') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°132 - novembro de 2011 - Ano XII

Anuncie aqui

O retorno do tradicional Rincão

por Pedro Ribeiro*

 

O Clube Rincão Naturista ficou anos fora do ar para a grande maioria dos naturistas brasileiros. Um dos mais antigos empreendimentos naturistas do país, ficou, por opção, fechado em seu próprio mundo. Somente neste ano voltou a se filiar à Federação Brasileira de Naturismo. A nova diretoria quer mudar um pouco o perfil da instituição participando mais ativamente do Movimento, inclusive sediando o próximo Encontro Brasileiro.

 

Juvenal Salvador, 56 anos, é o presidente do Clube que está mudando este perfil de concha. O Clube Rincão Naturista, localizado em Guaratinguetá, estado de São Paulo, já existe há 17 anos, possui uma bela estrutura para receber sócios e visitantes. A área enorme, tem 30 chalés de sócios moradores, uma pousada com 10 apartamentos, mais quatro quartos, quadras de vôlei, piscina, sauna, shuffleboard e muita área verde na fazenda de 66 alqueires.

 

Os frequentadores do Rincão são os associados moradores, os associados não moradores, e visitantes que pagam uma taxa para entrar. Para ir é necessário entrar em contato antes com a diretoria ou diretamente com o clube para fazer reservas. Geralmente os visitantes já são frequentadores há muitos anos. Pode-se ficar hospedado nos bangalôs e nos quartos. O visitante têm o direito a toda infraestrutura do Clube com qualquer um. Pessoas sozinhas devem ser apresentadas por algum sócio ou possuir o Cartão INF.

 

O Rincão pretende aumentar ainda mais o número de associados e o número de moradias. "Nós trabalhamos em regime de concessão que funciona da seguinte maneira: o família proprietária da fazenda vende a concessão de uso do terreno e os sócios fazem casa lá. Obviamente tem que ser naturista e tem que ser sócio do clube para poder construir casa lá."

 

Atualmente, morando todos os dias há apenas duas famílias, os demais concessionários usam as casas como veraneio. Juvenal não mora no Clube. Ele e a família só vão aos finais de semana e em ocasiões especiais. A família é composta do casal e mais um filho que hoje tem 22 anos e desde os cinco já frequentava a fazenda. Hoje em dia o filho tem uma namorada que também é naturista. Também irmãos do casal e sobrinhos visitam o clube de vez em quando.

 

Juvenal foi recém eleito presidente do clube, em outubro para ser mais exato, e já foi diretor em outras gestões.

 

O Rincão tem uma história importante dentro da FBrN, desde 1994 quando foi inaugurado, nascendo já filiado à Federação Brasileira. Um de seus fundadores, Alexandre Tsanaclis, foi presidente da FBrN, durante uma gestão. Após a saída de Tsanaclis o clube rompeu com a federação e passou uma série de dificuldades financeiras com o declínio do número de sócios. Aos poucos se reestruturou e procura agora ampliar bem a quantidade de associados.

 

O telefone de contato no Rincão é (12) 3217 1142 ou pelo celular pessoal (11) 9998 2602. Pela internet, o site do Rincão é www.rincao.com.br.

 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados