') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°132 - novembro de 2011 - Ano XII

Anuncie aqui

A partir deste ponto republicação e atualização das matérias publicadas durante o mês de outubro de 2011 na seção Últimas Notícias

Todos se encontram no VIII Encontro Brasileiro de Naturismo

 

Este local do evento constitui uma grande área de lazer, com quatro piscinas alimentadas por fontes termais, que apresentam águas mornas e diferentes temperaturas. Há também uma sauna também funcionando graças às águas naturais. Quadras esportivas e um salão de convenções completam o resort.

 

Hoje à noite ainda haverá uma brincadeira à beira de uma das piscinas, com karaokê e sorteio de brindes. Mas a partir de amanhã começam os trabalhos deliberativos.

 

(enviado em 27/10/11 por Pedro Ribeiro)


Muitas atividades no primeiro dia do Encontro

 

imagem: Alex SandroO Sol forte e o calor intenso marcaram o primeiro dia do VIII Encontro Brasileiro de Naturismo, nesta sexta-feira, 28 de outubro, na cidade balneária de Caldas Novas. Pela manhã a primeira reunião oficial juntos representantes das dezesseis entidades que compareceram ao evento. O objetivo foi o de todos se apresentarem uns aos outros e darem uma pequena panorâmica de suas instituições. No entanto, à tarde, é que ocorreu a abertura oficial no salão de convenções. O Hino Nacional cantado à capela abriu os trabalhos, que contaram com discursos de agradecimento .

 

Após um breve intervalo começaram as primeiras palestras do Segundo FAN, Fórum de Assuntos Naturistas. A primeira foi com a ambientalista autora do projeto Planeta sagrado, Sonia Regina do Espírito Santo, que falou sobre os problemas ambientais de Caldas Novas. A segunda foi proferida pelo professor Evandro Telles, presidente do Naturismo Capixaba, que procurou explicar o que "Afinal de contas, o que é o Naturismo? Ao final de sua preleção os naturistas se uniram em uma grande roda, cantaram e se abraçaram amigavelmente, em um momento muito emocionante.

 

A terceira e última palestra da noite foi proferida pela professora Eliane Velasco, com o título complicado de "Anatomofisiologia das emoções" em que apresentou sugestões de como se lidar com as diversas formas emocionais do comportamento humano.

 

Após o jantar ainda houve apresentações de um grupo familiar de cantores e tecladista e uma dança do ventre. Com vozes super afinadas e de timbres  super agradáveis os cantores interpretaram samba, bolero, sertanejo e mpb. Os naturistas cantaram e dançaram juntamente com o grupo em momentos de muita alegria e descontração. Em seguida a dançarina ensinou os passos da dança indiana aos atentos naturistas. As atividades terminaram por volta de uma da manhã de sábado.

 

No sábado estão previstos torneio de natação na piscina semi-olímpica (de água morna, é claro), a Assembleia Geral Ordinária, laboratório com a profª Eliane Velasco e a inevitável festa de Dia das Bruxas.

 

(enviado em 29/10/11 por Pedro Ribeiro)


Competição de natação e assembleia geral

 

O segundo dia do VIII Encontro Brasileiro de Naturismo começou com uma apertada competição: O primeiro torneio de natação naturista. Dezesseis pessoas se inscreveram na competição, sendo duas mulheres. O evento foi dividido em quatro baterias, classificado por categorias. O vencedor geral foi Leonardo Spíndola de Miranda, 36 anos, integrante do Naturistas Capixabas e ocupante de cargo de direção da FBrN.

 

À tarde houve a Assembleia Geral de cuja pauta constaram os relatos do presidente João Olavo sobre os "Roteiros da FBrN na estrada" e sobre as novas filiações e refiliações de entidades à FBrN e também sobre as avaliações de propostas de algumas outras.

 

Foi também divulgado e decidido os locais dos próximos eventos oficiais da federação até o ano 2013. E muitos outros assuntos foram tratados durante as mais de três horas de reunião.

 

Um dos momentos mais emocionantes da assembleia foi a entrega de um presente à FBrN, uma escultura em madeira realizada pelo escultor índio xavante Pedro Pereira, funcionário e morador do Hotel Parque das Primaveras, autor de todas as esculturas que encantam os visitantes do hotel. Ele também, neste evento, voltou às suas origens e se filiou ao GoiasNAT.

 

Hoje à noite haverá a Festa de Halloween e amanhã, domingo, a solenidade de encerramento será às 9 horas da manhã.

 

(enviado em 29/10/11 por Pedro Ribeiro)


Encerrado e deixando saudades o VIII EBN

 

Saudade. Este foi o sentimento de despedida do Hotel Parque das Primaveras no encerramento do VIII Encontro Brasileiro de Naturismo, realizado em Caldas Novas, em Goiás, nestes últimos quatro dias. Mas não foi sentimento de tristeza. Ao contrário. Foi a alegria de ter participado de um dos mais belos encontros naturistas de todos os tempos. Os naturistas sentirão saudade de tudo e de todos, e os funcionários do hotel, na maioria com primeiro contato com a filosofia naturista, afirmaram que também sentirão saudades de nossa ética, de nossa alegria, de nosso respeito. Então a gerente prometeu que todo ano realizará um evento naturista no grande resort.

 

Ontem à noite, após um concorrido bingo com duas premiações especiais: hospedagem gratuita na Pousada Tambaba Naturista e outra hospedagem também gratuita neste hotel Parque das Primaveras, a alegria continuou com uma emocionante festa de Halloween, que lotou a área da piscina e do bar, usada como pistas de dança. Alguns naturistas se fantasiaram tematicamente de última hora, mas as músicas tocadas pelo DJ, dos anos 70 e 80, que contagiaram a todos fizeram esquecer da fantasia. Resultado: Até as três da manhã ainda havia muita animação.

 

O encerramento oficial marcado para as 9 da manhã, logicamente atrasou, mas teve muitos momentos de pura emoção como a homenagem a Glacy Machado, considerada por um outro naturista como a felicidade em forma concreta. Foram assinados e ratificados os Coletivos de Tambaba e de Massarandupió, que ajudarão o desenvolvimento sustentável dessas duas importantes áreas naturistas do Nordeste.

 

Ao meio dia foi encerrada a permissão da nudez e o hotel voltou a ser têxtil. Os naturistas partiram para suas cidades de origem após o almoço incluído no pacote. Todos com muita saudade nos corações.

 

(enviado em 30/10/11 por Pedro Ribeiro)


 

VIII Encontro Brasileiro de Naturismo

VIII EBN – Encontro Brasileiro de Naturismo

Hotel Parque das Primaveras – Caldas Novas – GO

WWW.TERMASGOIAS.COM

 

27 a 30 de outubro de 2011 ( quinta a domingo )

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

27/10 – Quinta Feira:

               09:00 as 14:00 horas:  Recepção e Cadastramento.

               11:00 horas: Reunião da FBrN com a direção e funcionários do Hotel

               14:00 horas: Liberação para a pratica do NATURISMO

               20:00 as 24:00 horas: Karaokê com sorteio de brindes.

                   

28/10 – Sexta Feira:

                 09:00 as 12:00 horas: Recreação.

                 10:00 as 11:30 horas: Reunião com os filiados.

                 14:30 horas:  Abertura Oficial do VIII EBN.

                  15:30 as 19:00 horas:

 

                  II FAN – FORUM DE ASSUNTOS NATURISTAS

                  Local: Junto as piscinas

 

                  Palestrantes:

                  * Prof. Eliane Velasco

                  Tema: ANATOMOFISIOLOGIA DAS EMOÇÕES

                  São as emoções que nos fazem únicos, é o nosso comportamento emocional que nos diferencia uns dos outros. A natureza e a extensão do nosso repertório de respostas emocionais não dependem exclusivamente do nosso cérebro, mas da sua interação com o corpo, e das nossas próprias percepções

do corpo.  Como diz Damásio,  o corpo representado no cérebro constitui-se num  quadro  de  referência indispensável  para os processos neurais que nós experimentamos como sendo a mente.” ( Giugliano e Tomaz – 1997 )

                     

                      * Prof. Evandro Telles

                   Tema:  AFINAL DE CONTAS, O QUE É O NATURISMO !

 

              21:30 as 23:00 horas: Voz e Violão com sorteio de brindes

 

29/10 – Sábado:

             09:00 as 12:00 horas: Recreação / Torneio de Natação

             15:00 as 17:00 horas: Assembléia Geral Extraorninária.

             16:00 as 18:00 horas: Laboratório com a Profº Eliane Velasco

             22:00 as 24:00 horas: Baile com banda ao vivo – sorteio de brindes

             24:00 as 01:00 horas: Continuação do baile com DJ

 

30/10 – Domingo:

               09:00 horas: Encerramento do VIII EBN.

              12:00 horas: Final da prática do NATURISMO

              16:00 horas: Saída do hotel ( hóspedes e convidados )

 

(enviado em 21/10/11 por José Tannús)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados