') popwin.document.close() }
![]() |
Jornal Olho nu - edição N°132 - novembro de 2011 - Ano XII |
![]() |
Anuncie aqui |
VIII EBN: Naturismo de primeira qualidade por Pedro Ribeiro*
Os eventos que reúnem grupos de naturistas realmente interessados em Naturismo proporcionam um clima de fraternidade e de amizade que jamais seria alcançado, ainda que o viajante fosse aos mesmos lugares, em outras ocasiões. E geralmente os lugares onde acontecem os eventos são paradisíacos.
Como se isso não bastasse, o hotel escolhido para ser a sede do Encontro é uma pérola em organização e cuidados. Apesar de não ser naturista, digo que é o local que mais uniu os preceitos naturistas em sua construção e paisagismo entre todos o que eu conheci. É o Hotel Parque das Primaveras. Porém, de quinta-feira, 27 de outubro, a domingo, 30 de outubro, foi sim um local Naturista com N maiúsculo. Fechado exclusivamente para a Federação Brasileira de Naturismo, teve todas suas dependências tomadas. A nudez naturista começou às 14 horas de quinta-feira e somente terminou ao meio dia de domingo. E para entrar o naturista tinha que exibir o seu cartão INF com o selo 2011.
O Hotel
Os 29 quartos e chalés estavam ocupados pelos naturistas, em total de 73 pessoas hospedadas. Mais 40 pessoas participaram do encontro mas estavam hospedadas em outros locais.
As esculturas
Há também animais verdadeiros espalhados em meio à natureza exuberante. Araras, macacos, tucanos, galinhas de angola, pavão e até um casal de emas.
O restaurante servia os lautos cafés das manhãs e almoços, com uma equipe atenta e simpática. As dezenas de quartos limpos e bem arrumados, todos com água quente natural, alguns com banheira de hidromassagem, um salão de convenções, quadra poliesportiva, salão de massagens e um bar compuseram o cenário perfeito para o Encontro transcorrer relaxado e fraterno.
As atrações contratadas
Mais tarde a festa temática de Dia das Bruxas foi a grande atração. A área em volta da piscina e o bar foram decorados com o tema, uma equipe de som contratada e a alegria reinou à solta. Muitos se fantasiaram criativamente na base do improviso. As músicas das décadas de 70 e 80 fizeram a festa explodir, terminando já mais de três da manhã de domingo.
O torneio de natação
As meninas que participaram da natação, Renata do NIP e Rose Santana do SPNAT, reclamaram da desigualdade da competição. Deveria ter havido uma bateria só para meninas, na opinião delas, e que as meninas naturistas precisam ter mais coragem, mas elas precisam de incentivo maior que o dos homens para participar. "Tinham que ter insistido mais", argumenta Rose.
Fórum de assuntos naturistas
Outra atração de sábado, à tarde, foi o Segundo FAN, Fórum de assuntos naturistas, que contou com três palestrantes que deixaram todos os que assistiam muito atentos, mesmo com a concorrência desleal da piscina quente à sua frente.
Sonia Regina é paranaense de Londrina, mas vive em Caldas Novas há mais de vinte anos. Porém o projeto foi montado em Curitiba, quando passou uma temporada há seis anos atrás, onde tinha muito conhecimento político que poderia ajudá-la. Retornou a Caldas para implementá-lo. Conta que hoje em dia tem apoio da mídia, que já não mais identifica o ambientalista como o "eco-chato" ou como o "maluco beleza", no entanto nesta região o avanço ambiental tem sido muito pequeno, pois há ainda muita irresponsabilidade com queimadas e destruição ambiental.
Ela está sozinha no projeto que recebe apoio e parcerias para realização de metas. Ela já está há dois anos como gestora da parte de consciência ambiental e reaproveitamento de resíduos do Hotel Parque das Primaveras.
A terceira palestrante foi a professora fisioterapeuta e psicopedagoga Eliane Velasco, trazendo um título intrigante: "Anatomofisiologia das emoções". Também despertou muito interesse e emoções e algumas perguntas no final. A professora e mestre em educação, paulista de Santo André, SP, teve seu primeiro contato com o naturismo em Tambaba, após comprar um pacote turístico para aquela região, em julho deste ano. Confessa que ficou com muito receio de ir à praia naturista, "pelos tabus de como qualquer ser humano". Mas tinha uma vontade muito forte e se encheu de coragem. Quando atravessou para a "praia dois", viu que Tambaba não era só natureza, trazia também a ideia de tranquilidade, de plenitude, de calma, de preenchimento. Entusiasmada com o que viu, começou a divulgar na pousada da praia seu trabalho sobre programação neurolinguística, achando que o Naturismo tem tudo a ver com o que fala de afetividade, emoções, do contato de neurologia.
As assembleias
Mas como nem tudo é diversão, também os momentos de trabalho para os dirigentes das áreas naturistas ocorreram da forma séria como sempre. As assembleias ocorreram na sexta pela manhã, no sábado à tarde e no domingo de manhã. Tudo o que foi discutido você poderá ler em NATEvento 2.
Após a assembleia de domingo, a única atividade oficial do dia, o clima já era de despedida. Ao meio dia todos se vestiram, conforme o combinado e depois do almoço foram esvaziando os quartos e retornado para suas casas. Três dias de muita animação, fraternidade e Naturismo, com N maiúsculo.
|
|
Olho nu
- Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados