') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°132 - novembro de 2011 - Ano XII

Anuncie aqui

Img: Pedro Ribeiro

Hotel Parque das Primaveras - Caldas Novas - GO

Querido leitor,

Antes de mais nada peço desculpas por esta edição tão atrasada em relação ao prazo que nós mesmos demos para colocá-la no ar. O fato é que todo o trabalho do Naturismo é de uma forma ou de outra voluntário. Isto significa que temos também nossos trabalhos remunerados, fora do Naturismo. Eu, como professor que leciona no ensino médio tem o final do ano letivo muito trabalhoso e conturbado. E este ano parece que foi um dos mais que me deram trabalho e me deixaram sem tempo para me dedicar ao jornal como o necessário. Espero por favor que minhas desculpas sejam aceitas.

O grande destaque do mês de outubro foi sem dúvida o extraordinário Encontro Brasileiro de Naturismo (EBN), ocorrido na turística cidade termal de Caldas Novas, no interior de Goiás. O local da realização não poderia ter sido melhor escolhido.  Foram apenas quatro dias, mas que deixarão muitas saudades naqueles que tiveram o privilégio de participar. Parabéns a José Tannús, ex-presidente da FBrN, responsável pela organização e escolha.

Mal de muitos encontros e congressos naturistas, a não participação efetiva de grande parte dos presentes, o VIII EBN concentrou um grande número de atividades que, ao contrário, não deixou ninguém alheio à realização do evento.

Olho Nu esteve lá e como sempre traz um show de cobertura. Em NATEvento o resumo do dia a dia, as festividades, os Fóruns de Assuntos Naturistas, as brincadeiras. Em NATEvento 2 o resumo das discussões e debates das assembleias oficiais. Em NATPersonagem uma entrevista com o índio escultor que dá um molho ainda mais especial ao encantador local com suas obras integradas à natureza exuberante. Em NATPersonagens  conheça um pouco daqueles que ajudaram a tornar nossa estadia muito agradável: os funcionários do hotel  e em NATEvento 3 a republicação das matérias sobre o evento apresentadas na seção Últimas Notícias, no momento em que estavam ocorrendo. São cinco cadernos para guardar no arquivo e ficar como consulta histórica.

De quebra, em NATEntrevista, realizada durante o VIII EBN, o novo presidente do Clube Rincão Naturista, Juvenal Salvador, mostra que o empreendimento está voltando a se integrar à Federação e abrindo suas portas para todos os Naturistas, com N maiúsculo, divulgando mais efetivamente seu trabalho.

E mais matérias inéditas:

Img: Pedro Ribeiro

Hotel Parque das Primaveras - Caldas Novas - GO

Paulo Pereira, em sua coluna mensal, tece comentários sobre a boa repercussão que teve sua entrevista ao jornal OLHO NU na edição anterior e que rendeu bons frutos como a descoberta de uma foto de sua autoria, que julgava irremediavelmente perdida, publicada originalmente na revista Freies Leben, quando era correspondente internacional na década de 60. Em NATuralmente.

O antropólogo Luiz Fernando Rojo elaborou uma matéria acadêmica sobre sua experiência amorosa-sexual quando esteve na comunidade naturista Colina do Sol, produzindo sua dissertação de doutorado para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, passando por um conflito ético pela "exigência" acadêmica de se manter o pesquisador longe de envolvimento com seu objeto de pesquisa como também pelo também existente sobre a assexualidade do Naturismo. Em NATAcadêmico.

Em NATArtigo, Evandro Telles traz um artigo de Edson Medeiros que afirma que o Naturismo deve respeitar as peculiaridades da vida do outro, sempre as portas abertas ao encontro. Como norma, apenas a definição de Naturismo proposta pela Federação Internacional e hoje aceita por todas as associações a ela filiadas.

Claudio Guerra faz um NATDepoimento sobre a experiência em ter participado nu de uma das exibições da peça Macumba Antropófoga, ocorrida em temporada na cidade de São Paulo.

A Federação Brasileira de Naturismo concluiu o Terceiro Roteiro da Caravana FBrN. Os relatos de Rayssa Neves, secretária da Federação, começam em Massarandupió e terminam em Caldas Novas. Em Notícias da FBrN.

