') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°37 - outubro de 2003
http://www.jornalolhonu.com
Editorial | Cartas dos leitores | NATClassificados | NATQuestão | NATNotícias | NATLuta | NATEspecial
FBrN | Nu em Notícia | NATPolêmica | NATReflexão | NATReflexão 2 | NATNovidades | NATVariedades

Jornal Olho nu - edição N°38 - novembro de 2003

Anuncia nesta edição: Corpos Nus


Praia do Abricó

SOMENTE TENHO A PARABENIZAR A TODOS QUE  NÃO MEDIRAM ESFORÇOS PARA QUE O DIREITO QUE TODO E QUALQUER CIDADÃO EM UM PAÍS DEMOCRÁTICO POSSUI. E TAMBÉM ÀS PESSOAS QUE ATUARAM NO JULGAMENTO PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, QUE TIVERAM A DECÊNCIA E A IMPARCIALIDADE PARA JULGAR O QUE É CORRETO.

Altair

altair-rs@bol.com.br

Pedro,

O êxito alcançado por você, e por todos aqueles que lutam pelo Naturismo no Brasil, é o justo reconhecimento pela legalidade dessa luta. O Rio de Janeiro volta a ter um lugar de naturismo reconhecido, e isso se deve a você e toda a gente do Abricó.

Parabéns pelo sucesso, e que essa jurisprudência ajude o Brasil a conquistar mais uma dezena de áreas naturistas, pois precisamos disso.

Abraços sinceros.

Vanderlei Castresano

vanderlei.castresano@basf-ag.de 

Oi Pedro,

A luz, a beleza e a saudável liberdade da Praia do Abricó, que visitamos por três vezes durante a semana que passamos no Rio, ainda continua conosco e certamente se renovará com cada retorno à cidade maravilhosa. Felicitamos a Prefeitura do RJ e em especial ao Secretário do Meio Ambiente, SirKis, que sustentou e venceu, com o fiel apoio da ANA, esta causa de libertação do corpo humano constantemente esquartejado pelo preconceito e pelos tabus, em nome dos mais falsos argumentos da hipocrisia moralista. 

Esperamos que, com a última decisão da Justiça, os mutiladores do corpo humano, personificados no advogado Béja, comecem a rever suas posições deformadoras da natureza humana e da ética social. A todos os amigos do naturismo e da natureza recomendamos a presença assídua na Praia do Abricó, para que esta conquista se perpetue e se multiplique por todo o Brasil. Parabéns e um forte abraço, 

Miriam e Affonso

a.alles@uol.com.br 

PARABÉNS PELA APROVAÇÃO DA PRAIA, SOUBE ATRAVÉS DE JORNAIS E DO BOM DIA BRASIL DA REDE GLOBO. PARABÉNS MESMO. 

Edson Aguiar, Palmas/TO

edson.aguiar@bol.com.br

Elogios

Hola 

Muchas gracias, por su amable respuesta, quiero felicitarles por el magnifico periodico y pagina web (el mejor que yo conosco en la red despues de 8 años navegando por el naturismo)y por el magnifico trabajo en pro de el nudismo.

Saludos

Raul Gallardo

raul_rincon_gallardo@yahoo.com.mx 

Sou jornalista e tenho muita simpatia pelo naturismo. Sou casado, minha mulher sabe do meu interesse pelo naturismo, mas de recusa a participar comigo de qualquer movimento ou associação de naturismo. Como paraibano ``da gema´´, vou de férias sempre para João Pessoa e sempre encontro oportunidades para ir a Tambaba, até com consentimento de minha mulher. Tenho casais e amigos naturistas e até tive consentimento para fazer algumas fotos nas vezes que fui lá. Atualmente trabalho em TV e não tenho exatamente um espaço que sirva para divulgar o naturismo como estilo ou filosofia de vida. Mas, em pouco tempo, com um novo projeto que começo a desenvolver para rádio, fazendo uma revista diária numa emissora de Brasília, pretendo encontrar um forma de criar um espaço para o naturismo, falando sobre o assunto, divulgando fatos e entrevistando personalidades e anônimos que estejam dispostos, enfim, defendendo a causa.

Assim, gostaria de receber informativos e manter contatos, visando estar sempre informado e pronto para, quando de fato conseguir o meu espaço, trabalhar pela causa.

Um abraço,

Saulo Moreno

saulomoreno@uol.com.br 

Naturismo X nudismo

NATURISMO E NUDISMO - A MESMA COISA ? 

Acabo de ler réplica ao meu artigo sobre Naturalismo , Naturismo e Nudismo , muito bem escrita pelo companheiro Pereira. Na última edição desse eficiente Jornal Olho nu, alega o companheiro, baseado em referências de valor, que Naturismo e Nudismo são exatamente a mesma coisa! Honestamente, não considero esse o melhor posicionamento. Com alguma vivência no assunto , e também, através de um trabalho de pesquisa simples, pude constatar que a visão apresentada por Pereira foi deveras simplista; se não vejamos:

De acordo com a Enciclopédia New Dictionary of the English Language (Funk & Wagnalls), edição 1937, observei a definição de Naturismo:

NATURISM - Adoration of the powers of nature; a view that regards nature as a prescient and sanative entity, and hence as possessinga natural healing power;Traduzindo-se: Adoração a poderes naturais; uma visão que trata a natureza como previdente e entidade curadora , e consequentemente , como possuidora de força curativa;

NUDISM - The doctrine of life , or of living in the state of nudity; Traduzindo-se : A doutrina de vida ou do viver no estado de nudez;

Por outro lado ,reportando-me ao Novo Dicionário da Língua Portuguesa (Aurélio), segunda edição, constatei as seguintes definições para os mesmos termos:

NATURISMO - Concepção daqueles que tudo esperam das forças da natureza; valorização excessiva dos agentes físicos naturais;

NUDISMO - Doutrina que prega o viver ao ar livre em completa nudez.

Vejo assim meu caro Pereira, que o nudismo é uma das facetas da filosofia do viver naturista. Em outras palavras, o naturista genuíno haverá sempre de ser um nudista já a recíproca não obrigatoriamente será verdadeira.

Isso mostra que as doutrinas em questão são diferentes na essência , embora tenham pontos em comum. Dizer-se que são idênticas seria, segundo a Lógica, cometer-se a chamada falácia da "generalização apressada".

Valdir de Silva e Souza

valdirss@terra.com.br 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2003
Todos os direitos reservados.