') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°37 - outubro de 2003
http://www.jornalolhonu.com
Editorial | Cartas dos leitores | NATClassificados | NATQuestão | NATNotícias | NATLuta | NATEspecial
FBrN | Nu em Notícia | NATPolêmica | NATReflexão | NATReflexão 2 | NATNovidades | NATVariedades

Jornal Olho nu - edição N°38 - novembro de 2003

Anuncia nesta edição: Corpos Nus

  Pesquisadores do Naturismo, uni-vos !

por Chris Benjamim Natal*

Para aqueles que se interessam pelo naturismo seriamente, assim como eu, fundei, junto com alguns amigos, o InterNat, abreviação de Núcleo Latino-Americano de Pesquisas Interdisciplinares em Naturismo e Comunicação. 

O InterNat é um grupo de pesquisadores acadêmicos interessados na produção de estudos técnicos no tema naturismo e em suas ramificações ilimitadas com diversos tipos de pesquisa científica, com especial atenção às ciências humanas, e dentro destas, a comunicação social.

O núcleo, coordenado por mim, Chris Benjamim Natal, comunicador escritor e professor, é uma sociedade sem fins lucrativos constituída como organização não-governamental, se destina a produzir, junto a seus pesquisadores filiados, material destinado à confecção de teses, dissertações, monografias, artigos, livros e publicações em geral, além de divulgar a pesquisa científica voltada ao naturismo no Brasil e demais países da América Latina. Por ser sediado fisicamente em São Paulo, Brasil, seus textos de abertura e regulamentação, por exemplo, são em língua portuguesa, porém as mensagens, estudos e reflexões também serão aceitas em espanhol, notadamente, e em caso de interesse acadêmico-científico, em outras línguas.

Sua existência se deve ao fato de que o tema naturismo ainda não foi objeto de estudos mais ostensivos ou academicamente guiados na América Latina, não havendo de fato, em todo o mundo, núcleo similar de pesquisas, carecendo as mesmas, portanto, de um ponto de referência científica. Além disso, grande parte dos participantes e curiosos com o naturismo se mostram interessados e potencialmente capazes de desenvolver o tema com análise que vá além da simples observação empírica.

A constituição do grupo é feita de forma interdisciplinar pelo simples motivo de que o Naturismo pode ser estudado por óticas diferentes da investigação científica. Pesquisadores das mais diversas áreas se mostram interessados na discussão, em ramos como a comunicologia, as ciências da saúde, sociologia, antropologia, turismologia, pedagogia, e muitos outros. O Internat pretende ser o local de encontro de quem quer informações sobre o naturismo provenientes das mais diferentes óticas.

A associação ao Internat é aberta a todos que desejem produzir trabalhos como os relacionados acima, ou consultar os bancos de de textos para leitura, resenha, citação, bibliografias. A consulta é livre, porém a troca de mensagens é restrita aos associados. A associação é aberta aos interessados, mas é vedado o anonimato: todos devem se identificar com nome, endereço e telefone junto à coordenação. Todos os novos sócios deverão se apresentar aos já inscritos.

O envio de mensagens é moderado, pois o grupo, por seu caráter acadêmico e destinação específica, não permite a entrada de mensagens de qualquer caráter que não a reflexão e o estudo do naturismo e temas correlatos/assemelhados/afins. Assim, serão excluídas, por exemplo, mensagens de parabenização, correntes, assuntos fora do tópico, ataques, pedidos, etc. Devido a este fator, as mensagens podem levar alguns dias para serem distribuídas, mas geralmente o serão todos os dias úteis.

O grupo aceita contribuições que podem ser acrescentadas pelos sócios diretamente na área correspondente, podendo ser textos, links, ilustrações, etc, contanto que respeitando a mesma regulamentação das mensagens.

O grupo não aceita anexos. Estes devem ser inclusos diretamente nos bancos de dados do site inicial, que é o http://br.groups.yahoo.com/group/internat_

A coordenação excluirá todos aqueles cuja presença tenha se mostrado inconveniente, ou que sejam reconhecidamente pessoas cujos objetivos principais de filiação não sejam o estudo e a reflexão acerca dos temas.

*jornalista e naturista
chrisbnatal@yahoo.com


Olho nu - Copyright© 2000 / 2003
Todos os direitos reservados.