') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°50 - novembro de 2004
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | Nu em Notícia | NATConto | De Olho na Mídia
NATNovidades | NATCuriosidades | NATEntrevista | NATOpinião | NATPolêmica | NATVariedades

Jornal Olho nu - edição N°50 - novembro de 2004 - Ano V

André Lisboa Herdy, 31 anos e Cláudio Lacerda Guerra, 34,  são dois naturistas cariocas, ambos membros da diretoria da Associação naturista de Abricó, que iniciaram uma proposta de trabalho inédita no Brasil e ainda muito recente no mundo. Trata-se de uma associação naturista feita exclusivamente para jovens entre 16 e 35 anos, conforme OLHO NU noticiou no último dia 26 de outubro.

 No dia 1 de novembro, André, dentista por profissão, concedeu entrevista exclusiva onde explica os objetivos, propostas e aceitação desse novo empreendimento. Leia a seguir a íntegra.

A vez dos jovens no naturismo

Entrevista a Pedro Ribeiro

foto: João Salles

André Herdy é um dos diretores da YNAI-Brasil

OLHO NU: De onde surgiu a idéia de trazer para o Brasil esta proposta naturista ?

ANDRÉ:  Durante muito tempo no naturismo, a gente reparava que a presença de jovens naturistas é muito pequena. Sempre vendo em reportagens, no próprio jornal OLHO NU e em outras publicações direcionadas para o público naturista, sobre as associações atuais a existência de problemas para admissão de jovens nos quadros de associados. Então a gente resolveu começar a pesquisar na Internet sobre jovens naturistas. Dessa forma, encontramos o site de uma associação formada recentemente, em março deste ano, para ser mais exato, com sede na Austrália, que estava tentando ter uma representatividade em nível mundial. Entramos em contato com eles e acreditamos que poderíamos trazer esta realidade para o Brasil.

Durante todo o mês de setembro, conversamos com o presidente da YNAI (Young Naturist Association International), Cassey Turnbull e seu irmão, Rob Turnbull, vice-presidente e colocamos o site brasileiro no ar na última terça-feira de outubro, dia 26. A YNAI é afiliada da INA (International Naturist Association). Após algumas reuniões da diretoria da INA e da YNAI ficou decidido que seria muito bom para eles que houvesse uma representação no Brasil, com páginas em português. Já há representações na Alemanha, na França, na Espanha, no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Uma curiosidade. O secretário da YNAI é repórter que se apresenta nos noticiários do Nudes in the News, que são apresentados no site ClothesFree.com, órgão de divulgação da INA. 

OLHO NU: Nesta primeira semana de efetivo funcionamento do site YNAI-Brasil já podem ser contabilizados alguns dados positivos ?

foto: site do YNAI-Brasil

A presença de jovens nos locais naturistas é considerado muito pequena.

ANDRÉ: Primeiro foi o grande apoio e incentivo que tivemos dos próprios australianos, pois somos os primeiro representantes a termos o site no idioma local. Como há grande facilidade dos europeus se comunicarem em inglês não houve modificação, ainda, do idioma naqueles países todos. Para a nossa realidade foi necessário apresentar as páginas escritas em português.

Em termos de Brasil, tivemos gratas surpresas. Tivemos todo apoio imediato do Estevão Prestes, do Naturistas Cristãos, que se mostrou extremamente simpático à nossa causa e já colocou um link no site deles. O jornal Olho Nu, que assim que tomou conhecimento, colocou a notícia no ar. O pessoal de Galhetas, representado pelo Affonso e Miriam Alles, se comunicaram conosco dando total apoio e demonstrando grande felicidade com a nova situação. Também recebemos apoio do NATParaná, cuja presidente, Andréia Baia Prestes, é a mais jovem brasileira a exercer este cargo, com 23 anos de idade.

OLHO NU: Quais são as características da YNAI ?

ANDRÉ: Aceitamos sócios entre 16 e 35 anos. Não há discriminação por ser casado ou solteiro, homem ou mulher, a gente não tem qualquer tipo de exigência neste sentido. A única coisa necessária é respeitar todo o código de ética naturista, que está integralmente descrito em nossa página e deixamos bem claro que também é necessário respeitar as regras naturistas do local onde se encontra. A punição é sumária: é desligado da associação.

OLHO NU: Quais são as vantagens para o associado ?

