') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°135 - fevereiro de 2012 - Ano XII

Anuncie aqui

É carnaval. No Brasil é a maior festa popular do planeta. As folias de Momo são aproveitadas pelos naturistas das mais diversas maneiras. Muitos aproveitam para descansar nos diversos espaços naturistas, que ficam em locais bucólicos e longe das agitações das cidades. Outros gostam é mesmo da folia e vão para os locais naturistas que oferecem os festejos momescos. E outros tantos se dirigem às praias naturistas brasileiras para curtirem o carnaval com muito sol e banho de mar, isto, é claro, se São Pedro não der uma de estraga prazeres e mande chuva para amenizar o calor. Muito boa viagem a todos e bom proveito.

Mesmo com tantas preocupações e preparativos carnavalescos não podemos deixar de lembrar que neste mês de fevereiro comemora-se também o aniversário de nascimento de Luz del Fuego. A musa precursora do naturismo brasileiro faria 95 anos de idade no próximo dia 21 de fevereiro. Este é o Dia Nacional do Naturismo, o qual deveremos sempre reverenciar e sobre ele refletir.

Dora Vivácqua, nome verdadeiro de Luz del Fuego, é considerada como uma pioneira em diversas frentes no Brasil, no campo AMBIENTAL, no movimento das MULHERES, nas inovações na ARTE DA DANÇA no Brasil, e especialmente no NATURISMO, movimento que consolidou no Brasil nos anos de 1950, com sua famosa ILHA DO SOL, onde o naturismo brasileiro ficou conhecido internacionalmente. O local foi visitado por diversas estrelas do cinema, que se sentiram atraídas pelo trabalho desenvolvido por LUZ, que incluía a conservação ambiental e de proteção aos animais, vegetarianismo, nudismo (vida ao ar livre),cineclubismo. A atriz e vedete Luz Del Fuego também foi a fundadora do PARTIDO NATURALISTA BRASILEIRO(PNB), criação pioneira no mundo que aliava uma sigla partidária aos preceitos do Naturismo Familiar. Seu trabalho foi combatido por muitos conservadores. Ela foi brutalmente assassinada no ano de 1967, morte ocasionada por sua ação contra a pesca predatória com explosivos que eram feitas nas imediações Da Ilha do Sol, causando a insatisfação de seus algozes. (Texto de Jorge Bandeira publicado no Boletim do Graúna, de fevereiro de 2010.)

Com esta homenagem abrimos esta edição do jornal OLHO NU, informando o conteúdo desta edição:

 NATEvento - É no início de Março o IV Encontro Latino Americano de Naturismo. Desta vez o evento vai ser realizado no Chile em Playa Luna, para onde uma grande leva de brasileiros está partindo numa excursão rodoviária que passará pelo Uruguai e Argentina antes de chegar ao seu destino.

NATEsporte - A praia do Pinho promove o seu primeiro campeonato de Surf Nu nos próximo dia 11 de fevereiro. O evento deverá despertar grande interesse da mídia local e nacional.

NATArtigo - São três artigos assinados por grandes colaboradores do jornal OLHO NU. O primeiro, de autoria de Aguinaldo da Silva, analisa a Nudez na Bíblia e desmistifica a ideia da condenação do corpo e da nudez.

NATArtigo 2 - Evandro Telles reflete: Naturismo não é só festa, mas é também uma grande festa para todas as idades.

NATArtigo 3 - Em outro Artigo, Evandro Telles confronta o Naturismo com a teologia da Libertação.

NATAgenda - Décimo Aniversário do Mirante do Paraíso nos dias 11 e 12 de fevereiro; Tarde de autógrafos com Paulo Pereira na Praia do Abricó também no dia 11 de fevereiro; Os convites vieram: passar o Carnaval na Praia do Pinho ou o Carnaval no Recanto Paraíso.

NATRegistro - Em janeiro o Mirante do Paraíso fez o chamado para o feriado de São Paulo.

NATAssociações - O Grupo Naturismo Capixaba informa a data de seu próximo encontro: dias 11 e 12 de fevereiro; GoiasNAt convidou para seu encontro nos dias 4 e 5 passados.

NATCultura - Evandro Telles pede ajuda para financiar a produção e o lançamento de seu novo livro "Naturismo - em estilo de vida transformador"; Novidade: O jornal OLHO NU em parceria com a Associação naturista de Abricó lança DVD sobre naturismo na praia do Abricó, numa produção muito competente.

Notícias da FBrN - Relato e fotos do quinto (e último) roteiro da Federação Brasileira de Naturismo, ocorrido em janeiro.

De Olho na Mídia - Matéria da TV Mocinha, emissora local do Balneário Camboriú afirma que praia de nudismo é sucesso em Santa Catarina; Luz del Fuego é um dos temas de programa na TV Brasil sobre LUZ; Praia de Tambaba é focalizada no noticiário da REDETV!.

De Olho na Mídia Internacional - O Naturismo em Mar del Plata, cidade balneária da Argentina, cresce a cada verão. Leia a reportagem do jornal argentino La Nacion.

NATInternacional - Nono aniversário do Naturismo Peru; Balneário em Madri abre para naturistas, os espanhóis dizem: "agora ele é normal".

Nudez & Sociedade - Nudista se infiltra em propaganda de roupas infantis e causa polêmica na Internet."><b></b></a>|

Nu & Arte - O artista italiano Angelo Musco apresenta sua obra fotográfica que envolve corpos nus em intrincadas teias de construção.

Cartas dos Leitores - As mensagens dos leitores enviadas ao jornal OLHO NU nas últimas semanas.

NATClassificados - Oportunidade de trabalho em área naturista no rio de Janeiro; Naturista procura companhia para ir à praia do Abricó; Leitor procura trabalhos domésticos para fazer e outro procura amizades.

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

Até a próxima edição

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2012
Todos os direitos reservados.