SEU JORNAL VIRTUAL SOBRE NATURISMO NO BRASIL E NO MUNDO

 
Editorial Cartas CongreNAT

NAT personagens

NAT história

De Olho na Mídia

NAT reflexão

NATURIS Teen

NAT Variedades

   
       Há exatamente 6 meses, logo após o evento da seção fotográfica organizada no Parque do Ibirapuera em São Paulo pelo americano Spencer Tunick, alguns naturistas paulistas que participaram da grande festa resolveram formar um grupo que se reunisse para praticar o Naturismo na própria cidade de São Paulo, sem precisar ficar esperando outras ocasiões especiais como essa. Assim surgiu o SAMPANAT, primeiro grupo naturista da maior cidade brasileira.

     Presentes ao Congrenat, 8 integrantes do SAMPANAT falaram com o OLHO NU e mostraram o que é e o que pretendem com o mais novo grupo naturista do Brasil. José Mariano (46) e a esposa Teresa, Waldemar Motta (46) e Lúcia, Vilson da Silva (38), Clóvis de Souza (37) e Milza foram os fundadores e trabalham duro para que tudo seja um sucesso maior do que já tem sido.

     O SAMPANAT é um grupo virtual compostos por membros efetivos e simpatizantes que perfazem cerca de 60 pessoas. O grupo real, isto é, aqueles que se encontram de vez em quando para realizar a prática naturista nas reuniões pré-programadas perfazem cerca de 25 integrantes.

     A partir das dificuldades de locomoção dos paulistanos para os sítios e clubes naturistas mais próximos (que na verdade são todos muito longe da capital) resolveram unir um pequeno grupo para reuniões em casa de amigos, dividindo trabalhos e despesas de maneira igualitária e cooperativada. Tudo começou como um nicho familiar que se expandiu através da Internet. Graças ao evento do parque do Ibirapuera, formou-se um grupo de discussão chamado "Os Nus do Ibira". Muitos desses membros passaram a fazer parte do SAMPANAT, alguns estavam inclusive presentes no Congresso.

     Para fazer parte do grupo o candidato passa por um crivo de avaliação que geralmente é um bate papo em algum restaurante da capital. Ninguém é formado em psicologia, mas acreditam que através das conversas que tiveram através da Internet e do encontro em pessoa dá para se ter uma idéia das reais intenções do possível integrante. No endereço da página eletrônica o diálogo é aberto e a conversa vai fluindo bem descontraída. Há integrantes virtuais de todo o Brasil, que poderão participar de um encontro quando estiverem em São Paulo. Não há restrições quanto a solteiros e desacompanhados de mulher.

     Comemoram as datas importantes das famílias, convidando pessoas não-naturistas (familiares e amigos) e se houver aceitação praticam o Naturismo. Mariano acha que o fato de estar vestido ou não em ocasiões especiais não faz diferença para ser considerado um evento naturista e isso pode ainda possibilitar o aumento da aceitação entre não-adeptos e até mesmo aumentar o número de adeptos, já que fica claro que se trata de um evento naturista.

     Para o futuro sonham em ter uma sede própria na área da Grande São Paulo. Enquanto a sede não vem acham que poderão alugar espaços em academias e saunas para realização de encontros. Quem estiver interessado basta acessar o endereço http://geocities.yahoo.com.br/sampanat2002 e esclarecer mais alguns pontos. O e-mail para contatos mais rápidos é sampanat2002@yahoo.com.br.

 

Arthur, Fabiana e Amigos, Jovens no Naturismo

Paulo Sérgio Werneck,

Psicanalista

Elias Alves Pereira, Presidente da PLANAT

Luiz Fernando Rojo,Doutorando em Antropologia

 
Editorial Cartas dos leitores e Classificados Congrenat - Atas e comentários Personagens - Entrevistas com naturistas NatHistória- 7º capítulo: "Pinho, o paraíso encontrado" De Olho na Mídia: Naturistas evangélicos no jornal O DIA NATReflexão por Paulo Pereira NATURISTeen - Ideologia: Tempo e paciência.Será que temos ? NATVariedades e NATHumor