ANDRÉ: O associado recebe uma carteirinha da YNAI. No Brasil, por exemplo, há grande dificuldade do naturista solteiro freqüentar diversos locais naturistas. De posse da carteira, o associado será bem, recebido na maioria dos lugares, que já entraram em contato conosco mostrando simpatia com aprovação da idéia.

OLHO NU: Quais são os planos para o futuro ?

ANDRÉ: Em menos de um ano a YNAI já conta com mais de 2200 sócios ao redor do mundo. Pretendemos que no Brasil tenhamos um sucesso considerável. Crescendo e criando uma visibilidade que nos permita negociar com empresas descontos para viagens, por exemplo, facilitando o intercâmbio de naturistas ao redor do mundo.

foto:  YNAI-Brasil

Um dos objetivos da YNAI é organizar encontros em diversos locais naturistas.

Pretendemos também realizar encontros nacionais em lugares diversos a exemplo de que já fazem outros grupos brasileiros e internacionais.

OLHO NU: Serão aceitos associados maiores de 35 anos de idade?

ANDRÉ: Neste pouco tempo de vida, já recebemos e-mails oriundos, literalmente, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte e de outros países latino-americanos, como Paraguai e México, de pessoas querendo já se associar a YNAI-Brasil. Porém já tivemos um caso daqui do Rio de Janeiro mesmo, de alguém que quis se associar mas já tem mais de 35 anos. O que se recomenda para estas pessoas é se associarem a INA, que tem sede no Estados Unidos, que é uma associação com as mesmas finalidades e filosofia que a YNAI, porém voltada para o público adulto.

OLHO NU: Há receio da parte de vocês de que haja algum tipo de confusão entre o que vocês estão apresentando e pedofilia ?

ANDRÉ: Com relação a isso, a gente até já tomou vários cuidados. Primeiro, as fotos que temos no site são todas de associados ou de pessoas que autorizaram, lá na Austrália. Segundo, especificamente para o Brasil, o jovem entre 16 e 18 anos terá que enviar declaração de seus pais consentindo a afiliação e que concordam com a participação. Nos outros países afiliados a maioridade é com 16 anos, portanto não há este risco por lá.

Já recebemos também mensagens de apoio de algumas instituições naturistas, elogiando a iniciativa, pois eles acreditam que este será um caminho para que se possa desenvolver uma aceitação maior do naturismo por parte dos jovens e garantir a continuidade do movimento. Essa já é uma preocupação até da INF (International Naturist Federation) que foi colocada no último Congresso Mundial realizado na Croácia.

A freqüência no naturismo foi subindo na média de idade e acabou se afastando um pouco dos jovens. Eles preferem ter encontros com amigos da mesma faixa etária, o que tem tornado cada vez mais rara a presença deles em nosso meio. Temos uma sala de bate-papo para os jovens tirarem suas dúvidas e travarem conhecimento com outros jovens.

OLHO NU: O que deve ser feito para se associar ?

ANDRÉ: A associação é virtual. É necessário entrar no site e preencher o cadastro. Se quiser receber a carteira impressa, plastificada e tudo direitinho deve-se informar o endereço, caso contrário receberá por e-mail, em arquivo pdf para imprimir.

OLHO NU: Quais são os custos para o associado ?

ANDRÉ: tanto a YNAI quanto a YNAI-Brasil não cobram qualquer quantia por qualquer tipo de serviço. Nosso objetivo não é financeiro. Todos os membros da diretoria, tanto os internacionais, quanto nós, trabalhamos voluntariamente. Todo e qualquer tipo de doação que já se recebe no exterior e as possíveis que receberemos no Brasil serão inteiramente voltadas para a manutenção do site no ar e para despesas de correio e confecção das carteirinhas. Não há qualquer mensalidade ou taxa a serem pagas.

OLHO NU: Nem haverá qualquer tipo de patrocínio ?

ANDRÉ: Patrocínio e publicidade serão bem vindas. Já recebemos contatos de alguns endereços naturistas querendo colocar banners para venda de produtos. E todo e qualquer dinheiro que porventura for arrecadado desta maneira serão integralmente revestidos para nossa manutenção e para organização de encontros. Atualmente não há qualquer patrocínio.

A YNAI ainda procura representantes e gostaria ter suas páginas traduzidas para muitos idiomas. O espanhol por exemplo seria bem apreciado e importante. Mas também alemão, coreano ou qualquer outro idioma.

OLHO NU: Muito obrigado, André, parabéns pela iniciativa e muito sucesso.

*Editor do jornal OLHO NU

pedroribeiro@jornalolhonu.com 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2004
Todos os direitos reservados.