') popwin.document.close() }
![]() |
Jornal Olho nu - edição N°182 - Janeiro de 2016 - Ano XVI |
![]() |
Anuncie aqui |
Federação Brasileira de Naturismo
completa 28 anos de fundação
praia do Pinho em 1985 No dia 15 de janeiro de 1988, no restaurante da Praia do Pinho, no município de Balneário Camboriú, Estado de Santa Catarina, foi fundada a Federação Brasileira de Naturismo – FBN (na época ainda não havia o "r" entre o B e o N), com a missão de ser a entidade maior do naturismo brasileiro, a ela sendo filiadas todas as Associações Estaduais de Naturismo do Brasil, bem como Clubes e Associações locais enquanto não dispuserem da respectiva Associação Estadual.
Na barraca, que era minha casa e escritório, já havia montado uma mesa de bambu, sobre a qual estava a máquina de escrever.
Como ainda não havia outras associações, e para que a FBN não fosse uma entidade de uma só pessoa, comprei um livro de atas e registrei a fundação da FBN como sendo o resultado de uma reunião ocorrida no restaurante da Praia do Pinho, em 15 de janeiro de 1988, entre o Presidente da AAPP e o representante da International Naturist Federation no Brasil, Hans Frillman. (Nota: esta reunião não existiu de fato e Hans Frillman ficou sabendo disso e assinou o Livro Atas da FBrN muito tempo depois.)
Na primeira reunião, com mais de 20 naturistas do Rio Grande do Sul, fundamos a AGN - Associação Gaúcha de Naturismo.
Na segunda reunião, também com vinte e poucos naturistas do Paraná, fundamos a APAN - Associação Paranaense de Naturismo e, na terceira, com trinta e poucos naturistas de São Paulo, fundamos a SP-Nat - Associação Paulista de Naturismo.
(...)
Vinte dias mais tarde, encarei mais um roteiro de reuniões nas três capitais.
(...)
Entre encontros e desencontros, as associações iam promovendo reuniões e debates, mas com muito poucos frutos. Era um trabalho difícil.
Com o passar dos anos, fui percebendo que de cada três associações que ajudava a criar, duas sucumbiam em pouco tempo. Geralmente, não sobreviviam às discussões para elaboração dos próprios estatutos. Se passassem disso, corriam sérios riscos de dividirem-se durante os processos eleitorais. Assim, era importante o apoio aos novos grupos.
Fonte: Fbrn.org.br
Todas as imagens: celsorossi.blogspot.com.br
(enviado em 11/01/16 por João Olavo Rosès) |
|
Olho nu
- Copyright© 2000 / 2016
Todos os direitos reservados.