SEU JORNAL VIRTUAL SOBRE NATURISMO NO BRASIL E NO MUNDO

 
Editorial Cartas CongreNAT

NAT personagens

NAT história

De Olho na Mídia

NAT reflexão

NATURIS Teen

NAT Variedades

   
       Elias Alves Pereira, 57 anos, comerciante, presidente do PLANAT (Clube Naturista Planalto Central) concedeu esta entrevista ao OLHO NU momentos antes de ser indicado como próximo presidente da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN). Juntamente com a vice presidente da PLANAT, Regina Célia de Souza, 54 anos, advogada, nos contam como está a situação do Naturismo em Brasília.

     De forma descontraída e bastante falante, Elias diz que o Naturismo em Brasília está devagar. O PLANAT possui cerca de 60 associados freqüentadores com mais de 200 inscritos, que não pagam mensalidade mas apenas uma taxa de entrada para utilização de um sítio que alugam em alguns finais de semana. O sítio situa-se cerca de 60 km do Plano Piloto (Asa Norte). É aberto a visitas, inclusive de pessoas desacompanhadas, quando o marido não pode levar a esposa por motivo de trabalho. Compreende que, na maior parte das vezes, não é possível quando em viagem a trabalho o marido levar sua esposa, e não considera justo ele ser impedido de ir a um local naturista só por este motivo.

     Sonha para o futuro construir uma cidade naturista no Planalto Central, com venda de cotas a interessados numa futura sede própria que está em vias de negociação. Aliás, problemas em ter uma sede fixa é o que leva o Naturismo a ficar morno em Brasília, acredita. Há algum tempo chegaram a iniciar negócio de compra do sítio que alugavam, para se tornar a tão sonhada sede própria, porém, por motivos diversos, a negociação foi desfeita. No entanto é o mesmo local que continuam freqüentando até hoje.

     De maneira prática e indireta, o governo do Distrito Federal está ajudando a possibilidade de crescimento do Naturismo, pois está duplicando a pista que dá acesso à fazenda o que facilitará bem mais os encontros. O sítio possui piscina, campo de vôlei, campo de futebol, uma casa para hospedagem com 5 quartos, sala, copa e cozinha muito grandes e área com churrasqueira.

     A bica de água, formada pela captação canalizada de um córrego é o recanto mais procurado pelos freqüentadores. Neste córrego há algumas pedras lisas que o pessoal usa para fazer escorrega e tobogã, caindo no pequeno laguinho formado. A partir da bica há uma "trilha ecológica" que circunda a área e permite, do alto, uma deslumbrante vista da fazenda. Dois lagos artificiais do tipo pesque e (não) pague fazem a alegria dos pescadores de ocasião e ainda há um barquinho que faz passeios pelos lagos.

     quem quiser conhecer um pouco mais é só entrar no site do PLANAT ou comunicar-se através de e-mails. www.planat.org.br ou planat@planat.org.br

 

Arthur, Fabiana e Amigos, Jovens no Naturismo

Paulo Sérgio Werneck,

Psicanalista

A turma do SAMPANAT

Luiz Fernando Rojo,Doutorando em Antropologia

 
Editorial Cartas dos leitores e Classificados Congrenat - Atas e comentários Personagens - Entrevistas com naturistas NatHistória- 7º capítulo: "Pinho, o paraíso encontrado" De Olho na Mídia: Naturistas evangélicos no jornal O DIA NATReflexão por Paulo Pereira NATURISTeen - Ideologia: Tempo e paciência.Será que temos ? NATVariedades e NATHumor