Os presidentes com a palavra

Por Pedro Ribeiro

Os diversos presidentes da Federação brasileira de Naturismo participaram de muitas das quase duas centenas e meia de edições do jornal OLHO NU. Deram entrevistas ou até mesmo emitiram opiniões sobre assuntos variados em artigos específicos. Assim ficou mais fácil conhecermos menos superficialmente estas pessoas que lideraram o Movimento Naturista brasileiro nos últimos vinte anos. Recuperando estes momentos são apresentadas na íntegra, nesta edição, algumas dessas matérias publicadas. Como falamos na edição anterior, o Naturismo é feito pelos naturistas. Sem os naturistas que se empenham, se organizam e até se sacrificam pela filosofia, não haveria Naturismo, especialmente no Brasil. O jornal OLHO NU sempre procurou descobrir onde estavam e dar voz a estas peças chave do desenvolvimento e aceitação de nossa filosofia.

1) Renata Freire, a embaixadora do interior paulista. Renata Freire iniciou no naturismo em 2005, na fundação do NIP (Naturistas do Interior Paulista) em Campinas. Desde então participa na organização do Grupo e na diretoria desde 2007. Eleita Presidente em 2010. Tem participado de quase todos os eventos a nível nacional, encontros de dirigentes, congressos, encontros e outros. (junho de 2012)

2) A vez dos jovens no naturismo. André Lisboa Herdy, 31 anos e Cláudio Lacerda Guerra, 34, são dois naturistas cariocas, ambos membros da diretoria da Associação naturista de Abricó, que iniciaram uma proposta de trabalho inédita no Brasil e ainda muito recente no mundo. Trata-se de uma associação naturista feita exclusivamente para jovens entre 16 e 35 anos, conforme OLHO NU noticiou no último dia 26 de outubro. No dia 1 de novembro, André, dentista por profissão, concedeu entrevista exclusiva onde explica os objetivos, propostas e aceitação desse novo empreendimento. (novembro de 2004)

foto: João Salles

André Herdy é um dos diretores da YNAI-Brasil

André, a jovem luta pelo naturismo brasileiro. André Herdy, 32, cirurgião-dentista, solteiro, membro do Conselho Maior da Federação Brasileira de Naturismo, diretor secretário da Associação naturista de Abricó (ANA) e presidente da Young Naturist Association no Brasil (Ynai Brasil), entidade pela qual concedeu entrevista ao jornal OLHO NU. Também é Conselheiro da diretoria do NIP (Naturistas do Interior Paulista), a qual também está representando neste Encontro. (novembro de 2005)

Entrevista de André Herdy para JOVNAT de Portugal - André Herdy é naturista dono de invejável fôlego, que lhe permite ser responsável por diversos meios de divulgação do naturismo, acumulados com cargos de diretoria e presidência em várias entidades, além de exercer normalmente sua profissão"civil". Fundador e Presidente da Ynai- Brasil, uma de suas funções, vem se destacando no cenário naturista brasileiro por sua garra, dinamismo e determinação. Concedeu entrevista por e-mail ao site dos Jovens naturistas portugueses (JovNAT). (janeiro de 2006)

3) ENTREVISTA DE MAIO COM MARIA LUZIA - O BLOG do JC anuncia a amiga Maria Luzia de Almeida como a entrevistada do mês. Inicialmente ela se apresenta e depois, com inteligência, profundidade e honestidade, responde a várias perguntas. (junho de 2011)

Complexo Naturista Praia do Pinho não é mais filiado à FBrN. A desfiliação do Complexo da Praia do Pinho motivou Maria Luzia de Almeida, ex-presidente da FBrN, a dar seu testemunho a respeito da famosa praia naturista. (maio de 2014)

Questionamentos antigos - Lendo a entrevista enviada pelo companheiro Jorge (Bandeira), concedida por José Antonio Tannus, candidatos à presidência da FBrN, fui procurar nos arquivos do jornal Olho Nu alguns debates antigos porque há muito tempo já se perguntava para que serve a nossa FBrN. E a resposta nos foi dada por um naturista estrangeiro que vive na Bahia. (abril 2009)

Experiência acadêmica - Maria Luzia de Almeida, naturista "de carteirinha" há muitos anos, ex-presidente da Federação Brasileira de Naturismo, enviou cópia de carta ao OLHO NU, enviada originalmente para um amigo) relatando sua experiência numa palestra em uma faculdade de Vitória, no Espírito Santo. (abril 2005)

4) Elias Pereira. Elias Alves Pereira, 57 anos, comerciante, presidente do PLANAT (Clube Naturista Planalto Central) concedeu esta entrevista ao OLHO NU momentos antes de ser indicado como próximo presidente da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN). Juntamente com a vice presidente da PLANAT, Regina Célia de Souza, 54anos, advogada, nos contam como está a situação do Naturismo em Brasília. (Dezembro de 2002)

O Presidente diz presente. Elias Alves Pereira, 60, casado, presidente daFBrN (Federação Brasileira de Naturismo),fala para OLHO NU sobre a praia de Tambaba e sobre o V Encontro Nacional de naturismo. É o segundo mandato de Elias frente à Federação.(novembro de 2005)

foto: Pedro Ribeiro

Relaxado, observando a belíssima paisagem de Tambaba.

5) Celso Rossi. Federação Brasileira de Naturismo completa 28 anos de fundação. Celso Rossi conta em seu livro "Naturismo- A Redescoberta do Homem" como foi a ação de fundação da FBrN. (Janeiro de 2016)

A volta do mito Celso Rossi - Chegando de mansinho, quaseanônimo, hospedado em uma barraca de camping na própria praia de Tambaba, longe do burburinho das pousadas repletas com os caciques do naturismo nacional e internacional, Celso Rossi surpreendeu a todos com sua presença carismática e tranquila. Afastado há anos por motivos pessoais, fez sua reaparição pública no melhor momento do Naturismo nacional.

Tannus durante o XXXI Congresso internacional de Naturismo, em Tambaba, no momento em que lançou sua candidatura à presidência. Na ampliação juntamente com Jorge Bandeira, o candidato a vice na sua chapa.

6) José Antônio Tannús - Responde pra o OLHO NU ao questionário que foi enviado aos candidatos à presidência da FBrN em 2009 (março 2009).

Entrevista após eleito - José Antônio Tannús. (abril de 2009)

8) João Olavo Rosès - perfil do candidato. (fevereiro de 2011)

7) Sopa de presidentes. Durante o XII Congresso Brasileiro de Naturismo. realizado na Colina do Sol, RS, o repórter Sacomory, do programa Balanço Geral da Record TV do Rio Grande do Sul, fez uma matéria cômica entrevistando pessoas durante o evento, entre elas estavam João Olavo Rosés, Renata Freire, José Antônio Ribeiro Tannús e Maria Luzia de Almeida, que foram flagrados todos juntos na piscina natural do clube. O vídeo está hospedado no YouTube: (615) Naturismo parte 2 - YouTube

(enviado em 01/06/21)


Você está acessando
Jornal OLHO NU - edição 247 - Junho de 2021


Olho nu - Copyright© 2000 / 2021
Todos os direitos reservados.