') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°132 - novembro de 2011 - Ano XII

Anuncie aqui

VIII EBN: Naturismo de primeira qualidade

por Pedro Ribeiro*

 

O Naturismo brasileiro tem proporcionado oportunidades de conhecer lugares e pessoas que seria improvável de ocorrer por outros caminhos. Através dos eventos programados em diferentes partes do país o naturista que os acompanha acaba por fazer um turismo especial e, na maioria das vezes, deslumbrante e inesquecível. Por vezes, quando se prepara para participar, os preços inicialmente parecem "salgados", impressão essa que se desfaz por causa da satisfação e do prazer resultantes do investimento.

 

Os eventos que reúnem grupos de naturistas realmente interessados em Naturismo proporcionam um clima de fraternidade e de amizade que jamais seria alcançado, ainda que o viajante fosse aos mesmos lugares, em outras ocasiões. E geralmente os lugares onde acontecem os eventos são paradisíacos.

 

Foi nesse clima que ocorreu em Caldas Novas o VIII Encontro Brasileiro de Naturismo, na cidade turística do interior de Goiás, que vive das visitas dos que procuram as águas quentes do rio Pirapetinga. O município é conhecido por ser a maior estância hidrotermal do mundo, possuindo águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 20° a 60°.

 

Como se isso não bastasse, o hotel escolhido para ser a sede do Encontro é uma pérola em organização e cuidados. Apesar de não ser naturista, digo que é o local que mais uniu os preceitos naturistas em sua construção e paisagismo entre todos o que eu conheci. É o Hotel Parque das Primaveras. Porém, de quinta-feira, 27 de outubro, a domingo, 30 de outubro, foi sim um local Naturista com N maiúsculo. Fechado exclusivamente para a Federação Brasileira de Naturismo, teve todas suas dependências tomadas. A nudez naturista começou às 14 horas de quinta-feira e somente terminou ao meio dia de domingo. E para entrar o naturista tinha que exibir o seu cartão INF com o selo 2011.

 

O Hotel

 

O hotel possui muitas atrações. São três grandes piscinas com águas quentes, mas com temperaturas diferentes, mais duas pequenas bem quentes e uma sauna a vapor. Tudo alimentado pela natureza. Tudo cercado por um belo trabalho paisagístico, com caminhos que cortam a abundante vegetação, totalmente integrados a ela, e com muitas surpresas pela frente. Quase todas as plantas são identificadas com seu nome popular, como se fosse um grande jardim botânico.

 

Os 29 quartos e chalés estavam ocupados pelos naturistas, em total de 73 pessoas hospedadas. Mais 40 pessoas participaram do encontro mas estavam hospedadas em outros locais.

 

As esculturas

 

Espalhadas por todo o lado estão esculturas do artista plástico xavante Pedro Pereira (leia NATPersonagem), que representam figuras humanas, crianças na maioria, em situações de lazer e brincadeira, e de animais. Algumas são tão reais que confundem e fizeram ocorrer situações hilárias, como a mulher deitada de bruços, nua, sobre uma cadeira espreguiçadeira na beira de uma das piscinas, que parecia estar se banhando ao sol, porém dormindo. Muitos desatentos ficavam falando em voz baixa para não incomodar a dorminhoca. Outros ficavam preocupados com o tempo em que a moça estava exposta ao sol e chegaram a fazer pequenas reuniões para decidir se seria melhor tentar acordá-la ou não. Coisa de naturista respeitoso. É muito provável que situações como essa não ocorram nos dias comuns do hotel, porque não haveria possibilidade de uma mulher nua estar à beira da piscina.

 

Também há muitas esculturas de animais que são colocadas estrategicamente em meio da mata ou sobre poleiros e portões. Também essas confundiam um ou outro, sendo que a de uma cobra causou medo em alguns quando se deparavam diante de um ataque iminente.

 

Há também animais verdadeiros espalhados em meio à natureza exuberante. Araras, macacos, tucanos, galinhas de angola, pavão e até um casal de emas.

 

O restaurante servia os lautos cafés das manhãs e almoços, com uma equipe atenta e simpática. As dezenas de quartos limpos e bem arrumados, todos com água quente natural, alguns com banheira de hidromassagem, um salão de convenções, quadra poliesportiva, salão de massagens e um bar compuseram o cenário perfeito para o Encontro transcorrer relaxado e fraterno.

 

As atrações contratadas

 

Para aumentar ainda mais o leque de atrações foram programadas brincadeiras, apresentações musicais e palestras.  Na quinta-feira furou somente o Karaokê, por motivos técnicos. Mas na sexta feira um grupo musical composto por uma família completa, três irmãos, sendo duas mulheres e um homem, em companhia da mãe, cantaram e tocaram músicas do cancioneiro brasileiro que deixaram os naturistas dançando e cantando por boa parte da noite. Muitos ficaram extasiados com as maravilhosas vozes das cantoras Jaqueline Silva e Jô Morena. O teclado, e às vezes na voz, era executado por Serginho Sorriso.

 

Num dos intervalos das canções apresentou-se a dançarina brasiliense Razine Martim, exibindo uma mistura de dança indiana com a do ventre, numa performance também arrebatadora, empolgando a plateia. Ensinou passos da dança a quem quisesse se remexer. Depois a noite seguiu com mais MPB. Razine sentiu-se um pouco constrangida pelo fato de ter dançado de roupa, pois não sabia qual seria a reação dos naturistas. Ela ainda não se sente à vontade para praticar o nudismo, mas lamenta esta sua limitação porque ela gostaria de sentir o que os naturistas sentem. Ele é técnica em educação quando não está dançando, trabalhando no Palácio Buriti.

 

No sábado houve o bingo que ofereceu dois ótimos prêmios a quem completasse a cartela em cada uma das sessões das cantorias dos números: uma estadia de final de semana neste mesmo Hotel Parque das Primaveras em outra ocasião, e uma estadia de final de semana na Pousada Tambaba Naturista, lá na Paraíba.

 

Mais tarde a festa temática de Dia das Bruxas foi a grande atração. A área em volta da piscina e o bar foram decorados com o tema, uma equipe de som contratada e a alegria reinou à solta. Muitos se fantasiaram criativamente na base do improviso. As músicas das décadas de 70 e 80 fizeram a festa explodir, terminando já mais de três da manhã de domingo.

 

O torneio de natação

 

Na manhã do mesmo sábado a competição de natação agitou a galera. A prova teve dezesseis inscritos, os quais foram divididos em quatro baterias, classificadas por categorias: Sênior, Master, Teen e Fraldas. Apenas duas mulheres participaram. O vencedor de cada categoria foi classificado para a grande final. O vencedor geral foi Leonardo Spíndola, 36 anos, representante dos Naturistas Capixabas, que se sentiu muito honrado por ter ganho. O segundo lugar ficou com José Fabri, da NATMG.

 

As meninas que participaram da natação, Renata do NIP e Rose Santana do SPNAT, reclamaram da desigualdade da competição. Deveria ter havido uma bateria só para meninas, na opinião delas, e que as meninas naturistas precisam ter mais coragem, mas elas precisam de incentivo maior que o dos homens para participar. "Tinham que ter insistido mais", argumenta Rose.

 

Fórum de assuntos naturistas

 

Outra atração de sábado, à tarde, foi o Segundo FAN, Fórum de assuntos naturistas, que contou com três palestrantes que deixaram todos os que assistiam muito atentos, mesmo com a concorrência desleal da piscina quente à sua frente.

 

A primeira a palestrar foi a ambientalista Sonia Regina do Espírito Santo, autora do projeto Planeta Sagrado (projetoplanetasagrado@gmail.com) . Ela falou sobre o ambiente de Caldas Novas, seus problemas principalmente. Explicou como é possível o milagre das águas quentes da região e mostrou que o símbolos do município são o lobo-guará e o ipê roxo.

 

Sonia Regina é paranaense de Londrina, mas vive em Caldas Novas há mais de vinte anos. Porém o projeto foi montado em Curitiba, quando passou uma temporada há seis anos atrás, onde tinha muito conhecimento político que poderia ajudá-la. Retornou a Caldas para implementá-lo. Conta que hoje em dia tem apoio da mídia, que já não mais identifica o ambientalista como o "eco-chato" ou como o "maluco beleza", no entanto nesta região o avanço ambiental tem sido muito pequeno, pois há ainda muita irresponsabilidade com queimadas e destruição ambiental.

 

Ela está sozinha no projeto que recebe apoio e parcerias para realização de metas. Ela já está há dois anos como gestora da parte de consciência ambiental e reaproveitamento de resíduos do Hotel Parque das Primaveras.

 

A segunda palestra foi proferida pelo professor Evandro Telles, que trouxe reflexões sobre nosso estilo de vida com o título "Afinal de contas, o que é o naturismo?". Ao final um grande momento emocionante, com uma grande roda formada com os naturistas, que se abraçaram. Leia a íntegra de seu texto clicando aqui.

 

A terceira palestrante foi a professora fisioterapeuta e psicopedagoga Eliane Velasco, trazendo um título intrigante: "Anatomofisiologia das emoções". Também despertou muito interesse e emoções e algumas perguntas no final. A professora  e mestre em educação, paulista de Santo André, SP, teve seu primeiro contato com o naturismo em Tambaba, após comprar um pacote turístico para aquela região, em julho deste ano. Confessa que ficou com muito receio de ir à praia naturista, "pelos tabus de como qualquer ser humano". Mas tinha uma vontade muito forte e se encheu de coragem. Quando atravessou para a "praia dois", viu que Tambaba não era só natureza, trazia também a ideia de tranquilidade, de plenitude, de calma, de preenchimento. Entusiasmada com o que viu, começou a divulgar na pousada da praia seu trabalho sobre programação neurolinguística, achando que o Naturismo tem tudo a ver com  o que fala de afetividade, emoções, do contato de neurologia.

 

Lá em Tambaba, Eliane acabou recebendo convite de Eduardo Oide, da agência MDM Naturs, para participar do Encontro em Caldas Novas, como palestrante. Ela já tinha ouvido falar em naturismo antes de fazer o pacote turístico para a Paraíba, mas de maneira sarcástica e ironizada através da mídia, que não aborda mesmo a filosofia do modo que ela é. Trabalhando na área já há 17 anos, ela tem consultório e faz palestras que podem ser contatadas pelo e-mail elianevelasco@yahoo.com.br.

 

As assembleias

 

Mas como nem tudo é diversão, também os momentos de trabalho para os dirigentes das áreas naturistas ocorreram da forma séria como sempre. As assembleias ocorreram na sexta pela manhã, no sábado à tarde e no domingo de manhã. Tudo o que foi discutido você poderá ler em NATEvento 2.

 

Despedida

 

Após a assembleia de domingo, a única atividade oficial do dia, o clima já era de despedida. Ao meio dia todos se vestiram, conforme o combinado e depois do almoço foram esvaziando os quartos e retornado para suas casas. Três dias de muita animação, fraternidade e Naturismo, com N maiúsculo.

 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados