Arca de Bilú.

 

*Editor

pedroribeiro@jornalolhonu.com

 

Leia mais:

Os preparativos da grande festa do surf naturista

Tudo o que aconteceu no 6º Tambaba Open  


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.