O francês Jacques LeMaire, amante das coisas brasileiras, naturista de paixão, sempre visitou a praia de Tambaba desde sua fundação há vinte anos. Passou quase dois anos sem voltar por ter ficado decepcionado com os rumos das coisas que estavam acontecendo por lá, retornou recentemente porque leu sobre as mudanças implementadas a partir deste ano. Leia o que ele encontrou em Tambaba em NATExperiência.

O inverno vem chegando na Europa. Os naturistas europeus começam a procurar opções para não deixar a prática naturista. Já começaram os encontros em piscinas públicas de Portugal e da Espanha. Enquanto isso na Zona do Equador não faz frio nunca. portanto conhecer uma praia naturista da Colômbia pode ser uma boa opção. Em NATInternacional.

A Associação Peruana de Naturismo (ANNPE) fez uma excelente pesquisa sobre todas as publicações naturistas ao redor do mundo. O Jornal OLHO NU publica o resultado e dá as dicas de como adquiri-las. Em MidiaNAT.

O Portal IG apresenta uma seleção dos sete mais visitados resorts naturistas do mundo. Jornal OLHO NU republica. Em NATTurismo.

A famosa música Pelados do não menos famoso conjunto Ultraje a Rigor é analisada brevemente dentro do espírito do Naturismo em NATVariedades.

Leitor escreve para a Carta dos Leitores pedindo providências para o descaso com que é tratada a área reservada para solteiros e desacompanhados da Praia do Pinho.

Em NATNotícias, Coney Island nos Estados Unidos é alvo de polêmica porque a prefeitura quer acabar com a praia de nudismo da região; Também nos EUA, mas agora na Califórnia, a mira da proibição é na Gold Beach. E mais outra polêmica, também nos irmãos norte-americanos, agora em restaurante nudista de São Francisco. Com bem mais tranquilidade e sem polêmica, no Brasil, reportagem do jornal O GLOBO visitam a praia do Abricó, no Rio de Janeiro e fazem matéria.

Britânico que se recusa a usar roupas é preso, mais uma vez, por comparecer nu a julgamento. Facebook fecha perfil com nu artístico ousado e pode ser processado. Alunos andam nus para festejar aniversário de universidade filipina e inauguração do primeiro hotel nudista no Uruguai. Tudo em Nu em Notícia.

Em De Olho na Mídia veja que a Família da Pesada foi convidada para participar de um jantar naturista. E mais. O Graúna e seus diretores foram foco de matérias especiais em jornal da região amazônica e de revista de luta ambiental. E também, a praia do Abricó é citada em novela da Rede Globo.

Releia as informações publicadas nas Últimas Notícias durante o mês de outubro:

NATAssociações - Graúna apresenta o relatório de seu encontro do final de outubro; ANAbricó convidou para a festa dos aniversariantes do mês de outubro.

NATRegistro - O que os grupos naturistas prometeram realizar ou anunciaram no mês de outubro e início de novembro: Mirante do paraíso com o feriadão de 15 de novembro e a festa do halloween; a praia do Pinho convidando para o feriadão da República; Recanto do Paraíso convidando para mais um final de semana e mais um convite para participação do workshop Toque Natural.

NATAgenda - Naturismo capixaba se reúne no final de novembro e Convite para passar o verão 2011/2012 na Praia do Pinho

Nu & Arte - Mexicanos reproduzem arte popular em festival de pintura corporal; Convite para participar mais uma vez da peça teatral "Macumba Antropófoga"; O livro “The Nude Project”, de Cássia Tabatini, reúne imagens feitas entre 2007 e 2011 de nus masculinos.

Nudez & Sociedade - Modelo mirim nu na televisão na década de 80 é hoje palestrante contra o bullying.  Manifestação contra banqueiros apela para o nudismo na Alemanha; Um grupo de homens de terceira idade de uma igreja nos Estados Unidos decidiu tirar toda a roupa em fotos para um calendário comemorativo.

Naturismo & Sociedade - Câmara dos Deputados do Espírito Santo aprova inclusão de aulas sobre sexo nas escolas com naturalidade. O Naturismo não poderia ser o referencial? ; Palestra sobre Direitos Humanos e atitudes naturais por Marcelo Pacheco, vice-presidente da FBrN, no Município de Conde.

Boa leitura, boa reflexão e boa diversão.

Esta edição ficará no ar pelo acesso principal até 5 de dezembro de 2011.
 

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.