') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°37 - outubro de 2003
http://www.jornalolhonu.com
Editorial | Cartas dos leitores | NATClassificados | NATQuestão | NATNotícias | NATLuta | NATEspecial
FBrN | Nu em Notícia | NATPolêmica | NATReflexão | NATReflexão 2 | NATNovidades | NATVariedades

Jornal Olho nu - edição N°38 - novembro de 2003

Anuncia nesta edição: Corpos Nus

O assunto tratado abaixo é polêmico e se refere aos Estados Unidos. Depois de ler envie sua opinião para o OLHO NU (cartas@jornalolhu.com) sobre a mesma história em relação aos jovens nudistas daqui. Será que os conceitos brasileiros divergem muito, em contraste com os destes americanos?

  ACAMPAMENTOS NUDISTAS PARA ADOLESCENTES: SAUDÁVEIS OU MALÉFICOS?

Traduzido por Doni Sacramento*

Você sabia que há acampamentos nudistas para adolescentes entre os 11 e 18 anos? Acredite se quiser, o Youth Leadership Camp (Acampamento da Liderança dos Jovens) no rancho Shangri-La em New River, Arizona, assim como acampamentos nudistas que operam na Virginia e na Florida, são apenas alguns do crescente número de acampamentos nudistas para crianças e adolescentes entre os 11 e os 18 anos. Uma vez que muitos deles freqüentam o acampamento sem a companhia dos pais, os acampamentos acabaram provocando preocupação entre representantes do governo estadual e juristas. Enquanto nudistas alegam que tais acampamentos são bons para a auto-estima dos adolescentes e que o nudismo NÃO está relacionado à sexualidade e exploração infantil.

Contrários ao movimento, porém, como o congressista pela Florida Mark Foley, estão preocupados com o comportamento sexual ou indecente entre os acampados, assim como com o histórico e a aplicação de métodos por conselheiros, voluntários e funcionários do acampamento. Em primeiro lugar, John* fala com quatro pré-adolescentes e adolescentes nudistas – Ali, 12, e sua irmã Amanda, 15, e Justine, 11, e seu irmão Kyle, 16.

Kyle e Justine dizem que adoram ir ao acampamento nudista porque se sentem seguros e porque não são julgados pelas roupas que usam ou pela aparência de seus corpos. As irmãs nos contam que fizeram muitos bons amigos no acampamento e dizem que jamais se sentiram ameaçadas ou preocupadas em relação à sua segurança enquanto lá estiveram.

Há 3 anos Ali freqüenta o acampamento e diz que gosta de ir lá porque ele a faz sentir bem com ela mesma e que as crianças realmente passam a se conhecer umas às outras e que se importam com o que cada um ali tem dentro de si. Há 6 anos que Amanda vai ao acampamento nudista e insiste em dizer que as pessoas têm uma idéia errada sobre ele.

O padrasto e a mãe de Eric, Kathy, Ali e Amada dizem que o acampamento nudista tem ajudado seus filhos a terem mais confiança entre si e maior auto-estima do que teriam em um outro acampamento. E diz que os opositores a estes acampamentos deveriam realmente proceder à investigações antes de condenar o estilo de vida dos nudistas.

A avó de Marion, Kyle e Justine está aqui também para defender a existência destes acampamentos. Ela tem sido nudista por 15 anos e também trabalhou como voluntária no verão passado no acampamento nudista para adolescentes onde seus netos ficaram.

Patty é a gerente do Rancho Shangri-La, um recanto onde a roupa é opcional nas redondezas de Phoenix, Arizona, o qual recentemente abrigou o grupo de adolescentes nudistas do qual seus três filhos de 11, 14 e 16 anos participaram. Patty explica em nosso estúdio* o por quê de ela achar que as crianças se beneficiam do acampamento nudista.

Depois, o congressista pela Flórida Mark Foley discute sobre suas maiores preocupações em relação a estes acampamentos e o motivo de achar que eles são potencialmente perigosos para as crianças. Logo após, Steven, de 22 anos, que foi monitor num acampamento nudista para adolescentes em junho passado, nos conta porque está cansado de ouvir todos os falsos conceitos sobre o nudismo. Finalmente, o Dr. Jeff Gardere, um psicólogo clínico, contribui com sua opinião profissional sobre o tema.

AS OPINIÕES DOS ENTREVISTADOS

O congressista pela Flórida Mark Foley (www.house.gov/foley/) diz que permitir que adolescentes nudistas de idades tão variáveis se envolvam em atividades em conjunto é potencialmente perigoso. Ele diz estar preocupado por estes acampamentos poderem expor os jovens à pedofilia e outros perigos e que pediu a funcionários do governo a urgência em investigá-los. O congressista Foley acredita que deixar crianças sozinhas no acampamento sem a supervisão de seus pais os expõe à exploração infantil e quer que a conduta prévia de todos os membros do acampamento nudista e seus funcionários seja extensivamente checada para certificar-se de que os acampados estão protegidos.

Steven foi monitor no acampamento nudista para adolescentes de Lake Como em junho passado. Steven cresceu dentro de um ambiente nudista e diz que este o ajudou com sua auto-estima. Ele diz que pessoas que criticam o nudismo não dedicam tempo algum a aprender sobre este estilo de vida e diz que há muitos conceitos errôneos sobre os tipos de precauções que existem disponíveis nos acampamentos.

O Dr. Gardere (www.drjeffgardere.com) é um psicólogo clínico que afirma haver perigos nos acampamentos nudistas para adolescentes. Ele concorda que os que freqüentam tais campos possam ter uma melhor imagem de si mesmos, porém diz que o problema está em os pais imporem às crianças um estilo de vida com o qual elas podem não estar preparadas em lidar. O Dr. Gardere também afirma que colocar crianças de 11 anos de idade e jovens de 18 anos de idade juntos, nus, possa ser "um desastre eminente" porque alguns podem não estar desenvolvidos mentalmente o suficiente para lidar com a situação.

Shirley Mason é Diretora Executiva do B.E.A.C.H.E.S. Foundation Institute (www.beachesfoundation.org/AboutBoard.html), um grupo que patrocina praias nudistas. Shirley dá seu apoio aos acampamentos nudistas para adolescentes e diz que as pessoas igualam nudez e sexualidade de forma muito rápida. Ela diz que há pessoas que não se dão conta do quanto de supervisão adulta que há nestes acampamentos e que nenhum dos oficiais jurídicos, incluindo o congressista Foley, já dedicaram qualquer tempo para aprender a respeito do estilo de vida e valores das famílias nudistas. Ela diz que os que se mostram contrários estão exagerando em relação aos medos de abuso sexual e pedofilia por parte da sociedade.

* Extraído do site do programa de TV americano "The John Walsh Show" / Matéria levada ao ar em 9 de setembro de 2003

http://www.johnwalsh.tv/cgi-bin/topics/today.cgi?id=274

*Naturista
donisacramento@interair.com.br


Olho nu - Copyright© 2000 / 2003
Todos os direitos reservados.