') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°105 - agosto de 2009 - Ano X

Anuncie aqui

Bom dia, querido leitor. No dia 1 de agosto o seu jornal Naturista OLHO NU completou nove anos de existência. Neste exato momento começa sua trajetória para o décimo ano. Foram 104 edições produzidas com muita atenção e dedicação. Atenção para o mundo que nos cerca e para o Naturismo e dedicação total ao Naturista, aquele que realmente importa.

 

Estes nove anos de trabalhos não seriam possíveis se não fosse a colaboração dos leitores, que enviam matérias, pesquisam, correm atrás, dão opiniões, fazem críticas e cobram resultados. A linha editorial sempre foi a mais democrática possível, dando voz (ou texto) àqueles que desejam e tenham algo para dizer pelo Naturismo, este com N maiúsculo. Nem todas são elogiosas. No entanto, nem sempre esta linha editorial é compreendida por todos.

 

Este mês de agosto é o mês de nosso aniversário e é também o mês no qual se comemora , no Brasil, o Dia dos Pais. Portanto a todos os pais naturistas, àqueles que não se envergonham de sua opção naturista, que não escondem de seus filhos, de sua esposa, de seus pais, OLHO NU dá um grande abraço natural.

 

Esta edição bateu o recorde na quantidade de seções disponibilizadas: 27! Leia com muita atenção. Veja os destaques das matérias inéditas:

 

Peter Dietrich, videocineasta inglês, esteve no Brasil em fevereiro deste ano. Pretendia produzir mais um filme naturista, agora com o tema Naturismo no Brasil. No entanto não conseguiu sair do Rio de Janeiro e acabou concluindo seu trabalho na Cidade Maravilhosa nas três semanas em que aqui esteve. Trouxe consigo uma família ucraniana, com crianças, adolescentes e adultos. Teve dificuldades de encontrar famílias naturistas brasileiras semelhantes nas áreas em que visitou, e quando encontrava umas poucas elas se recusavam em participar das gravações. Dificuldades vencidas, filmagens realizadas você poderá ler o relato de seu trabalho em NATEspecial.

 

Laércio Júlio da Silva, Presidente da Associação Goiana de Naturismo, o Goiasnat e Diretor Administrativo Financeiro da FBrN, tem regularmente escrito para um periódico do Planalto Central artigos que refletem e divulgam o Naturismo. OLHO NU, reedita, com sua autorização, os cinco títulos publicados neste mês de julho de 2009. Em NATArtigo.

 

Um artigo do jornal norte-americano The New York Times pergunta: Quando vestir as Crianças? Analisa o comportamento de crianças que gostam de ficar nuas e areação de seus pais quanto a isso. Há uma idade limite para impor a vestimenta aos pimpolhos? Em NATComportamento.

 

OLHO NU dá as dicas. Leitor recomenda Massarandupió para quem for visitar a Bahia. Para quem for fazer turismo na Paraíba, a boa opção é ficar hospedado na chácara Colina dos Ventos.

 

A luta é antiga, mas neste mês ganhou mais uma denúncia de peso. O termo Naturismo está sendo usado por empresas ligadas à promoção de encontros sexuais de maneira inapropriada. O que fazer para evitar este mau uso de um nome pelo qual não devemos cansar de zelar? Em NATLuta.

 

Ron Mueck é um artista plástico australiano que tem encantado o mundo com suas esculturas hiperrealistas da forma humana. Longe de parecerem apenas bonecos científicos, seus trabalhos apresentam expressão e arte. Vale a pena conhecer. Na mesma seção saiba como foi a exposição Foto Rio 2009. Em Nu & Arte. Ainda nesta vertente artística, Jorge Barreto faz uma pequena matéria sobre o início do nu no cinema e a reação da sociedade conservadora. Em Naturismo & Sociedade.

 

"O decoro é intrinsecamente humano, sendo a nudez animalesca". Esta afirmativa chocante causou indignação e reação dos naturistas participantes de grupos de discussão virtuais. Ela foi rebatida à altura por Andréia Prestes, que declarou "A Nudez não é animalesca, é divina!". Leia em NATOpinião.

 

O Naturismo e a Ecologia sempre estiveram intrinsecamente ligados. Para provar esta tese o ideário naturista NATUSapiens promove entre 18 e 20 de setembro um encontro que tem justamente este mote. Será realizado em Mogi-mirim, cidade do interior paulista. Para saber todos os detalhes e ter diversas imagens do local leia NATEcologia.

 

Companhia aérea neo-zelandeza usa vídeo informativo sobre a segurança do voo usando os modelos, representando a tripulação, inteiramente nus com o corpo pintado como se fossem seus uniformes. Tem causado polêmica. Em Nu em Notícia.

 

Uma naturista do Pará, frequentadora da SONAPA dá seu depoimento de como é "seu jeito naturista de ser". Em NATDepoimento.

 

Leia também:

 

NATNotícias - Recorde mundial de mergulho no mar sem roupas foi quebrado em Haulover  beach, em Miaimi; Congresso Internacional de Naturismo realizado em Tambaba no ano passado recebe prêmio de destaque de turismo;  Falecimento de uma naturista de Tambaba é a nota triste que nos chega de lá.

 

NATRegistro - "A Nativa Solitária" será exibida em sessões do Cine NU, la´em Manaus; Cancelamento da Noite do Fondue no Mirante do Paraíso; Verão no Norte do país; Recanto Paraíso; Palestra no GoiasNAT; Semana do amigo no Mirante do Paraíso; Eleições no Graúna; Encontro público e novo blog do Ynai; Encontro julino no PLANAT.

 

NATAgenda - Encontro do PauliNAT; Eventos na Colina do Sol e no NIP; Noite do Fondue no Mirante do Paraíso; SONAPA adia encontro; Festa de 15 anos na Barra Seca; Encontro do Natu-Sapiens em Mogi-Mirim; Aniversário da Colina do Sol.

 

Notícias da FBrN - Primeira Carta aberta aos naturistas do Brasil, da presidência da FBrN, após sua posse no cargo.

 

NATAssociações - SONAPA com novo blog no ar; Graúna elege novo presidente; Frio e chuva no encontro da Ynai- Brasil; Sociedade Naturista do Ceará convida...; SONATA tem assembleia extraordinária.

 

NATCultura - Graúna promove atividades culturais relacionadas ao Naturismo.

 

NATEsporte - Caminhada em Barra Seca; Corrida na Dinamarca conta com presença de brasileiro.

 

De Olho na Mídia - Maria Luzia concede entrevista ao portal Acharei; Rede Record exibe matéria sobre Tambaba e vídeo está disponível.

 

NATPoesia - Poeta português faz homenagem ao Naturismo.

 

NATTeatro - Peça naturista estreará em dezembro e os ensaios já começaram.

 

NATInternacional - Evento de praia em Portugal; Evento nudista no Chile.

 

VII Encontro Brasileiro de Naturismo - Notícias sobre o VII Encontro Brasileiro de Naturismo em Tambaba.

 

Cartas dos Leitores - Mensagens, questões, opiniões enviadas pelos leitores entre 6 de julho e 5 de agosto de 2009.

 

NATClassificados - Leitores querem se relacionar com outros leitores.

 

Esta edição ficará no ar pelo acesso principal até 4 de setembro de 2009.

 

Boa leitura. Boa diversão. Boa reflexão.

 

Pedro Ribeiro

Editor

pedroribeiro@jornalolhonu.com

 

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.

 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.