SEU JORNAL VIRTUAL SOBRE NATURISMO NO BRASIL E NO MUNDO

 
Editorial Cartas CongreNAT

NAT personagens

NAT história

De Olho na Mídia

NAT reflexão

NATURIS Teen

NAT Variedades

 
     Há naturistas de todas as idades, desde os mais jovens até os bem idosos. A predominância no entanto está na faixa etária dos 40. Não é difícil encontrar em clubes e em praias famílias com crianças até em torno de 10/ 12 anos, ou então avôs e avós que já passaram dos 60. Porém representantes de uma certa faixa de idade são raros de serem encontrados. São os jovens adolescentes entre 16 e 25 anos. Os motivos dessa escassez não são muito claras. O fato é que nesta época de suas vidas, rapazes e moças deixam de freqüentar as áreas naturistas, o que faziam quando iam com seus pais, e somente retornam após os 30 anos. Algumas especulações a respeito poderiam fazer supor que uma das razões são as regras restritivas a solteiros desacompanhados, outras o fato dos jovens preferirem andar em grupos de outros jovens, que geralmente não são naturistas.

     No Congrenat esta realidade se confirmou. A ausência de jovens naturistas foi notada. A exceção foi um pequeno grupo formado por dois jovens casais que falaram ao OLHO NU , contando suas experiências no Naturismo e dando algumas opiniões a respeito dessa falta de interesse dessa geração.

    Arthur (28) e Fabiana (23), Igor (24) e Andréia (21), todos cariocas, foram os alvos de entrevista. Arthur, o mais velho do grupo 

Arthur e Fabiana foram dos poucos jovens presentes ao CONGRENAT

 

e o mais experiente, é advogado e sempre teve vontade de ir a um lugar de nudismo desde que era criança. Mas só foi tomar conhecimento do que é o naturismo por causa de um programa de TV, exibido em 1991, "Documento Especial", sobre a praia do Pinho, na extinta Rede Manchete. Na época tinha 16 anos e ficou fascinado com a idéia. Através da reportagem ficou sabendo da restrição que se fazia ao homens "solteiros" e teve que esperar por muito tempo até encontrar uma namorada que topasse ir com ele visitar o tão sonhado lugar. Somente em 1997, conheceu uma moça que ajudou a realizar seu desejo.    

O vôlei na piscina foi ponto de convergência para jovens e menos jovens

    Porém Arthur concorda com a barreira imposta aos homens desacompanhados, pois conta que o assédio visual por parte dos homens sozinhos sobre sua namorada foi muito grande naquela época. Acha que não há jeito de ser diferente.

     Arthur não tem problemas maiores em relação à sua família, que sabem de sua maneira naturista de se divertir. Inclusive em casa costuma andar nu. Mas seus pais não são naturistas. Hoje em dia ele é freqüentador do Sítio Recanto Paraíso.

    O namoro daquela época acabou e Arthur só voltou ao Pinho com Fabiana, sua atual namorada, no início deste ano. E aproveitou para convidar os outros dois amigos Igor e Andréia.

     Fabiana é fisioterapeuta e foi com Arthur a primeira vez em que ficou nua em público na visita à praia do Pinho. Ao contrário do namorado, seus pais não sabem que ela foi a áreas naturistas. Não conseguiu falar diretamente com os colegas de trabalho e acha que também é por razões parecidas com essas que a maioria dos jovens não se encaixam como naturistas: receio dos pais, receio das opiniões dos amigos e receio da reação dos patrões e colegas de trabalho. Acha que nesta faixa etária tudo parece ser mais complicado porque é momento de muita insegurança nas atitudes dos jovens, que estão sempre esperando aprovação do seu grupo social. Toda vez que sai com Arthur para lugares assim não sabe o que falar para a família.

    Estar no Recanto Paraíso no momento do Congrenat foi a segunda experiência naturista do casal Igor e Andréia. Igor é consultor e Andréia é "webwriter" e estudante de publicidade. Contam que em suas primeiras experiências no Pinho não ficaram muito à vontade evitando olhar de forma que parecesse indiscreto, o que foi superado momentos depois. Acham que o principal motivo de não haver mais jovens no Naturismo é a falta de divulgação maior.

O Karaokê foi outra distração que confraternizou todos os presentes

 Andréia possui pais conservadores também e acredita que eles não ficariam satisfeitos se soubessem que ela freqüenta lugares como a praia do Pinho ou o sítio Recanto Paraíso. Ainda não teve coragem de contar a mais ninguém.

     No entanto, apesar das barreiras externas de ordem pessoal e psicológica, os quatro amigos estavam bastante à vontade durante os dias do congresso, participando principalmente dos momentos de recreação, como no karaokê, onde Andréia e Fabiana faziam dupla em algumas canções populares, ou os quatro, no vôlei da piscina (se é que aquela brincadeira poderia ser chamada de vôlei) e nos momentos de socialização com o restante do grupo presente.

     Arthur e Fabiana autorizaram a publicação de seus e-mails para quem quiser trocar informações sobre Naturismo.

     Muito obrigado aos quatro.

Arthur: draocvf@hotmail.com

Fabiana: feibou@hotmail.com

Paulo Sérgio Werneck,

Psicanalista

Elias Alves Pereira, Presidente da PLANAT

A turma do SAMPANAT

Luiz Fernando Rojo,Doutorando em Antropologia

Editorial Cartas dos leitores e Classificados Congrenat - Atas e comentários Personagens - Entrevistas com naturistas NatHistória- 7º capítulo: "Pinho, o paraíso encontrado" De Olho na Mídia: Naturistas evangélicos no jornal O DIA NATReflexão por Paulo Pereira NATURISTeen - Ideologia: Tempo e paciência.Será que temos ? NATVariedades e NATHumor