SEU JORNAL VIRTUAL SOBRE NATURISMO NO BRASIL E NO MUNDO

Editorial Cartas CongreNAT

NAT personagens

NAT história

De Olho na Mídia

NAT reflexão

NATURIS Teen

NAT Variedades

    O evento naturista mais significativo do ano ocorreu entre a noite de quinta-feira, 14 de novembro e o fim da tarde de domingo , dia 17, no sítio RECANTO PARAÍSO, em Piraí, Estado do Rio de Janeiro. Em um ambiente descontraído, não obstante a seriedade das proposições, em um cenário cercado de mata atlântica por todos os lados, com seus inúmeros pios de pássaros diversos e natureza abundante, com muito sol e calor e alguns temporais que refrescaram o ambiente, mas não esfriaram os ânimos dos participantes ativos.

     Os trabalhos de discussão e palestras com temas pertinentes ao Movimento Naturista começaram na sexta-feira, 15, presididos por Maria Luzia de Almeida, a atual presidente da Federação Brasileira de Naturismo. Uma platéia atenta, com cerca de 30 pessoas, acompanhou a abertura pela manhã quando foi lida toda a programação do evento, com previsão de se estender até a manhã de domingo. (Leia a ata na íntegra nas páginas seguintes). Convidados especiais abrilhantaram ainda mais todas as sessões que eram entremeadas com banhos de piscina, banhos na banheira de hidromassagem e na sauna. Os jogos de ping-pong e de shufflleboard fizeram sensação, como sempre, e até um indefectível mas indecifrável jogo de vôlei na piscina animou ânimos e atletas.

     Na hora do almoço e da janta todos corriam pra o refeitório para se servirem à vontade dos quitutes caseiros preparados pelo pessoal da cozinha. Em misto de restaurante a quilo (mas sem balança) e bandejão universitário, os visitantes aproveitavam o ambiente para discutir, a dois ou a três, alguns pontos que consideram polêmicos nos grandes fóruns. E novas idéias iam surgindo na direção de elevar ainda mais o nível dos debates.

    No final da maratona, Maria Luzia se mostrou satisfeita e esperançosa com os possíveis resultados que poderão advir disso tudo. Ela que já andava desanimada com os poucos progressos conseguidos pela Federação nesses dois anos que esteve à frente, foi para o CONGRENAT disposta a sensibilizar as pessoas para os problemas enfrentados e pela falta de cooperação de um modo geral. Como presidente também da Congregação Naturista de Barra Seca, diz que a praia vai muito bem, funcionando a contento e com contribuição contínua de seus freqüentadores, que o fazem voluntariamente sabendo que só dessa forma é que as melhorias serão possíveis. Conta que o nome Congregação já causou ira em certos grupos religiosos da região, que sentiram ofendidos acreditando que isso seria uma forma de confronto com eles. Mas tudo já foi sanado.

     Márcio Braga, vice-presidente de Barra Seca, é o faz tudo de lá. É ele quem conserta, quem reconstrói, e que constrói tudo do que se precisa. E quando não há dinheiro arrecadado suficiente para as obras, acaba colocando muito de seu próprio bolso, como se fosse mesmo um sacerdócio. Talvez daí o nome Congregação...

     Era esse espírito de luta e união que Maria Luzia pretendia ter encontrado na Federação e que, agora, trouxe para esta reunião.

     Muita coisa há de ser feita pró-naturismo no Brasil, e precisamos cada vez mais de gente disposta a batalhar pelas melhorias. Acredito que todos os que participaram do Congresso voltaram ao menos com uma boa impressão de que nem tudo está parado e apenas latente.

     OLHO NU destacou algumas pessoas presentes ao CONGRENAT. Você poderá saber um pouco mais a respeito delas clicando sobre as fotos a seguir, ou indo às páginas dos NATPersonagens.

Arthur, Fabiana e Amigos, Jovens no Naturismo

Paulo Sérgio Werneck,

Psicanalista

Elias Alves Pereira, Presidente da PLANAT

A turma do SAMPANAT

Luiz Fernando Rojo,Doutorando em Antropologia

     Leia na íntegra a ATA do CONGRENAT separados em 3 partes, uma para cada dia de realização.

ATA 1 - relativa ao primeiro dia

ATA 2 - relativa ao segundo dia

ATA 3 - relativa ao terceiro e último dia.

Editorial Cartas dos leitores e Classificados Congrenat - Atas e comentários Personagens - Entrevistas com naturistas NatHistória- 7º capítulo: "Pinho, o paraíso encontrado" De Olho na Mídia: Naturistas evangélicos no jornal O DIA NATReflexão por Paulo Pereira NATURISTeen - Ideologia: Tempo e paciência.Será que temos ? NATVariedades e NATHumor